Buscar

Classificação e Relação entre Estado e Igreja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Constitucional I – Aula 04 – 1 de março de 2012
Classificação das Constituições
Quanto a ESTABILIDADE, MUTABILIDADE, ALTERABILIDADE ou CONSISTÊNCIA
	- Rígida: é aquela que exige para a sua modificação ou alteração um processo mais trabalhoso, mais dificultoso, mais burocrático do que as leis infraconstitucionais; só é possível ter o controle de constitucionalidade em constituições rígidas; exemplo: CF/88.
	- Flexível (plástica): é aquela em que as leis estão em pé de igualdade à Constituição Federal, tanto que para se alterar a Constituição deve-se seguir o mesmo rito das leis infraconstitucionais, não exige um processo especial para a sua alteração; não há controle de constitucionalidade nas constituições flexíveis. 
	- Semiflexível (semi-rígida): haverá dois tipos de normas, materialmente constitucionais e normas formalmente constitucionais, aquelas com maior dificuldade de mudanças e estas com o trâmite normal das normas infraconstitucionais; Exemplo: CF/1824.
	- Superrígidas (Imutável): é aquela que possui o núcleo intangível ou imodificável.
Quanto a EXTENSÃO
	- Sintéticas: é uma constituição concisa, simples, breve; trata somente o necessário, o relevante de forma genérica; Exemplo: Constituição dos EUA.
	- Analítica (Prolixa): é uma constituição ampla, larga; vai analisar tudo, praticamente; Exemplo: CF/88.
CONSTITUIÇÃO GARANTIA
	
	- é a constituição que elenca direitos fundamentais, serve para evitar o arbítrio estatal.
CONSTITUIÇÃO DIRIGENTE
	- é a constituição que fixa um programa de governo (Canotilho).
COSTITUIÇÃO BALANÇO
	- é a constituição que estabelece as fases de evolução do Estado socialista, pois nos estados capitalistas não há de se falar em estabelecer fases. Exemplo Constituições da URSS (1924, 1936 e 1977).
Relação entre o Estado e a Igreja
Como se relacionam o Estado e a Igreja?
Existem três tipos de relações entre o Estado e a Igreja:
	
	- Fusão entre o estado e a igreja: é o Estado em que o chefe de estado é o representante de Deus, exemplo: Vaticano, Arábia Saudita.
- Estado confessional: qualificam os estado que possuem religião oficial. Exemplo: Argentina e Espanha.
	- Estado laico (leigo, não confessional): o estado não se confunde com a igreja, exemplo: Brasil e EUA. 
Constitucionalismo
	Falar em constitucionalismo é falar em historia, história das constituições; como surgiram as constituições? Temos três momentos históricos distintos, três estágios de evolução até chegar ao constitucionalismo:
	
	- Vários centros de poder dentro do Estado, papas, senhores feudais, reis, burgueses, etc. Esse foi o período que antecedeu o surgimento dos estados nacionais. 
	- Estados Nacionais Europeus, dentro dos estados surgiu a figura de um único centro de poder, o rei, conhecidos como absolutismo, pois o rei era soberano, absoluto (Hobbes).
	- Montesquieu – se o poder estiver nas mãos de apenas uma pessoa ele tende a ser arbitrário, daí surgiu a divisão tripartite do poder para evitar a arbitrariedade do Estado, este momento é conhecido como Estado Liberal ou Individualismo, em 1789 (revolução francesa) surge o Constitucionalismo, um movimento que tinha por finalidade regrar a atuação do indivíduo que detinha o poder dividindo as funções (poder), e para ofertar ao cidadão direitos e garantias fundamentais. 
Constituições no Mundo
- Constituição americana de 1787 – primeira constituição escrita, lutava-se contra o absolutismo, queria-se um estado liberal, requerendo os direitos de primeira geração ou as liberdades negativas (não querendo o Estado interferindo em nossas relações).
- Em 1848 ocorreu o Manifesto Comunista (Marx e Engels) – igualdade entre os cidadãos, o que um tem todos têm.
- 1888 o papa pregava contra a escravidão.
- 1919 – direitos fundamentais de segunda geração, os direitos de segunda geração são a volta da intervenção do Estado, o Estado garantindo o mínimo de existência, saúde, educação, segurança, salário mínimo; direitos sociais Art. 6º.
Significado de Constituição
	- Significado popular: é a essência de alguma coisa, a parte de algo, a forma de ser; como você se constitui?
	- Significado jurídico: é o conjunto de normas, regras que dispõem sobre a organização do Estado; organização do estado é a organização sistemática (ou sistêmica) dos elementos constitutivos do Estado.
QUEM CRIA UMA CONSTITUIÇÃO?
Quem cria uma constituição é um poder constituinte originário, que faz uma inovação no ordenamento jurídico. Que possui certas características:
	- Inicial: é inicial porque instaura uma nova norma jurídica;
	- Autônomo: a estrutura da constituição será determinada autonomamente pelo poder constituinte originário;
	- Ilimitado Juridicamente: significa dizer que a nova ordem constitucional não deve seguir princípios anteriormente delimitados; mas deve segue os limites sociais, pois estas participam da nova constituição. 
	- Incondicionado: significa dizer que o poder constituinte originário é soberano nas tomadas de decisão. 
Poder Constituinte Derivado
	Tem função de reformar a constituição, e evitar a hipertrofia das normas constitucionais, e se divide em duas:
		Poder Constituinte Derivado Reformador (Judiciário): reforma-se a constituição com as Revisão Constitucional e pelas Emendas Constitucionais. O fato da constituição trazer um processo específico para emendar a constituição não exclui o controle da constituição. A revisão constitucional é a alteração do texto constitucional como um todo sem um ponto determinado. 
O poder constituinte derivado reformador é limitado, e seus limites são: 1- limite procedimental: o procedimento para emendar a constituição é diferente e mais rígido do que os outros tipos de criação e alteração legal infraconstitucional; 2- limites circunstanciais: significa dizer que a constituição não pode ser emendada em determinadas situações (intervenção federal, estado de sítio e estado de defesa); 3- limites materiais: determinadas matérias não podem sofrer quaisquer alteração, não podem ser emendadas nunca(art. 60, § 4º).
		Poder Constituinte Derivado Decorrente: é o

Outros materiais