Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RESUMO
O desenvolvimento de software é extremamente amplo. Nesse mercado, existem diversas linguagens de programação, que seguem diferentes paradigmas. Um desses paradigmas é a Orientação a Objetos, que atualmente é o mais difundido entre todos. Isso acontece porque se trata de um padrão que tem evoluído muito, principalmente em questões voltadas para segurança e reaproveitamento de código, o que é muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicação moderna.
A Programação Orientada a Objetos (LOO) é um padrão de desenvolvimento de softwares largamente utilizado em muitas linguagens de programação atuais, como Java, C#, PHP, Python, C++, entre outras.
Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas.
O objetivo da LOO é aproximar o mundo real do mundo virtual e promover, também, a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos.
 Fonte: ( Fundação Bradesco. 2020)	
 Fonte: ( DevMedia. 2019)
1_DESENVOLVIMENTO PARTE 1.
1_1_História da Linguagem Orientado a Objeto	
A primeira linguagem a utilizar os conceitos de orientação a objetos foi a Simula 67, mas o conceito de LOO foi desenvolvido, no final da década de 1960, por Alan Kay. No entanto, somente na década de 1990, o modelo passou a ser adotado por grandes empresas e desenvolvedores de software do mundo. Como podemos notar o modelo de Linguagem orientada a objetos é relativamente antigo.
Provavelmente, você já ouviu falar de algumas linguagens que utilizam o conceito de programação orientada a objetos, como Java, C# (C Sharp), C++, Object Pascal (Delphi), Ruby, Python, Lisp, entre outras.
Mas você já imaginou como os desenvolvedores programavam antes de surgir a linguagem orientada a objetos? Falaremos sobre isso a seguir.
 Fonte:( Fundação Bradesco. 2020)	
1_2_Paradigmas de Programação
Paradigmas de programação são modelos de resolução de um problema que oferecem ao programador um overview sobre como encontrar uma determinada solução. Em outras, palavras, o paradigma deve apontar como solucionar um problema. Os paradigmas são classificados de acordo com as permissões sobre o que uma linguagem pode ou não fazer, mas não se preocupe, veremos isso mais abaixo. Existem inúmeros outros paradigmas de programação, mas neste artigo vamos focar no que é mais relevante de acordo com o mercado de trabalho.
 Fonte: ( GeeKhunter 2020)
Paradigmas Programação Estruturada
Programação Estruturada ‒ Modelo Procedural Antes do surgimento da programação orientada a objetos, o modelo adotado era o procedural. Esse modelo consistia em uma sequência de instruções, comandos, rotina, sub-rotina ou função associada a um nome próprio, como C, Pascal, BASIC, COBOL. De modo geral, a execução do código por ordenação causava uma dependência enorme no processamento. Além disso, gerava complexidade no código e dificuldade em futuras manutenções ou correções, pois não havia muito reaproveitamento do código já escrito. Sem um conhecimento profundo da codificação, o desenvolvedor preferia reescrever uma função, sem verificar se ela já existia ou se estava adequada ao que pretendia executar.
Paradigma orientado a Objeto.
Surgiu na tentativa de solucionar problemas existentes no desenvolvimento de Softwares Complexos e Confiáveis com baixo custo de desenvolvimento e manutenção. O Mundo Real é formado por objetos que se interagem. Representar esses objetos em um software é mais natural e permanente do que representar a sua funcionalidade (decomposição funcional), pois essa é mutável. Ou seja, Tirarmos tudo do mundo real e passar para o mundo computacional.
 Fonte: ( Fundação Bradesco. 2020)	
Comparação dos Paradigmas
Atualmente, a maioria das linguagens adota o conceito de programação orientada a objetos. No entanto, o desenvolvedor também está livre para escrever o código de modo procedural (tradicional) se preferir.
Vamos comparar a estrutura dos dois modelos de programação:
 Fonte:( Fundação Bradesco. 2020)	
 1_3_Atividades:
1. Qual foi a primeira linguagem a utilizar o conceito de Linguagem orientado a Objeto?
2. Quem desenvolveu o conceito Orientado a Objeto?
3. Cite 3 linguagem que utiliza orientação a Objeto.
4. O que e uma paradigma de Programação?
5. Qual a diferença entre o Paradigma Estruturada e paradigma Orientado a Objeto? Explique com suas palavras.
Referencia
DevMedia
https://www.devmedia.com.br/os-4-pilares-da-programacao-orientada-a-objetos/9264
Fundação Bradesco
https://www.ev.org.br/curso/informatica/desenvolvimento-de-sistemas/introducao-a-programacao-orientada-a-objetos-poo
 GeeKhunter
https://blog.geekhunter.com.br/quais-sao-os-paradigmas-de-programacao/
Livro Modelagem de Objetos Através da Uml (José Davi Furlan)
https://www.estantevirtual.com.br/livros/jose-davi-furlan/modelagem-de-objetos-atraves-da-uml/603434031
Análise orientada a objetos I: introdução à orientação a objeto: (Unopar) Universidade Norte do Paraná 02/04/2014
https://www.youtube.com/watch?v=2Z4nNLPlnns
Livro: BORATTI, I. C. Programação Orientada a Objetos em Java
3
Belo Horizonte
2020
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina