Buscar

Questões Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova 2 – Bioquímica 2
E1. Explique como ocorre o catabolismo de ácidos graxos de número par.
R: Os ácidos graxos de cadeia longa penetram nos peroxissomos sem auxilio da carnitina, e são convertidos a acil CoA. A oxidação desta reduz oxigênio a água oxigenada, que é decomposta em água e O2. A acil CoA insaturada resultante é oxidada pelas mesmas etapas da beta oxidação mitocondrial, presentes em uma enzima bifuncional, que exibe as atividades da enoil CoA hidratase e beta hidroxi acil CoA com n° de carbonos maior que 8, e moléculas resultantes podem ser levadas a mitocôndria onde são degradadas.
E2. O que é e para que serve a carnitina? Em qual metabolismo ela participa?
R: A cartinina é um derivado de aminoácidos, que tem como função transportar os grupamentos acil para o interior da mitocôndria, já que a membrana interna é impermeável à acil – CoA. Participa do metabolismo de lipídios, mais precisamente na degradação destes.
E4. Explique o ciclo endógeno das lipoproteínas.
R: O fígado sintetiza partículas de VLDL, que são delipidadas pela ação da lípase. Isto resulta em LDL. Esta partícula pode ser removida da circulação por células que tem os receptores específicos, ou ser incorporada a placas nascentes de ateroma. O HDL, derivado do fígado ou do intestino, atua retirando o colesterol dos tecidos periféricos e retornando-os para o fígado.
E9. O que são corpos cetônicos? Como e quando são produzidos? Dê um exemplo de corpo cetônico.
R: Corpos cetônicos são três compostos, que apresentam o grupo funcional cetona, produzidos através da quebra de ácidos graxos no fígado, são eles: acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona. São produzidos no jejum prolongado, quando uma pequena quantidade de acetil-coa é transformada em acetoacetato e β-hidroxibutirato. O acetoacetato sofre descarboxilação e origina acetona. 
E10. De que forma os animais podem adquirir o colesterol e por que essa molécula é essencial para o organismo?
R: Nos animais o colesterol pode ser obtido através dos alimentos ou por síntese endógena. Ele é essencial, pois alem de ser um componente estrutural de membranas, é precursor de ácidos biliares, hormônios esteróidicos, vitamina D e desempenha funções vitais.
F1. Explique como ocorre o catabolismo de ácidos graxos de número ímpar. 
R: A ultima volta do ciclo de Lynen inicia-se com uma acil CoA de 5 carbonos e produz uma molécula de acetil CoA e uma de propionil CoA, este é oxidado a succinil CoA , a conversão inicia-se com a carboxilação a D – metilmalonil - CoA , que requer biotina que transfere o CO2, em seguida o D metilmalonil CoA origina succinil CoA em 2 etapas: transformação do isômero D em L e isomerização de L.
F4. Na síntese de ácidos graxos, como posso transportar os carbonos de acetil – CoA para o interior da mitocôndria? Explique o mecanismo. 
R: Como a membrana interna da mitocôndria é impermeável a acetil CoA, os seus carbonos são transportados sobre a forma de citrato. Os carboidratos e proteínas – os precursores de ácidos graxos – são degradados a acetil CoA e oxaloacetato, que sofrem condensação formando citrato por ação da primeira enzima do ciclo de Krebs, a citrato sintase e portanto é transportado para o citossol pela tricarboxilato translocase, onde é cindido em oxaloacetato e acetil –CoA, a custa de ATP, numa reação catalisada pela citrato liase. O oxaloacetato é reduzido a malato pela malato desidrogenase do citosso. O malato é substrato da enzima málica: nesta reação são produzidos piruvato, que retorna a mitocôndria, e NADPH.
F6. A creatinina é o produto de excreção de que composto? Porque ela é utilizada como parâmetro da função renal?
R: Fosfocreatina. A fosfocreatina é convertida em creatinina, que é liberada na circulação e excretada pela urina. Como a quantidade excretada por um dia em indivíduos normais é constante (por ser proporcional a massa muscular), a dosagem de creatinina na urina constitui um indicador sensível da função renal.
F8. Para que servem as Lipoproteínas? Qual é a sua constituição genérica? O que é a apolipoproteína? 
R: As lipoproteínas são estruturas responsáveis pelo transporte de ácidos graxos, colesterol, fosfolipídios, pelos diferentes compartimentos celulares. As apolipoproteínas são constituintes dessas estruturas e, dentre suas funções, está o reconhecimento por receptores celulares. A constituição genérica é composta por uma estrutura esférica complexa que carrega em seu interior triacilgliceróis e Ester de colesterol (hidrofóbicos) e possui uma camada externa formada por fosfolipídios, colesterol livre e apolipoproteinas (hidrofílica)
G3. Explique o processo de degradação do heme até sua excreção nas fezes.
R: Succinil Co e glicina (ativada por piridoxalfosfato) condensam-se formando um ácido que será descarboxilado formando ALA. Esta etapa é catalisada pela ALA sintase e se dá na mitocôndria. No citossol duas moléculas de ALA são condensadas pela ALA desidratase formando duas moléculas de água e uma de porfobilinogênio (PBG). A condensação de 4 PBG forma hidroximetilbilano que pode ser convertido a uroporfirinogênio III. Ocorrerão reações catalisadas por enzimas até que se forma a protoporfirina III. Aí vai atuar a ferroquelatase e será inserido Fe2+ formando o heme. Este entra no sistema heme – oxigenase, quando o ferro já é Fe3+ constituindo a hemina. A hemina é reduzida com NADPH e com mais NADPH é oxidado novamente. Com a adição de O2, o Fe3+ e CO são liberados do anel tetrapirrólico produzindo biliverdina que com mais NADPH formará bilirrubina. Esta conjugada é reduzida a urubilinogênio por bactérias intestinais e ao ser liberado nas fezes em contato com o ar é oxidado a urubilina que dará coloração as fezes.
G10. Cite duas proteínas (uma enzima e outra não) que possuem o heme ligado a sua molécula. Como o ferro se liga a essa porfirina?
R: Hemoglobina e catalase. Através da ferroquelatase a protoporfirina III se liga ao Fé+2 formando heme ligado ao nitrogênio do heme.
1. Além das enzimas, que compostos são necessários para a conversão de acil – CoA em acetil – CoA pelo ciclo de Lynen?
R: Os compostos necessários para a conversão de acil – CoA em acetil côa são as coenzimas FAD, Coenzima Am NAD e água
2. Em que via metabólica são produzidas as coenzimas NADPH utilizadas na oxidação dos ácidos graxos? Qual a outra função importante dessa via?
R: Os NAPH são produzidos na via das pentoses. Outra função dessa via é produzir ribose 5–fosfato que faz parte das estruturas de nucleosídeos presentes nos ácidos nucleicos e coenzimas.
4. Para que servem as lipoproteínas? O que é apolipoproteina?
R: As lipoproteínas são estruturas responsáveis pelo transporte de ácidos graxos, colesterol, fosfolipídios, pelos diferentes compartimentos celulares. As apolipoproteinas são constituintes dessas estruturas e dentre suas funções está o reconhecimento por receptores celulares
9. O que é para que serve a carnitina? Em qual metabolismo ela participa?
R: A carnitina é um derivado de aminoácidos que tem como função transportar os grupamentos acil para o interior da mitocôndria, já que a membrana interna é impermeável a acil – CoA. Participa do metabolismo de lipídios, mais precisamente na degradação destes.
Degradação do grupo heme
- As proteínas que tem o grupo heme, liberam a parte proteica do heme.
PARTE PROTEICA -> AMINOÁCIDOS -> URÉIA
- O grupo heme tem que ser aberto, sofre aççao da enzima heme oxigenase (na fração microssomal do retículo endotelial do baço, fígado e medula óssea.
- Para abertura do anel (heme) e liberação do ferro, tem a participação do NADPH e O2, liberando Fe+3, oxigênio e NADP.
- O Fe+3 pode ser armazenado ligado à ferritina (Fe+2) ou transportadp ligado à transferrina (Fe+3), podendo voltar para a síntese.
---------------------------- DAQUI É O QUE INTERESSA DAQUELA PERGUNTA:
- A porfirina (sem o grupo heme) foi aberta, se chamando de biliverdina IV
- A biliverdina que se reduz pela biliverdina redutase, forma a bilirrubina, que no baço ou medula óssea é hidrofóbica.
- Para chegar nofígado, é transportada pela albumina
- No fígado, ela é conjugada a um açúcar (glicuronato) pela enzima bilirrubina UDP glucuronil transferase, conjugada ela pode ir para a luz intestinal para continuar seu metabolismo
- No intestino, ela libera o açúcar, e as bactérias provocam reações gerando urobilinogenio.
- Depois é transformada em estercobilinogenio (fezes) e depois estercobilina (um dos corantes das fezes)
- Uma parte é reabsorvida, voltando para o fígado (para ser conjugada novamente), ou ser excretada na urina.

Outros materiais