Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA
O QUE É GENÉTICA? • É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras.
 GENE: É um segmento de DNA responsável pela determinação de um caráter hereditário (unidade fundamental da hereditariedade). 
GENÓTIPO: Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais. • Representado por letras.
FENÓTIPO: São as características manifestadas por um indivíduo. • São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. • É determinado pelo fenótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.
Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sangüíneo, etc.
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: São cromossomos que apresentam a mesma forma, o mesmo tamanho e a mesma posição do centrômero, sendo um de origem materna e outro de origem paterna. 
O CARIÓTIPO é o estudo da representação dos cromossomos presentes nas células. Essas estruturas são formadas por genes contendo o DNA, o nosso material genético, e são transmitidas aos nossos descendentes.
LOCO/LOCUS: Espaço físico ocupado pelo gene no cromossomo (ende-reço). 
GENES ALELOS: São genes que determinam um mesmo caráter. Eles se situam no mesmo locus em cromossomos homólogos. 
HOMOZIGOTO: Indivíduo que apresenta, no par de genes para certo cará-ter, dois alelos iguais, sendo um proveniente do pai e outro da mãe. Exemplo: AA ou aa 
HETEROZIGO OU HÍBRIDO: São pares de genes que determinam uma característica, mas apresentam manifestações diferentes. Exemplo: Aa 
DOMINANTE: São genes que se manifestam tanto em homozigose, quanto em heterozigose. Estes tipos de genes, sempre são simbolizados pela letra maiúscula do alfabeto, como, por exemplo: cor amarela das sementes das ervilhas – VV ou Vv.
RECESSIVO: Os genes recessivos são simbolizados pela letra minúscu-la do alfabeto e só se manifestam quando estão em homozigose, como, por exemplo: cor verde das sementes das ervilhas – vv.
GENE LETAL: com efeito mortal.
GENES CODOMINANTES: os dois genes do par manifestam seu caráter. • POLIALELIA: mais de dois alelos para um mesmo caráter.
A partir dos cruzamentos os geneticistas podem prever a transmissão dos genes em uma família. • É utilizado o “quadro de Punnett”.
Como fazer um cruzamento? 
1. Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo a pergunta: qual é a característica em questão? 
2. Destaque qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo gene recessivo.
3. Descubra qual é o genótipo dos pais (caso não tenha sido dito no problema). 4. Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir. Como fazer um cruzamento? 
5. Coloque os gametas produzidos pelos pais no quadro de Punnett.
6. Faça o cruzamento.
7. Monte o genótipo. 
8. Monte o fenótipo (a legenda te ajuda nesse passo) 
9. Responda a questão.
O gene A determina cor de olho castanho e o gene a determina cor de olho azul. Um homem de olho azul se casa com uma mulher heterozigota de olhos castanhos. Qual é a probabilidade deste casal ter filhos de olhos azuis?

Mais conteúdos dessa disciplina