Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
IPUC – Instituto Politécnico
Engenharia Elétrica
Alisson Marques Soares dos Santos
Arthur da Costa Silva
Herculles Santiago Lordeiro
Luiz Felipe Souza Morais
TRABALHO LAB. INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE:
							 
Contagem
2022
Alisson Marques Soares dos Santos
Arthur da Costa Silva
Herculles Santiago Lordeiro
Luiz Felipe Souza Morais
TRABALHO LAB. INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE:
Trabalho apresentado ao curso de graduação em engenharia elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Contagem o como requisito para obtenção de créditos na disciplina de Laboratório de Instrumentação e Controle. 
Orientador: Délio Eduardo Barroso Fernandes
 
Contagem 
2022
INTRODUÇÃO
	Esse trabalho tem o objetivo de falar um pouco sobre o acionamento de uma bomba de forma inteligente medindo os níveis com a atuação de sensores e de forma inteligente e automática usando o auxílio de um programador lógico programável (PLC).
DESENVOLVIMENTO
	O controle de bombas e motores em geral é muito utilizado na área industrial, e é de suma importância na área industrial, nesse sentido optamos por realizar um trabalho em um simulador (CADe Simu), em uma determinada situação.
	Nesse contexto temos a seguinte situação, imagine um sistema de monitoramento de nível baixo, no qual temos os seguintes, componentes principais, conforme o diagrama abaixo:
· Eletroválvula: No diagrama acima descrito com o TAG “P” representa uma espécie de chave que abre e fecha liberando o fluxo dos líquidos controlando a vazão. (Elemento final de controle).
· Motores: No diagrama acima temos 2 cargas representadas como motores “M1’’ e “M2”, nesse contexto o motor “M1” representa um misturador e o “M2” uma bomba de esvaziamento. (Elemento final de controle)
”M2” “M1” 
· Sensores de nível: No diagrama acima utilizamos 4 sensores SA, SB, SC e SD para a medição de nível e consequentemente controle do sistema. (Transmissor)
”SA, SB, SC e SD”
· Controlador lógico programável: O elemento de controle presente em nosso diagrama é o PLC (programador lógico programável), com ele temos o circuito de controle no qual permite, acionar os elementos de circuito de maneira automática. (Controlador)
As figuras acima são meramente ilustrativas, não necessariamente são esses os componentes utilizados em uma planta industrial ou algo do tipo.
O funcionamento do circuito apresentado se basea um pouco com a imagem abaixo, um medidor de 4 níveis, conforme a ilustração abaixo:
· Nível 1: Reservatório Cheio.
· Nível 2: Condição de Nível.
· Nível 3: Nível baixo.
· Nível 4: Nível crítico.
O circuito funciona de uma maneira a controlar o nível de um reservatório e sinalizar as etapas de funcionamento:
· 1 parte de funcionamento: Partimos do pressuposto que o reservatório está vazio, nesse estado o alarme “AL” é acionado, devido ao nível baixo do reservatório e a válvula “P” abre para o enchimento do reservatório.
· 2 parte de funcionamento: Devido ao enchimento do reservatório o sensor do ultimo nível “SD” atuado, temos o tanque em processo de enchimento, e alarme funcionando.
· 3 parte de funcionamento: Nesse estágio o sensor “SC’’ já está atuado, e o tanque em um nível baixo mas não em estado crítico. Logo não temos a atuação do alarme.
· 4 parte de funcionamento: Nesse estado temos a agua entre os sensores “SB e SA”, logo no controle direto do nível ideal entre os dois sensores. Essa faixa seria a ideal de funcionamento, pois nela teremos a atuação do “M1” misturador.
· 5 parte de funcionamento: Na parte final do estágio seria um enchimento exacerbado, ou um transbordo inadequado no qual atua o sensor “SA” que habilita a entrada da bomba “M2” para esvaziar o reservatório.
Esse processo configura a automatização de um planta industrial nesse sentido, pois temos tudo sinalizado, e automático, necessitando apenas de uma intervenção em casos extremos, como enchimento exagerado uma falha, ou então um baixo nível sinalizado pelo alarme.
CONCLUSÃO
Através dos estudos e práticas realizadas ao longo do semestre foi possível elaborar a simulação acima apresentada, associando também outras disciplinas como de acionamentos elétricos e eletrônica de potência.
Após finalizado as simulações foi possível adquirir maiores conhecimentos em CADe SIMU, e programação em Ladder. Foi também consolidado as diferenças e definições de conceitos básicos de instrumentação como elemento final de controle, elemento sensor, controlador e transmissor.
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina