Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual ECOLOGIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As plantas, algas e algumas bactérias captam a energia luminosa e a transformam em energia de ligações químicas nos carboidratos. Esse processo é chamado de produção primária e sua taxa é quantificada como produtividade primária. Sobre a produtividade primária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A produtividade primária de um sistema ecológico é definida como a taxa em que a energia radiante é convertida em substâncias orgânicas pelas atividades dos organismos produtores.
II- A produção primária é sensível a variações na luz e na temperatura de modo que taxa de fotossíntese geralmente aumenta com a elevação da temperatura, pelo menos até determinado ponto.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Os ecossistemas são sistemas abertos caracterizados pelas entradas e saídas de energia. Este fluxo de energia é fundamental para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas e é expresso como a quantidade de energia que flui entre os organismos de uma comunidade biológica. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A vida na Terra é dependente da energia solar. Praticamente cada processo vital depende de um fluxo estável de energia proveniente do Sol.
II- A maior parte da energia luminosa absorvida pelas plantas verdes é transformada em energia potencial, ou seja, passada para os consumidores.
III- Não há perda de energia em forma de calor, uma vez que toda energia é aproveitada dentro do ecossistema.
IV- A sequência de relações tróficas pelas quais a energia passa através de um sistema é chamada de cadeia alimentar.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

A energia inicialmente entra no reino biológico do ecossistema via fotossíntese e produção vegetal, o que proporciona energia para os animais e microrganismos não fotossintetizadores. Podemos dizer que o comportamento da energia é descrito pelas duas leis da termodinâmica: a Lei da Conservação da Energia e a Lei da Entropia. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O fato de a cadeia alimentar apresentar limites no número de níveis tróficos é explicado pelas bases da termodinâmica.
II- Não é possível fluir mais energia do que a quantidade fixada pelos produtores primários. E, a cada transferência – da luz solar para a planta, da planta para o herbívoro, e assim por diante na cadeia trófica – uma parte da energia é perdida inevitavelmente.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As duas asserções são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As plantas, as algas e algumas bactérias capturam a energia luminosa e a transformam em energia de ligações químicas, em carboidratos, pela fotossíntese. Este processo de assimilação de energia, que subjaz todas as funções ecossistêmicas, é denominado de produção primária. Sem a produção primária, praticamente nada do que poderíamos chamar de vida existiria. Com base no texto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Produtividade primária bruta (PPB).
II- Produtividade primária líquida (PPL).
III- Produtividade líquida da comunidade.
IV- Produtividade secundária.
A II - I - III - IV.
B I - III - IV - II.
C IV - III - II - I.
D I - IV - II - III.

Dependendo do objetivo proposto, os estudos ecológicos podem ocorrer em diferentes níveis de organização da vida. Sendo assim, um ecólogo pode estudar um determinado assunto em nível de população, de comunidade, e assim por diante. A essas classes organizacionais dá-se o nome de Níveis de Organização Ecológica.
Com relação a esta classificação, qual é o nível máximo (mais amplo) de organização ecológica convencionado?
a) Bioma.
b) Comunidade.
c) Ecossistema.
d) Ecosfera.

O Projeto TAMAR é uma das diversas iniciativas conservacionistas que existem no Brasil e no mundo que visam proteger as espécies frente às ameaças das atividades humanas. Uma das áreas monitoradas pelos pesquisadores desse projeto é a Praia do Forte, na Bahia. Nesse local, as tartarugas são observadas com o intuito de obter dados sobre o número de ovos postados por cada organismo, o número de eclosões resultantes dessas posturas, a taxa de sobrevivência com o avançar da idade dos organismos, entre outras questões.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre qual nível de organização ecológica estudos como esse enfatizam:
A Organismo.
B População.
C Paisagem.
D Comunidade.

A ecologia moderna propõe o conceito de níveis de organização através de uma hierarquia ecológica, ou seja, uma disposição resultando em uma série classificada. Eles formam uma hierarquia de entidades progressivamente mais complexas. O organismo, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera representam níveis de organização de estrutura e funcionamento ecológicos. Com relação aos níveis de organização, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- População.
II- Comunidade.
III- Ecossistema.
IV- Biosfera.
A IV - II - III - I.
B I - III - II - IV.
C III - I - II - IV.
D II - I - IV - III.

Segundo definição do dicionário, o termo estabilidade é “a propriedade de um corpo que a causa, quando perturbado de uma condição de equilíbrio, para desenvolver forças ou momentos que restauram a condição original”. Do ponto de vista ecológico, podemos estabelecer dois tipos de estabilidade: estabilidade de resistência e estabilidade de resiliência. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A estabilidade de resistência indica a capacidade de um ecossistema de resistir às perturbações (distúrbios) e de manter sua estrutura e função intactas.
( ) A estabilidade de resistência é a capacidade que um sistema apresenta por perder sua estrutura e funcionamento diante de um distúrbio.
( ) O sistema mais resiliente é o sistema que leva mais tempo para retornar à condição anterior.
( ) A resiliência é medida em função do tempo que o ambiente demora para retornar a uma situação de equilíbrio que tinha inicialmente.
A V - V - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

As plantas e os outros autótrofos fotossintetizadores formam a base de todas as cadeias alimentares, sendo então chamados de produtores primários do ecossistema. Os ecólogos estão interessados na taxa de produção primária porque ela determina a energia total disponível para o ecossistema.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a energia total assimilada pela fotossíntese:
A Produção primária do ecossistema.
B Produção primária líquida.
C Produção primária bruta.
D Produção primária da comunidade.

O petróleo é considerado o principal poluente do ambiente marinho. O óleo espalha-se pela superfície e forma uma camada compacta que demora anos para ser absorvida. Isso impede a oxigenação da água, mata a fauna e a flora marinhas e altera o ecossistema. Em específico para as aves marinhas, como gaivotas e pinguins, a contaminação de suas penas com o petróleo dificulta o controle térmico de seus corpos da mesma forma que o consumo de outros seres contaminados acarreta a sua intoxicação. Portanto, a constatação de presença dessas aves em bom estado de saúde é um indicador de recuperação de ambientes onde ocorreram desastres ecológicos como esse. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As aves marinhas são consideradas produtores e, portanto, são a base da cadeia alimentar dos oceanos, permitindo a sobrevivência do restante do ecossistema.
II- Os pinguins e gaivotas servem de indicador de recuperação do ecossistema, pois são o topo desta cadeia alimentar, e desta forma, dependem dos demais níveis tróficos.
III- Como são o nível trófico mais alto da cadeia alimentar, e sua presença pode indicar a recuperação de todo o ecossistema.
IV- Muitas substâncias presentes no petróleo são bioacumulativas, e, desta forma, as aves sofrem de maneira mais intensa do que seres de níveis tróficos inferiores.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As plantas, algas e algumas bactérias captam a energia luminosa e a transformam em energia de ligações químicas nos carboidratos. Esse processo é chamado de produção primária e sua taxa é quantificada como produtividade primária. Sobre a produtividade primária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A produtividade primária de um sistema ecológico é definida como a taxa em que a energia radiante é convertida em substâncias orgânicas pelas atividades dos organismos produtores.
II- A produção primária é sensível a variações na luz e na temperatura de modo que taxa de fotossíntese geralmente aumenta com a elevação da temperatura, pelo menos até determinado ponto.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Os ecossistemas são sistemas abertos caracterizados pelas entradas e saídas de energia. Este fluxo de energia é fundamental para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas e é expresso como a quantidade de energia que flui entre os organismos de uma comunidade biológica. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A vida na Terra é dependente da energia solar. Praticamente cada processo vital depende de um fluxo estável de energia proveniente do Sol.
II- A maior parte da energia luminosa absorvida pelas plantas verdes é transformada em energia potencial, ou seja, passada para os consumidores.
III- Não há perda de energia em forma de calor, uma vez que toda energia é aproveitada dentro do ecossistema.
IV- A sequência de relações tróficas pelas quais a energia passa através de um sistema é chamada de cadeia alimentar.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

A energia inicialmente entra no reino biológico do ecossistema via fotossíntese e produção vegetal, o que proporciona energia para os animais e microrganismos não fotossintetizadores. Podemos dizer que o comportamento da energia é descrito pelas duas leis da termodinâmica: a Lei da Conservação da Energia e a Lei da Entropia. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O fato de a cadeia alimentar apresentar limites no número de níveis tróficos é explicado pelas bases da termodinâmica.
II- Não é possível fluir mais energia do que a quantidade fixada pelos produtores primários. E, a cada transferência – da luz solar para a planta, da planta para o herbívoro, e assim por diante na cadeia trófica – uma parte da energia é perdida inevitavelmente.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As duas asserções são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As plantas, as algas e algumas bactérias capturam a energia luminosa e a transformam em energia de ligações químicas, em carboidratos, pela fotossíntese. Este processo de assimilação de energia, que subjaz todas as funções ecossistêmicas, é denominado de produção primária. Sem a produção primária, praticamente nada do que poderíamos chamar de vida existiria. Com base no texto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Produtividade primária bruta (PPB).
II- Produtividade primária líquida (PPL).
III- Produtividade líquida da comunidade.
IV- Produtividade secundária.
A II - I - III - IV.
B I - III - IV - II.
C IV - III - II - I.
D I - IV - II - III.

Dependendo do objetivo proposto, os estudos ecológicos podem ocorrer em diferentes níveis de organização da vida. Sendo assim, um ecólogo pode estudar um determinado assunto em nível de população, de comunidade, e assim por diante. A essas classes organizacionais dá-se o nome de Níveis de Organização Ecológica.
Com relação a esta classificação, qual é o nível máximo (mais amplo) de organização ecológica convencionado?
a) Bioma.
b) Comunidade.
c) Ecossistema.
d) Ecosfera.

O Projeto TAMAR é uma das diversas iniciativas conservacionistas que existem no Brasil e no mundo que visam proteger as espécies frente às ameaças das atividades humanas. Uma das áreas monitoradas pelos pesquisadores desse projeto é a Praia do Forte, na Bahia. Nesse local, as tartarugas são observadas com o intuito de obter dados sobre o número de ovos postados por cada organismo, o número de eclosões resultantes dessas posturas, a taxa de sobrevivência com o avançar da idade dos organismos, entre outras questões.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre qual nível de organização ecológica estudos como esse enfatizam:
A Organismo.
B População.
C Paisagem.
D Comunidade.

A ecologia moderna propõe o conceito de níveis de organização através de uma hierarquia ecológica, ou seja, uma disposição resultando em uma série classificada. Eles formam uma hierarquia de entidades progressivamente mais complexas. O organismo, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera representam níveis de organização de estrutura e funcionamento ecológicos. Com relação aos níveis de organização, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- População.
II- Comunidade.
III- Ecossistema.
IV- Biosfera.
A IV - II - III - I.
B I - III - II - IV.
C III - I - II - IV.
D II - I - IV - III.

Segundo definição do dicionário, o termo estabilidade é “a propriedade de um corpo que a causa, quando perturbado de uma condição de equilíbrio, para desenvolver forças ou momentos que restauram a condição original”. Do ponto de vista ecológico, podemos estabelecer dois tipos de estabilidade: estabilidade de resistência e estabilidade de resiliência. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A estabilidade de resistência indica a capacidade de um ecossistema de resistir às perturbações (distúrbios) e de manter sua estrutura e função intactas.
( ) A estabilidade de resistência é a capacidade que um sistema apresenta por perder sua estrutura e funcionamento diante de um distúrbio.
( ) O sistema mais resiliente é o sistema que leva mais tempo para retornar à condição anterior.
( ) A resiliência é medida em função do tempo que o ambiente demora para retornar a uma situação de equilíbrio que tinha inicialmente.
A V - V - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

As plantas e os outros autótrofos fotossintetizadores formam a base de todas as cadeias alimentares, sendo então chamados de produtores primários do ecossistema. Os ecólogos estão interessados na taxa de produção primária porque ela determina a energia total disponível para o ecossistema.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a energia total assimilada pela fotossíntese:
A Produção primária do ecossistema.
B Produção primária líquida.
C Produção primária bruta.
D Produção primária da comunidade.

O petróleo é considerado o principal poluente do ambiente marinho. O óleo espalha-se pela superfície e forma uma camada compacta que demora anos para ser absorvida. Isso impede a oxigenação da água, mata a fauna e a flora marinhas e altera o ecossistema. Em específico para as aves marinhas, como gaivotas e pinguins, a contaminação de suas penas com o petróleo dificulta o controle térmico de seus corpos da mesma forma que o consumo de outros seres contaminados acarreta a sua intoxicação. Portanto, a constatação de presença dessas aves em bom estado de saúde é um indicador de recuperação de ambientes onde ocorreram desastres ecológicos como esse. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As aves marinhas são consideradas produtores e, portanto, são a base da cadeia alimentar dos oceanos, permitindo a sobrevivência do restante do ecossistema.
II- Os pinguins e gaivotas servem de indicador de recuperação do ecossistema, pois são o topo desta cadeia alimentar, e desta forma, dependem dos demais níveis tróficos.
III- Como são o nível trófico mais alto da cadeia alimentar, e sua presença pode indicar a recuperação de todo o ecossistema.
IV- Muitas substâncias presentes no petróleo são bioacumulativas, e, desta forma, as aves sofrem de maneira mais intensa do que seres de níveis tróficos inferiores.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:990205)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 92301510
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
As plantas, algas e algumas bactérias captam a energia luminosa e a transformam em energia de 
ligações químicas nos carboidratos. Esse processo é chamado de produção primária e sua taxa é 
quantificada como produtividade primária. Sobre a produtividade primária, avalie as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas:
I- A produtividade primária de um sistema ecológico é definida como a taxa em que a energia radiante 
é convertida em substâncias orgânicas pelas atividades dos organismos produtores.
PORQUE
II- A produção primária é sensível a variações na luz e na temperatura de modo que taxa de 
fotossíntese geralmente aumenta com a elevação da temperatura, pelo menos até determinado ponto.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Os ecossistemas são sistemas abertos caracterizados pelas entradas e saídas de energia. Este fluxo de 
energia é fundamental para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas e é expresso como a 
quantidade de energia que flui entre os organismos de uma comunidade biológica. Diante deste 
contexto, analise as sentenças a seguir:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 1/8
I- A vida na Terra é dependente da energia solar. Praticamente cada processo vital depende de um 
fluxo estável de energia proveniente do Sol.
II- A maior parte da energia luminosa absorvida pelas plantas verdes é transformada em energia 
potencial, ou seja, passada para os consumidores. 
III- Não há perda de energia em forma de calor, uma vez que toda energia é aproveitada dentro do 
ecossistema.
IV- A sequência de relações tróficas pelas quais a energia passa através de um sistema é chamada de 
cadeia alimentar.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
A energia inicialmente entra no reino biológico do ecossistema via fotossíntese e produção vegetal, o 
que proporciona energia para os animais e microrganismos não fotossintetizadores. Podemos dizer 
que o comportamento da energia é descrito pelas duas leis da termodinâmica: a Lei da Conservação 
da Energia e a Lei da Entropia. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas:
I- O fato de a cadeia alimentar apresentar limites no número de níveis tróficos é explicado pelas bases 
da termodinâmica.
PORQUE
II- Não é possível fluir mais energia do que a quantidade fixada pelos produtores primários. E, a cada 
transferência – da luz solar para a planta, da planta para o herbívoro, e assim por diante na cadeia 
trófica – uma parte da energia é perdida inevitavelmente.
3
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 2/8
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As duas asserções são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
As plantas, as algas e algumas bactérias capturam a energia luminosa e a transformam em energia de 
ligações químicas, em carboidratos, pela fotossíntese. Este processo de assimilação de energia, que 
subjaz todas as funções ecossistêmicas, é denominado de produção primária. Sem a produção 
primária, praticamente nada do que poderíamos chamar de vida existiria. Com base no texto, associe 
os itens, utilizando o código a seguir:
I- Produtividade primária bruta (PPB).
II- Produtividade primária líquida (PPL).
III- Produtividade líquida da comunidade.
IV- Produtividade secundária.
( ) É a taxa total de fotossíntese, incluindo a matéria orgânica consumida na respiração durante o 
período de medição.
( ) É a taxa de armazenamento da matéria orgânica não usada pelos heterótrofos durante o período 
considerado.
( ) É a taxa de armazenamento de energia nos níveis de consumidor, ou seja, matéria orgânica 
incorporada pelos consumidores primários.
4
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 3/8
( ) É a taxa de armazenamento da matéria orgânica nos tecidos da planta que excede o uso 
respiratório, “R”, pelas plantas, durante o período de medição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - III - IV.
B I - III - IV - II.
C IV - III - II - I.
D I - IV - II - III.
Dependendo do objetivo proposto, os estudos ecológicos podem ocorrer em diferentes níveis de 
organização da vida. Sendo assim, um ecólogo pode estudar um determinado assunto em nível de 
população, de comunidade, e assim por diante. A essas classes organizacionais dá-se o nome de 
Níveis de Organização Ecológica. 
Com relação a esta classificação, qual é o nível máximo (mais amplo) de organização ecológica 
convencionado?
A Ecosfera.
B Bioma.
C Ecossistema.
D Comunidade.
O Projeto TAMAR é uma das diversas iniciativas conservacionistas que existem no Brasil e no 
mundo que visam proteger as espécies frente às ameaças das atividades humanas. Uma das áreas 
monitoradas pelos pesquisadores desse projeto é a Praia do Forte, na Bahia. Nesse local, as tartarugas 
são observadas com o intuito de obter dados sobre o número de ovos postados por cada organismo, o 
número de eclosões resultantes dessas posturas, a taxa de sobrevivência com o avançar da idade dos 
organismos, entre outras questões.
5
6
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 4/8
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre qual nível de organização ecológica 
estudos como esse enfatizam:
A Organismo.
B População.
C Paisagem.
D Comunidade.
A ecologia moderna propõe o conceito de níveis de organização através de uma hierarquia ecológica, 
ou seja, uma disposição resultando em uma série classificada. Eles formam uma hierarquia de 
entidades progressivamente mais complexas. O organismo, a população, a comunidade, o ecossistema 
e a biosfera representam níveis de organização de estrutura e funcionamento ecológicos. Com relação 
aos níveis de organização, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- População.
II- Comunidade.
III- Ecossistema.
IV- Biosfera.
( ) Conjunto de fatores bióticos e abióticos presentes em um determinado ambiente físico, que 
interagem entre si e garantem que ocorra o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.
( ) Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, presente em determinado local, em um 
determinado tempo.
( ) Conjunto de populações de diversas espécies que interagem em um determinado local, num 
determinado período.
7
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 5/8
( ) Conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, compreende todos os ambientes em que há 
seres vivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - II - III - I.
B I - III - II - IV.
C III - I - II - IV.
D II - I - IV - III.
Segundo definição do dicionário, o termo estabilidade é “a propriedade de um corpo que a causa, 
quando perturbado de uma condição de equilíbrio, para desenvolver forças ou momentos que 
restauram a condição original”. Do ponto de vista ecológico, podemos estabelecer dois tipos de 
estabilidade: estabilidade de resistência e estabilidade de resiliência. Diante do contexto, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A estabilidade de resistência indica a capacidade de um ecossistema de resistir às perturbações 
(distúrbios) e de manter sua estrutura e função intactas.
( ) Aestabilidade de resistência é a capacidade que um sistema apresenta por perder sua estrutura e 
funcionamento diante de um distúrbio.
( ) O sistema mais resiliente é o sistema que leva mais tempo para retornar à condição anterior.
( ) A resiliência é medida em função do tempo que o ambiente demora para retornar a uma situação 
de equilíbrio que tinha inicialmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - V - V - F.
8
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 6/8
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.
As plantas e os outros autótrofos fotossintetizadores formam a base de todas as cadeias alimentares, 
sendo então chamados de produtores primários do ecossistema. Os ecólogos estão interessados na 
taxa de produção primária porque ela determina a energia total disponível para o ecossistema.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a energia total assimilada pela fotossíntese:
A Produção primária do ecossistema.
B Produção primária líquida.
C Produção primária bruta.
D Produção primária da comunidade.
O petróleo é considerado o principal poluente do ambiente marinho. O óleo espalha-se pela superfície 
e forma uma camada compacta que demora anos para ser absorvida. Isso impede a oxigenação da 
água, mata a fauna e a flora marinhas e altera o ecossistema. Em específico para as aves marinhas, 
como gaivotas e pinguins, a contaminação de suas penas com o petróleo dificulta o controle térmico 
de seus corpos da mesma forma que o consumo de outros seres contaminados acarreta a sua 
intoxicação. Portanto, a constatação de presença dessas aves em bom estado de saúde é um indicador 
de recuperação de ambientes onde ocorreram desastres ecológicos como esse. Nesse contexto, analise 
as sentenças a seguir:
I- As aves marinhas são consideradas produtores e, portanto, são a base da cadeia alimentar dos 
oceanos, permitindo a sobrevivência do restante do ecossistema.
II- Os pinguins e gaivotas servem de indicador de recuperação do ecossistema, pois são o topo desta 
cadeia alimentar, e desta forma, dependem dos demais níveis tróficos.
9
10
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 7/8
III- Como são o nível trófico mais alto da cadeia alimentar, e sua presença pode indicar a recuperação 
de todo o ecossistema.
IV- Muitas substâncias presentes no petróleo são bioacumulativas, e, desta forma, as aves sofrem de 
maneira mais intensa do que seres de níveis tróficos inferiores.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
Imprimir
17/11/2024, 11:38 Avaliação I - Individual
about:blank 8/8

Mais conteúdos dessa disciplina