Buscar

PLANEJAMENTO ESCOLAR AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	
	Nota da Prova: Nota do Trabalho:        Nota de Participação: Data: 26/08/2013 09:11:30
	
	 1a Questão (Cód.: 116033)
	4a sem.: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Há uma cena bastante familiar no cotidiano das escolas. Ela foi descrita pela Revista nova Escola na reportagem: Planejamento: momento de repensar a escola. Leia e responda à pergunta abaixo: "O ano letivo se inicia e, com ele, professores e gestores escolares se reúnem para fazer o planejamento anual. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão, a atuação dos professores e quais finalidades desejam atingir." Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/planejamento-momento-repensar-escola-aprendizagem-projeto-ensino-fundamenta. 
Para que haja uma organização do processo de planejamento, quais são os principais elementos que o caracterizam? Descreve-as e explique-as. 
		
	
Resposta: O planejamento é o que deseja alcançar durante o ano letivo. No inicio do ano é feito uma avaliação do ano anterior, vendo se os metodos utlizado foi de bom aprendizado para o aluno. Se o o professor atingiu o que foi a sua intencionalidade no aprendizado proposto e se tem que aperfeiçoar sua metodologia de ensino. Tendo os resultados, é feito novo planejamento para o ano que se inicia, repensando, analizando as necessidades, o qual meta a ser atingida. A programação do ano é feita com uma ação reflexiva, pedagogica e politica.
	
Gabarito: São: participação democrática (organização da participação dos atores deste processo), definição da finalidade (intenções da escola), a realidade da qual fazem parte os professores e alunos (os elementos culturais) e, por fim o desenvolvimento, um plano de ação e sua execução.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 123317)
	10a sem.: O papel do planejamento escolar, seus fundamentos, objetivos, característricas e atores sociais.
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Considerando os registrso de Danilo Gandin, onde utiliza o comparativo de um plano de ação de um escoteiro, de um médico para discutir a questão : toda situação problema merece atenatar-se as etapas organizadas para devida solução. Pensando no escoteiro que se perde na floresta e necessitará de um plano bem estruturado para voltar ao campo, onde estão insatalados os colegas. Assim, qual encaminhamento você daria ao escoteiro, ou seja como você poderia ajudá-lo a retornar com sucesso para juntar-se ao grupo? 
Elenque as etapas que ele deve atentar-se para sucesso da situação. 
		
	
Resposta: Seria feito um marco referncial , conhencendo a realidade do lugar , condições e o que se tem disponivel . Conhencedo o lugar é feito um diagnóstico da situação e uma programação das etapas a serem seguida e as estrategias a serem usadas.
	
Gabarito: O escoteiro deve atentar-se a organizar os seguientes encaminhamentos: Identificar o Diagnóstico da situação, verificando espaço, local, recursos materiais , tempo , que teria para execução das estapas. Verifcar o local atentando ao mapa para direcionar as decisões espaciais, Usar os recursos disponíveis na mochila, para direcionar e localizar como bússola, mapas, Observar tempo disponível para controlar temperaturas, dia/ noite -diagnóstico Descansar para refletir e reorganizar os encaminhamentos verificando sucessos e dificuldades- metas Registrar as possiveis alterações, a fim de atentar as mudanças de planos -execução Avaliar cautelosamente, quais avançaos es e estes estão a princípio levando-o a busca do objetivo inicial-avaliação 
	
	
	 3a Questão (Cód.: 113254)
	3a sem.: planejamento escolar
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O planejamento da educação de um país, embora não seja a solução para todos os problemas sociais e econômicos é essencial para melhorar as condições e a qualidade do ensino ministrado nas escolas de educação básica. O MEC e a sociedade civil, em 2007, estabeleceram com base no regime de colaboração uma agenda conjunta denominada: 
		
	
	Campanha em Defesa da Escola Pública
	
	Plano de Desenvolvimento da Educação
	
	Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
	
	Forum Nacional em Defesa da Escola Pública
	
	Compromisso Todos pela Educação
	
	
	 4a Questão (Cód.: 122129)
	7a sem.: Projeto Político Pedagogico
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Projeto Político Pedagógico da escola pode ser elaborado com base em diversos roteiros e metodologias. No livro "A prática do planejamento participativo", Danilo Gandin, detalha o roteiro que vem usando nas escolas onde atuou como consultor. Aponta como as etapas necessárias ao projeto as seguintes: 
		
	
	elaborar o marco referencial, as metas e os objetivos da escola;
	
	elaborar o marco referencial, o diagnóstico e a programação que será desenvolvida;
	
	estabelecer a missão, as metas e os objetivos da escola;
	
	elaborar a missão, o diagnóstico e a programação;
	
	estabelecer o marco referencial, a missão e o diagnóstico.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 123807)
	3a sem.: Planejamento escolar
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Muitas questões se apresentam diante de nós no mundo atual, como por exemplo; Por que a violência? Por que a miséria? Por que o desemprego? E assim por diante. Precisamos reverter esta situação e uma das instituições que pode provocar mudanças é a escola, o que será possível se houver PRINCIPALMENTE: 
		
	
	Estratégias e métodos de qualidade 
	
	Decisão política
	
	Colaboração de todos
	
	Planejamento educacional adequado
	
	Escolas bem equipadas
	
	
	 6a Questão (Cód.: 122082)
	2a sem.: O planejamento em questão
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Conforme o Art. 214 da Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação aprovado em 2001 pela Lei 10 172/01 teria duração plurianual. A Lei 9394/96 estabeleceu que ele devesse ser para um período de: 
		
	
	três anos;
	
	quinze anos.
	
	dois anos;
	
	cinco anos;
	
	dez anos;
	
	
	 7a Questão (Cód.: 113257)
	3a sem.: planejamento escolar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em uma primeira reunião para a elaboração da proposta pedagógica da escola a discussão foi iniciada pela análise do texto "A Ação do Médico Esclarece o Planejamento" (Gandin, 1994). Cada professor deveria apontar a razão do autor ter comparado o planejamento com o trabalho de um médico. Várias foram as contribuições apresentadas. Segundo a sua acepção, qual seria a contribuição correta? 
		
	
	o planejamento deve levar em conta a realidade e ser embasado em um conjunto de opções com fundamentação teórica, com critérios;
	
	no planejamento é preciso situar-se, isto é, dar-se conta do mundo em que a gente se encontra, não se deve improvisar;
	
	o planejamento deve identificar as condições existentes com base no conhecimento de quem planeja, independente da base científica;
	
	o planejamento deve ser feito para atender prioritariamente os problemas imediatos encontrados na escola.
	
	o planejamento deve ser criterioso e revestido de burocracia e de ações predeterminadas, de acordo com as opções existentes;
	
	
	 8a Questão (Cód.: 120450)
	15a sem.: Planejamento Escolar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes.
		
	
	formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa. 
	
	trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre. 
	
	não se preocupam com ações coletivas
	
	participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe. 
	
	ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 116030)
	2a sem.: Papéise/ou funções do ato de planejar
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Desde o tempo da Escola chamada Normal, em que era realizada a formação dos professores, muita ênfase é dada ao planejamento educacional. A princípio, o planejamento apresentava uma característica mecanicista, em que preencher vários formulários era mais importante que pensar propriamente na atividade educativa. Em relação ao planejamento de ensino numa perspectiva de educação da contemporaneidade, é CORRETO afirmar que: 
		
	
	O planejamento é uma ação exclusiva do supervisor educacional que controlará toda a produção acadêmica bem como as atribuições dos participantes do processo educativo.
	
	a elaboração de um bom plano assegura uma boa prática pedagógica. 
	
	planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação.
	
	a atividade de planejar é inútil porque a realidade é dinâmica.
	
	o planejamento perde sua razão de ser dada à impossibilidade de transformação da realidade.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 123282)
	6a sem.: Projeto Político Pedagogico
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Considere os três objetivos abaixo:
* garantir a participação consciente de todos 
* Possibilitar decisões que contemplem o projeto comum. 
* Identificar conceitos e características do planejamento escolar estratégico 
Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza: 
		
	
	um plano de gestão de pessoas e comunidade 
	
	uma gestão democrática e participativa
	
	uma organização de atividades bimestrais e anuais 
	
	um programa de escola pública 
	
	uma coordenação de ações

Outros materiais