Buscar

Estudo dirigido - III Lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios nº 3 – Lipídeos
01-Como podem ser conceituados os lipídeos? 
 Grupo heterogêneo de substâncias amplamente distribuído em animais e vegetais, cuja característica comum é ser insolúveis ou pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e adipócitos. 
02-Cite as principais características dos lipídeos. 
	Derivados ou possuem na sua estrutura ácidos graxos; os lipídeos não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica; embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas.
03-Em relação à solubilidade, como é o comportamento destas moléculas? 
 Natureza apolar om baixa insolubilidade ou pouco solúvel em água e alta solubilidade em solventes orgânicos.
04-Qual sua importância biológica? 
 Proporciam função energética, estrutural, isolamento térmico, hormônios e vitaminas.
 Em relação aos ácidos graxos: 
05-O que são AGs? Quais suas características mais comuns? 
 Ácidos Graxos. Apresentam cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de hidrogênios com um radical ácido em uma de suas extremidades (ácidos carboxílicos de cadeia alifática). São caracterizadas quimicamente por conterem um ácido carboxílico ligado a uma “cauda” de hidrocarbonetos que varia em tamanho e saturação.
06-Como podem ser identificados? 
 Os ácidos graxos podem ser identificados normalmente pela sua fórmula geral e se diferenciam entre si pelo radical presente, pelo tamanho da sua cadeia e pelas ligações saturadas ou insaturadas. Determinado pelo comprimento e grau de instauração da cauda de hidrocarbonetos.
07-Como podem ser classificados em relação às ligações entre os C? Explique. 
	Saturados: quando todas as ligações de carbono estão ocupadas por átomos de hidrogênio.
	Monoinsaturados: apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de carbono.
	Poliinsaturados: têm dois ou mais pares de ligações duplas. Portanto, faltam quatro ou mais átomos de hidrogênio.
08-Como podem ser classificados em relação à síntese por organismos vivos? Explique. 
	Ácidos graxos essenciais e não-essenciais. Os essenciais não podem ser sintetizados pelo organismo através de outras substancias denominadas percursos, devendo ser fornecida pela alimentação. Já os não-essenciais são aqueles sintetizados pelo próprio organismo. 
09-Cite alguns exemplos de AGs, levando em consideração tanto a nomenclatura usual como a oficial. 
 Ácido linoléico (ômega 6); ácido alfa linoléico (ômega 3); ácido decosahexanaco (DHA)
10-Onde podem ser encontrados os AGs na natureza?
 Origem animal (óleo de peixe e capivara) e origem vegetal (óleo de milho, soja, algodão, amendoim e entre outros comestíveis).
11- que vêm a ser AGs essenciais? Qual sua relação com as denominações ω3 e ω6 (ômega)? 
 Os ácidos graxos essenciais são aqueles que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos pela dieta. Os ômega 3 e os ômega 6 são as duas famílias de ácidos graxos essenciais
12-O que faz dos AGs moléculas anfipáticas? 
 Moléculas anfipáticas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). Os ácidos graxos são moléculas bipolares, sendo assim, uma parte deles tem afinidade com a água. Isso se dá ao fato do grupo funcional ácido carboxílico ser polar e ionizado em pH neutro, o que o torna responsável pela pequena solubilidade dos ácidos graxos em água. Já o seu lado apolar se dá à sua cadeia de hidrocarbonetos presente no radical.
13-O que podemos esperar a respeito do ponto de fusão de AGs insaturados, em relação aos saturados? Explique. 
 Mesmo com a mesma quantidade de carbonos (C), os ácidos graxos insaturados possuem consistência oleosa enquanto os saturados possuem consistência serosa. Esta diferença se deve ao grau de empacotamento da molécula.
14-Comente as propriedades químicas apresentadas pelos AGs (saponificação, hidrogenação, halogenação e oxidação). 
 Saponificação é quando ocorre uma reação dos ácidos graxos com uma solução quente de hidróxido de sódio produzindo sabão.
 Hidrogenação é quando um ácido graxo insaturado se converte em saturado. É por esse mecanismo que o óleo, após resfriado, solidifica, pois passou a ser uma gordura por ácidos graxos saturados de cadeia longa.
 Halogenação é quando é acrescentado bromo, cloro, iodo ou cloreto de iodo às duplas ligações dos ácidos graxos não saturados.
 Oxidação é quando ocorre o acréscimo de átomos de oxigênio (O)n na cadeia através do seu aquecimento e quebrando a mesma.
15-Como podem ser classificados os lipídeos, em relação à presença de ácidos graxos? 
 Podem ser classificados em monoacilgliceróis que tem apenas um ácido graxo ligado ao glicerol; diacilgliceróis que tem dois ácidos graxos ligados; e triacilgliceróis que são formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol.
16-O que são triacilgliceróis (TAGs)? Qual sua importância biológica? Esquematize a estrutura de um TAG.
 
 Os trigliceróis são lipídeos formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de três carbonos, através de ligações do tipo éster. Sua principal função biológica é a reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
 
17-Os TAGs apresentam em sua estrutura sempre o mesmo tipo de ácido graxo. Responda se a afirmativa é verdadeira ou falsa e comente sua resposta. 
 Falsa. Os ácidos graxos que constituem os triglicerídeos se diferenciam pelo número de átomos de hidrogênio ligados na cadeia de carbono
18-Faça um comentário sobre o processo de hidrólise de TAGs. 
 A hidrólise é a quebra do lipídeo em ácidos graxos e monoglicerídeos para a geração de energia. Os ácidos graxos são os principais mecanismos de produção de energia
19-Caracterize as duas principais classes de lipídeos de membranas, exemplificando. Qual característica estas moléculas devem apresentar para que possam compor tais estruturas celulares? Esquematize a porção lipídica de uma membrana biológica.
 Ambos são lipídeos complexos, ou seja, liberam por hidrólise uma genina além do álcool e do ácido graxo. Quando é carboidrato, têm-se glicolipídeos; quando a genina inclui ácido fosfórico têm-se os fosfolipídeos. Os fosfolipídeos são os lipídeos polares, importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso. As membranas celulares são elásticas e resistentes graças às fortes interações hidrofóbicas entre os grupos apolares dos fosfolipídeos. Os glicolipídeos, assim como a extremidade de um fosfolipídeo, a extremidade de carboidratos de um glicolipídeo é hidrofílica, e as caldas de ácidos graxos são hidrofóbicas. Em solução aquosa, os glicolipídeos se comportam de maneira similar aos fosfolipídeos.
20-Conceitue ceras. Cite algumas funções desempenhadas por estas moléculas.
 As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou a mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e frutos, impedindo que a planta perca água por transpiração. São, também, cobertura protetora de animais.
21- Em relação aos terpenos e esteróides: estabeleça um conceito, esquematize sua estrutura, cite suas principais funções e exemplifique.
 
 Esteróides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Possuem diversas funções dentre elas, alcóolicas (no caso dos esteróis) e estruturais (no caso do colesterol). 
Colesterol
Terpeno: são uma classe de compostos orgânicos que são constituidospor unidades de isoprenos. Um exemplo de terpeno é o limoneno queé um óleo encontrado nas cascas de frutas como o limão e a laranja, estes óleos estraidos normalmente apresenta um cheiro muito agradavel podendo ser usado na fabricaçãode cosmeticos.

Continue navegando