Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual estudos surdos (1)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Strobel (2008) compara as percepções históricas sobre os surdos a partir de três aspectos: o Historicismo, a História camuflada e a História Cultural. Nesse contexto, evidenciamos o Historicismo, ou seja, aquilo que é referido na História e a História Cultural, a qual considera a percepção cultural do povo sobre o qual a História geral tem apenas uma visão parcial. Com base no que se refere ao Historicismo e a História Cultural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Historicismo.
II- História Cultural.
( ) Os surdos narrados como deficientes e patológicos.
( ) As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas.
( ) A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação.
( ) A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.
A I - II - I - II.
B II - I - II - I.
C II - II - I - I.
D I - I - II - II.

A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é um documento publicado pela Unesco como resultado da Conferência Mundial dos Direitos Linguísticos, publicada em 1996, em Barcelona. Segundo subscreve o próprio documento (UNESCO, 1996), é consequência de um acordo e se trata de um documento-base, produto de um processo complexo de retrospeção, que põe no debate as diversidades de línguas, sua promoção nos distintos Estados, seu reconhecimento jurídico e sua relação com o desenvolvimento, em quadro de 'respeito, convivência e benefício recíprocos' (UNESCO, 1996). Em seu artigo 3º a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996) detalha os aspectos referentes aos direitos linguísticos individuais. Com base nos direitos linguísticos individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O direito a ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística.
( ) O direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) O direito a relacionar-se e associar-se com outros membros da comunidade linguística de origem.
( ) O direito a manter e desenvolver a própria cultura.
( ) O direito a serem atendidos na sua língua nos organismos oficiais e nas relações socioeconômicas.
A V - V - F - F - F.
B F - V - F - V - V.
C V - F - V - F - F.
D V - V - V - V - F.

A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte. Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - F - V.

Fernandes (2019, p. 7) destaca que as legislações específicas em âmbito federal '[...] apresentam a surdez, delineiam e constroem modelos e práticas de ensino voltadas aos surdos'. Com base na legislação e a identificação da norma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Lei n° 10.436/2002.
II- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008).
III- Decreto n° 6.949/2009.
IV- Lei n° 13.146/ 2015.
( ) Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
( ) Documento norteador da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
( ) Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A IV - I - II - III.
B I - II - III - IV.
C III - I - IV - II.
D II - III - I - IV.

A partir de uma série de lutas e políticas, o povo surdo tem tido cada vez mais direitos e cidadania na sociedade. Nesse sentido, sido discutido sobre possibilidades de trabalho, de comunicação e identidade em termos de inclusão e participação social de surdos. Com base nas inserções sociais: representatividade, mercado de trabalho e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) É muito simples ter acesso aos bens e serviços quando estes são oferecidos em uma língua sobre a qual a pessoa não tem domínio pleno.
( ) A necessidade da linguagem para as pessoas surdas perpassa a vida em sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser cidadão dentro de sua sociedade.
( ) Historicamente, diversos grupos sofreram e ainda sofrem medidas associados a fatos opressores, seja social, econômico, político ou cultural.
( ) Quanto maior o acesso à escolarização, ao emprego, à língua sinalizada/escrita e ao conhecimento de seus direitos, menos exigente fica o consumidor para com as empresas que podem ou não o representar.
A F - F - F - V - V.
B F - V - V - F - V.
C V - F - V - V - F.
D V - V - V - F - F.

A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos.
A V - V - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades, isso porque a organização daquilo que constitui as diferentes estruturas sociais, como documentos, garantia de direitos, vivências estruturadas de escolarização e trabalho são perpassadas pelo modo como as pessoas interagem pela e através da língua. Isso porque a língua e a linguagem são códigos estruturados socialmente que, ao mesmo tempo em que são combinados socialmente, estruturam a própria língua e são arbitrários, ou seja, é esse combinado social que atribui sentido à língua sentido este que só existe por e através da língua. Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - V - V - V.

A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a inclusão pois são consideradas como direitos de todos. Porém, para a realidade do povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações.
( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda.
( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras.
( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito através da presença (às vezes) de intérpretes.
( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da comunidade surda.
A F - V - V - F - V.
B V - V - V - F - F.
C V - F - V - V - F.
D F - F - F - V - V.

O processo de escolarização para estudantes surdos teve várias fases históricas, contando com luta por direito e inclusão do povo do surdo, passando pelo modelo oralista, o modelo bimodalista e a escola bilíngue.
Sobre o processo de escolarização nas escolas inclusivas, em relação ao modelo bilíngue, assinale a alternativa CORRETA:
A Traz vantagens para comunicação, cultura, conhecimento, oportunidade no mercado de trabalho e auto estima para as pessoas surdas.
B Ocorre muitas reprovações e permanências nas mesmas séries, às vezes, até retrocessos.
C O surdo tem a permissão de utilizar a língua de sinais, porém ela é utilizada apenas como um meio para aprender a língua portuguesa.
D Os conteúdos estudados em todas as matérias são na perspectiva majoritária, ou seja, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva ouvinte.

Strobel (2008) compara as percepções históricas sobre os surdos a partir de três aspectos: o Historicismo, a História camuflada e a História Cultural.
Nesse contexto, evidenciamos o Historicismo, ou seja, aquilo que é referido na História e a História Cultural, a qual considera a percepção cultural do povo sobre o qual a História geral tem apenas uma visão parcial. Com base no que se refere ao Historicismo e a História Cultural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Historicismo.
II- História Cultural.
( ) Os surdos narrados como deficientes e patológicos.
( ) As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas.
( ) A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação.
( ) A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.

As questões de trabalho e consumo no âmbito da surdez estão relacionadas de modo intrínseco às oportunidades de escolarização, estudo, disponibilidade de vagas, acessibilidade e legislação.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Não são necessárias readequações no mercado de trabalho, normas implícitas de conduta, de interação, de comunicação, de hierarquia e, também, de padrões linguísticos pois, é necessário que o indivíduo surdo se adeque ao local.
B Uma das dificuldades encontradas pelas pessoas surdas de serem contratadas é relativo à resistência dos empregadores em contratar pessoas surdas.
C Atualmente, as oportunidades de emprego para o povo surdo são apenas as que pressupõem menor escolaridade e especialização.
D A legislação obriga as empresas com mais de 100 funcionários a terem em seus quadros um percentual de 3% a 5% de deficientes.

A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é um documento publicado pela Unesco como resultado da Conferência Mundial dos Direitos Linguísticos, publicada em 1996, em Barcelona.
Com base nos direitos linguísticos individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito a ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística.
( ) O direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) O direito a relacionar-se e associar-se com outros membros da comunidade linguística de origem.
( ) O direito a manter e desenvolver a própria cultura.
( ) O direito a serem atendidos na sua língua nos organismos oficiais e nas relações socioeconômicas.

A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte.
Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.

Fernandes (2019, p. 7) destaca que as legislações específicas em âmbito federal apresentam a surdez, delineiam e constroem modelos e práticas de ensino voltadas aos surdos.
Com base na legislação e a identificação da norma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lei n° 10.436/2002.
II- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008).
III- Decreto n° 6.949/2009.
IV- Lei n° 13.146/ 2015.
( ) Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
( ) Documento norteador da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
( ) Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A partir de uma série de lutas e políticas, o povo surdo tem tido cada vez mais direitos e cidadania na sociedade.
Com base nas inserções sociais: representatividade, mercado de trabalho e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) É muito simples ter acesso aos bens e serviços quando estes são oferecidos em uma língua sobre a qual a pessoa não tem domínio pleno.
( ) A necessidade da linguagem para as pessoas surdas perpassa a vida em sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser cidadão dentro de sua sociedade.
( ) Historicamente, diversos grupos sofreram e ainda sofrem medidas associados a fatos opressores, seja social, econômico, político ou cultural.
( ) Quanto maior o acesso à escolarização, ao emprego, à língua sinalizada/escrita e ao conhecimento de seus direitos, menos exigente fica o consumidor para com as empresas que podem ou não o representar.

A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades, isso porque a organização daquilo que constitui as diferentes estruturas sociais, como documentos, garantia de direitos, vivências estruturadas de escolarização e trabalho são perpassadas pelo modo como as pessoas interagem pela e através da língua.
Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.

A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a inclusão pois são consideradas como direitos de todos.
Porém, para a realidade do povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações.
( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda.
( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras.
( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito através da presença (às vezes) de intérpretes.
( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da comunidade surda.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Strobel (2008) compara as percepções históricas sobre os surdos a partir de três aspectos: o Historicismo, a História camuflada e a História Cultural. Nesse contexto, evidenciamos o Historicismo, ou seja, aquilo que é referido na História e a História Cultural, a qual considera a percepção cultural do povo sobre o qual a História geral tem apenas uma visão parcial. Com base no que se refere ao Historicismo e a História Cultural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Historicismo.
II- História Cultural.
( ) Os surdos narrados como deficientes e patológicos.
( ) As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas.
( ) A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação.
( ) A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.
A I - II - I - II.
B II - I - II - I.
C II - II - I - I.
D I - I - II - II.

A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é um documento publicado pela Unesco como resultado da Conferência Mundial dos Direitos Linguísticos, publicada em 1996, em Barcelona. Segundo subscreve o próprio documento (UNESCO, 1996), é consequência de um acordo e se trata de um documento-base, produto de um processo complexo de retrospeção, que põe no debate as diversidades de línguas, sua promoção nos distintos Estados, seu reconhecimento jurídico e sua relação com o desenvolvimento, em quadro de 'respeito, convivência e benefício recíprocos' (UNESCO, 1996). Em seu artigo 3º a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996) detalha os aspectos referentes aos direitos linguísticos individuais. Com base nos direitos linguísticos individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O direito a ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística.
( ) O direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) O direito a relacionar-se e associar-se com outros membros da comunidade linguística de origem.
( ) O direito a manter e desenvolver a própria cultura.
( ) O direito a serem atendidos na sua língua nos organismos oficiais e nas relações socioeconômicas.
A V - V - F - F - F.
B F - V - F - V - V.
C V - F - V - F - F.
D V - V - V - V - F.

A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte. Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - F - V.

Fernandes (2019, p. 7) destaca que as legislações específicas em âmbito federal '[...] apresentam a surdez, delineiam e constroem modelos e práticas de ensino voltadas aos surdos'. Com base na legislação e a identificação da norma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Lei n° 10.436/2002.
II- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008).
III- Decreto n° 6.949/2009.
IV- Lei n° 13.146/ 2015.
( ) Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
( ) Documento norteador da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
( ) Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A IV - I - II - III.
B I - II - III - IV.
C III - I - IV - II.
D II - III - I - IV.

A partir de uma série de lutas e políticas, o povo surdo tem tido cada vez mais direitos e cidadania na sociedade. Nesse sentido, sido discutido sobre possibilidades de trabalho, de comunicação e identidade em termos de inclusão e participação social de surdos. Com base nas inserções sociais: representatividade, mercado de trabalho e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) É muito simples ter acesso aos bens e serviços quando estes são oferecidos em uma língua sobre a qual a pessoa não tem domínio pleno.
( ) A necessidade da linguagem para as pessoas surdas perpassa a vida em sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser cidadão dentro de sua sociedade.
( ) Historicamente, diversos grupos sofreram e ainda sofrem medidas associados a fatos opressores, seja social, econômico, político ou cultural.
( ) Quanto maior o acesso à escolarização, ao emprego, à língua sinalizada/escrita e ao conhecimento de seus direitos, menos exigente fica o consumidor para com as empresas que podem ou não o representar.
A F - F - F - V - V.
B F - V - V - F - V.
C V - F - V - V - F.
D V - V - V - F - F.

A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos.
A V - V - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades, isso porque a organização daquilo que constitui as diferentes estruturas sociais, como documentos, garantia de direitos, vivências estruturadas de escolarização e trabalho são perpassadas pelo modo como as pessoas interagem pela e através da língua. Isso porque a língua e a linguagem são códigos estruturados socialmente que, ao mesmo tempo em que são combinados socialmente, estruturam a própria língua e são arbitrários, ou seja, é esse combinado social que atribui sentido à língua sentido este que só existe por e através da língua. Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - V - V - V.

A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a inclusão pois são consideradas como direitos de todos. Porém, para a realidade do povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações.
( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda.
( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras.
( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito através da presença (às vezes) de intérpretes.
( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da comunidade surda.
A F - V - V - F - V.
B V - V - V - F - F.
C V - F - V - V - F.
D F - F - F - V - V.

O processo de escolarização para estudantes surdos teve várias fases históricas, contando com luta por direito e inclusão do povo do surdo, passando pelo modelo oralista, o modelo bimodalista e a escola bilíngue.
Sobre o processo de escolarização nas escolas inclusivas, em relação ao modelo bilíngue, assinale a alternativa CORRETA:
A Traz vantagens para comunicação, cultura, conhecimento, oportunidade no mercado de trabalho e auto estima para as pessoas surdas.
B Ocorre muitas reprovações e permanências nas mesmas séries, às vezes, até retrocessos.
C O surdo tem a permissão de utilizar a língua de sinais, porém ela é utilizada apenas como um meio para aprender a língua portuguesa.
D Os conteúdos estudados em todas as matérias são na perspectiva majoritária, ou seja, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva ouvinte.

Strobel (2008) compara as percepções históricas sobre os surdos a partir de três aspectos: o Historicismo, a História camuflada e a História Cultural.
Nesse contexto, evidenciamos o Historicismo, ou seja, aquilo que é referido na História e a História Cultural, a qual considera a percepção cultural do povo sobre o qual a História geral tem apenas uma visão parcial. Com base no que se refere ao Historicismo e a História Cultural, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Historicismo.
II- História Cultural.
( ) Os surdos narrados como deficientes e patológicos.
( ) As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas.
( ) A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação.
( ) A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.

As questões de trabalho e consumo no âmbito da surdez estão relacionadas de modo intrínseco às oportunidades de escolarização, estudo, disponibilidade de vagas, acessibilidade e legislação.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Não são necessárias readequações no mercado de trabalho, normas implícitas de conduta, de interação, de comunicação, de hierarquia e, também, de padrões linguísticos pois, é necessário que o indivíduo surdo se adeque ao local.
B Uma das dificuldades encontradas pelas pessoas surdas de serem contratadas é relativo à resistência dos empregadores em contratar pessoas surdas.
C Atualmente, as oportunidades de emprego para o povo surdo são apenas as que pressupõem menor escolaridade e especialização.
D A legislação obriga as empresas com mais de 100 funcionários a terem em seus quadros um percentual de 3% a 5% de deficientes.

A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é um documento publicado pela Unesco como resultado da Conferência Mundial dos Direitos Linguísticos, publicada em 1996, em Barcelona.
Com base nos direitos linguísticos individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito a ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística.
( ) O direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) O direito a relacionar-se e associar-se com outros membros da comunidade linguística de origem.
( ) O direito a manter e desenvolver a própria cultura.
( ) O direito a serem atendidos na sua língua nos organismos oficiais e nas relações socioeconômicas.

A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte.
Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.

Fernandes (2019, p. 7) destaca que as legislações específicas em âmbito federal apresentam a surdez, delineiam e constroem modelos e práticas de ensino voltadas aos surdos.
Com base na legislação e a identificação da norma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lei n° 10.436/2002.
II- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008).
III- Decreto n° 6.949/2009.
IV- Lei n° 13.146/ 2015.
( ) Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
( ) Documento norteador da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
( ) Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A partir de uma série de lutas e políticas, o povo surdo tem tido cada vez mais direitos e cidadania na sociedade.
Com base nas inserções sociais: representatividade, mercado de trabalho e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) É muito simples ter acesso aos bens e serviços quando estes são oferecidos em uma língua sobre a qual a pessoa não tem domínio pleno.
( ) A necessidade da linguagem para as pessoas surdas perpassa a vida em sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser cidadão dentro de sua sociedade.
( ) Historicamente, diversos grupos sofreram e ainda sofrem medidas associados a fatos opressores, seja social, econômico, político ou cultural.
( ) Quanto maior o acesso à escolarização, ao emprego, à língua sinalizada/escrita e ao conhecimento de seus direitos, menos exigente fica o consumidor para com as empresas que podem ou não o representar.

A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades, isso porque a organização daquilo que constitui as diferentes estruturas sociais, como documentos, garantia de direitos, vivências estruturadas de escolarização e trabalho são perpassadas pelo modo como as pessoas interagem pela e através da língua.
Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.

A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a inclusão pois são consideradas como direitos de todos.
Porém, para a realidade do povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações.
( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda.
( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras.
( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito através da presença (às vezes) de intérpretes.
( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da comunidade surda.

A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:989661)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 90800406
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
O processo de escolarização para estudantes surdos teve várias fases 
históricas, contando com luta por direito e inclusão do povo do surdo, passando 
pelo modelo oralista, o modelo bimodalista e a escola bilíngue. Sobre o processo 
de escolarização nas escolas inclusivas, em relação ao modelo bilíngue, assinale a 
alternativa CORRETA:
A Traz vantagens para comunicação, cultura, conhecimento, oportunidade no
mercado de trabalho e auto estima para as pessoas surdas.
B Ocorre muitas reprovações e permanências nas mesmas séries, às vezes, até
retrocessos.
C O surdo tem a permissão de utilizar a língua de sinais, porém ela é utilizada
apenas como um meio para aprender a língua portuguesa.
D
Os conteúdos estudados em todas as matérias são na perspectiva majoritária, ou
seja, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os
demais conhecimentos são na perspectiva ouvinte.
Strobel (2008) compara as percepções históricas sobre os surdos a partir de 
três aspectos: o Historicismo, a História camuflada e a História Cultural. Nesse 
contexto, evidenciamos o Historicismo, ou seja, aquilo que é referido na História e 
a História Cultural, a qual considera a percepção cultural do povo sobre o qual a 
História geral tem apenas uma visão parcial. Com base no que se refere ao 
Historicismo e a História Cultural, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Historicismo.
II- História Cultural.
( ) Os surdos narrados como deficientes e patológicos.
( ) As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas.
( ) A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação.
( ) A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 VOLTAR
A Alterar modo de visualização
1
2
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 1/7
FONTE: STROBEL, K. L. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 
Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, 2008.
A I - II - I - II.
B II - I - II - I.
C II - II - I - I.
D I - I - II - II.
As questões de trabalho e consumo no âmbito da surdez estão relacionadas de 
modo intrínseco às oportunidades de escolarização, estudo, disponibilidade de 
vagas, acessibilidade e legislação. Com base no exposto, assinale a alternativa 
INCORRETA:
A
Não são necessárias readequações no mercado de trabalho, normas implícitas
de conduta, de interação, de comunicação, de hierarquia e, também, de padrões
linguísticos pois, é necessário que o indivíduo surdo se adeque ao local.
B Uma das dificuldades encontradas pelas pessoas surdas de serem contratadas é
relativo à resistência dos empregadores em contratar pessoas surdas.
C Atualmente, as oportunidades de emprego para o povo surdo são apenas as que
pressupõem menor escolaridade e especialização.
D A legislação obriga as empresas com mais de 100 funcionários a terem em seus
quadros um percentual de 3% a 5% de deficientes.
A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos é um documento publicado 
pela Unesco como resultado da Conferência Mundial dos Direitos Linguísticos, 
publicada em 1996, em Barcelona. Segundo subscreve o próprio documento 
(UNESCO, 1996), é consequência de um acordo e se trata de um documento-base, 
produto de um processo complexo de retrospeção, que põe no debate as 
diversidades de línguas, sua promoção nos distintos Estados, seu reconhecimento 
jurídico e sua relação com o desenvolvimento, em quadro de "respeito, 
convivência e benefício recíprocos" (UNESCO, 1996). Em seu artigo 3º a 
Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996) detalha os aspectos 
referentes aos direitos linguísticos individuais. Com base nos direitos linguísticos 
individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O direito a ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística.
( ) O direito ao uso da língua em privado e em público.
( ) O direito a relacionar-se e associar-se com outros membros da comunidade 
linguística de origem.
3
4
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 2/7
( ) O direito a manter e desenvolver a própria cultura.
( ) O direito a serem atendidos na sua língua nos organismos oficiais e nas 
relações socioeconômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS LINGUÍSTICOS, 
UNESCO, 1996. Disponível em: 
http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_linguisticos.pdf.
Acesso em: 15 abr. 2021.
A V - V - F - F - F.
B F - V - F - V - V.
C V - F - V - F - F.
D V - V - V - V - F.
A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas 
discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar 
um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente 
ouvinte. Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de 
elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território 
nacional.
( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua 
Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados.
( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de 
Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e 
superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita 
da língua portuguesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 
15 abr. 2021.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - F.
5
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 3/7
D V - V - F - V.
Fernandes (2019, p. 7) destaca que as legislações específicas em âmbito 
federal "[...] apresentam a surdez, delineiam e constroem modelos e práticas de 
ensino voltadas aos surdos". Com base na legislação e a identificação da norma, 
associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Lei n° 10.436/2002.
II- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 
(BRASIL, 2008).
III- Decreto n° 6.949/2009.
IV- Lei n° 13.146/ 2015.
( ) Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
( ) Documento norteador da Educação Especial na Perspectiva da Educação 
Inclusiva.
( ) Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com 
Deficiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERNANDES, E. A. P. Políticas públicas da educação de surdos no 
século XXI: análise de documentos federais, estaduais e municipais. 2019. 
Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade 
Estadual de Campinas. Campinas.
A IV - I - II - III.
B I - II - III - IV.
C III - I - IV - II.
D II - III - I - IV.
A partir de uma série de lutas e políticas, o povo surdo tem tido cada vez mais 
direitos e cidadania na sociedade. Nesse sentido, sido discutido sobre 
possibilidades de trabalho, de comunicação e identidade em termos de inclusão e 
participação social de surdos. Com base nas inserções sociais: representatividade, 
mercado de trabalho e língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
6
7
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 4/7
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das 
coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) É muito simples ter acesso aos bens e serviços quando estes são oferecidos em 
uma língua sobre a qual a pessoa não tem domínio pleno.
( ) A necessidade da linguagem para as pessoas surdasperpassa a vida em 
sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser 
cidadão dentro de sua sociedade.
( ) Historicamente, diversos grupos sofreram e ainda sofrem medidas associados 
a fatos opressores, seja social, econômico, político ou cultural.
( ) Quanto maior o acesso à escolarização, ao emprego, à língua 
sinalizada/escrita e ao conhecimento de seus direitos, menos exigente fica o 
consumidor para com as empresas que podem ou não o representar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V - V.
B F - V - V - F - V.
C V - F - V - V - F.
D V - V - V - F - F.
A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos 
perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos. Com base no 
exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte.
( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de 
trocas linguísticas e culturais.
( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas 
políticas brasileiras.
( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas 
para estudantes surdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.
8
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 5/7
A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas 
diferentes sociedades, isso porque a organização daquilo que constitui as diferentes 
estruturas sociais, como documentos, garantia de direitos, vivências estruturadas 
de escolarização e trabalho são perpassadas pelo modo como as pessoas interagem 
pela e através da língua. Isso porque a língua e a linguagem são códigos 
estruturados socialmente que, ao mesmo tempo em que são combinados 
socialmente, estruturam a própria língua e são arbitrários, ou seja, é esse 
combinado social que atribui sentido à língua sentido este que só existe por e 
através da língua. Com base na língua e linguagem, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A língua tem o poder de fundar e estabelecer parâmetros de cidadania nas 
diferentes sociedades.
( ) A linguagem é qualquer modo de interpretação, percepção e observação das 
coisas de uma forma que pode ser extremamente pessoal e difícil de explicar.
( ) A língua é uma parte da linguagem que é socialmente estruturada, 
convencionada e organizada de forma que todas as pessoas que utilizam aquela 
língua possam se comunicar e compreender as intervenções no mundo feitas 
através dela de modo a diminuir as possibilidades de confusão entre seus usuários.
( ) É através da língua compartilhada entre os usuários que as sociedades se 
estruturam e, por isso, a inserção linguística na modalidade falada e escrita tem um 
peso extremamente importante para que as pessoas possam exercer plenamente 
seus direitos, trabalhar, estudar e viver em sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - V - V - V.
A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da 
Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a 
inclusão pois são consideradas como direitos de todos. Porém, para a realidade do 
povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem 
consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e 
F para as falsas: 
( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o 
público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia 
9
10
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 6/7
de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno 
surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações.
( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino 
de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na 
perspectiva surda.
( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que 
farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às 
vezes, nem mesmo da Libras.
( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito 
através da presença (às vezes) de intérpretes.
( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos 
ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da 
comunidade surda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F - V.
B V - V - V - F - F.
C V - F - V - V - F.
D F - F - F - V - V.
Imprimir
31/10/24, 20:42 Avaliação I - Individual
about:blank 7/7

Mais conteúdos dessa disciplina