Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Relatório de apresentação: A Terra e o Universo
Objetivo: Este trabalho visa proporcionar uma compreensão inicial do sistema solar e dos elementos que compõem o universo, incluindo planetas, satélites, estrelas, cometas e asteróides. E estabelecer uma relação entre a Terra e o universo, enfatizando a importância do nosso planeta neste vasto e complexo contexto. 
Descrição do material lúdico: Será utilizado um painel representando o sistema solar. O painel contém uma disposição visual dos planetas em ordem de proximidade do Sol, bem como descrições de outras características celestes, como cometas e asteróides. Os planetas estão em sequência, facilitando a compreensão visual da organização do sistema solar e da posição relativa dos corpos celestes. 
Conteúdo abordado: 
1. Planetas: Cada planeta será apresentado com uma breve descrição de suas principais características, como composição, tamanho, distância do Sol e aspectos especiais (por exemplo, os anéis de Saturno ou a cor vermelha de Marte). 
2. Satélites naturais: Será apresentado o conceito de satélites naturais, focando a Lua como o primeiro exemplo de satélite da Terra. A atividade explica a função dos satélites e a sua importância para os planetas. 
3. Estrelas: Foi enfatizada a importância do Sol como estrela principal do nosso sistema solar, enfatizando o seu papel essencial no suporte da vida na Terra e a sua influência nas condições climáticas e na energia recebida.
4. Cometas e asteróides: Foram introduzidos os conceitos de cometas e asteróides, explicando a sua origem, composição. 
5. A relação entre a Terra e o Universo: É enfatizada a posição da Terra no sistema solar e sua relação com outros corpos celestes. 
	Apresentação:
A Terra está localizada no Universo, que é um conjunto de astros e espaço vazios que os rodeiam. É um planeta rochoso que faz parte do sistema solar. Localizado na via láctea . Compõe se do sistema solar juntamente com mais sete planetas, classificados como rochosos ou gasosos .
A Terra é o terceiro em distanciamento, em relação ao sol, anterior a ele estão Mercúrio e Vênus, posterior vem Marte , Júpiter, Saturno, Urano, Netuno .
O universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo. E as mais variadas formas de matéria, como os planetas, as estrelas , galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.
ESTRELAS / SOL
As estrelas são enormes esferas de gás quente que emitem luz e calor devido a reações nucleares em seu interior. Elas são compostas principalmente de hidrogênio e hélio. Algumas características importantes sobre as estrelas:
Fonte de luz e energia: As estrelas brilham porque produzem energia através da fusão nuclear, um processo em que átomos de hidrogênio se fundem para formar hélio, liberando enormes quantidades de energia.
Estrela do nosso Sistema Solar: O Sol é a estrela mais próxima da Terra e a única em nosso Sistema Solar. É uma estrela de tamanho médio chamada anã amarela.
Importância: Ele é a fonte principal de luz e calor para a Terra, tornando a vida possível em nosso planeta. O Sol gera energia por meio da fusão nuclear em seu núcleo, onde o hidrogênio se transforma em hélio.
Tamanho: Embora pareça pequeno visto da Terra, o Sol é imenso — 109 vezes o diâmetro da Terra e poderia conter mais de um milhão de planetas do tamanho da Terra dentro dele.
SATÉLITES
Satélite Natural: A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela orbita nosso planeta e não tem luz própria, refletindo a luz do Sol.
Fases da Lua: Ao longo de sua órbita ao redor da Terra, a Lua passa por diferentes fases: lua nova, crescente, cheia e minguante, que são causadas pela forma como o Sol ilumina a superfície da Lua, dependendo de sua posição em relação à Terra.
Importância para a Terra:
Marés: A gravidade da Lua afeta os oceanos da Terra, criando as marés altas e baixas.
Estabilidade do eixo da Terra: A presença da Lua ajuda a estabilizar a inclinação do eixo da Terra, o que evita variações extremas no clima.
OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
MERCÚRIO E VÊNUS
 Mercúrio: é o menor planeta do sistema solar. E o mais próximo do Sol
Tem temperaturas extremas, de dia é muito quente e muito frio à noite. Atmosfera: quase inexistente, por isso retém calor.
Vênus: tem o tamanho similar ao da terra
Atmosfera: densa, composta principalmente de dióxido de carbono, causando forte efeito estufa.
E é o planeta mais quente do sistema solar, mesmo sendo o segundo a partir do sol.
Características especiais: gira no sentido oposto da maioria dos planetas.
TERRA E MARTE
Planeta Terra e o maior dos planetas rochosos, rico em oxigênio e nitrogênio , fundamentais para a vida. É o único planeta com água em estado líquido na superfície, e até aonde sabemos, é o único planeta que abriga vida.
É o quinto maior planeta do Sistema Solar, e o terceiro mais próximo do Sol.
A Terra tem uma estrutura interna dividida em crosta, manto, e núcleo. E uma estrutura externa composta por litosfera, hidrosfera, Biosfera e atmosfera final.
A Terra em relação ao sol tem uma distância, acerca de 150 milhões de Km ,É a distância ideal para permitir que a energia solar proporcione luz e calor ao planeta, necessários à vida.
Marte é conhecido como o planeta vermelho, isso se dá devido ao óxido de ferro (ferrugem ) Em sua superfície .
É um planeta muito frio, com calotas polares de gelo. Em sua superfície é
composta por Montanhas, vulcões, e vales incluindo o maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo.
é um planeta alvo de muitas explorações robótica em busca de sinais de vida
JÚPITER E SATURNO
Júpiter é maior planeta do sistema solar, tanto em diâmetro , quanto em massa, é o quinto mais próximo do sol.
É um planeta gasoso composto predominantemente por hidrogênio e hélio , tem dezenas de luas ,incluindo a maior do sistema solar , que é a Ganimedes . A
grande mancha vermelha é uma região de alta pressão persistente na atmosfera de Júpiter, provocando a maior tempestade anticiclônica do sistema solar.
Uma curiosidade sobre Júpiter é que ele tem o dia mais curto do sistema solar leva 10h pra girar uma volta completa.
Saturno é o sexto planeta a partir do sol,é o segundo maior do sistema solar atrás de
Júpiter , famoso por seus anéis que são compostos de gelo e rocha, é um planeta gasoso , com uma atmosfera predominantemente de hidrogênio e hélio , com uma quantidade muito pequena de metano , tem muitas luas , sendo Titã a maior e uma das mais interessante para a ciência. Uma curiosidade sobre Saturno , tem 9 vezes o tamanho da terra.
URANO E NETUNO
Urano é o sétimo planeta a partir do sol, o terceiro maior do sistema solar e foi o
primeiro a ser encontrado por meio de um telescópio, pelo astrônomo William em 1781.
Algumas de suas características.
Inclinação: Gira "de lado" com um eixo quase horizontal em relação a sua órbita.
Composição: Planeta gasoso, com metano em sua atmosfera, o que dá sua cor azulada.
Temperatura: Um dos planetas mais frios do sistema solar, com temperatura média de -216°C.
Netuno é o oitavo e mais distante planeta do sistema solar, conhecido por seus ventos extremos e sistema único de luas e anéis. Sua composição e atmosfera são objetos de estudo para entender melhor a formação e evolução do sistema solar.
Algumas de suas características.
Composição: Similar a Urano, com uma atmosfera rica em metano, que lhe confere a cor azul.
Atmosfera: É muito instável, e o planeta apresenta clima bastante hostil. Temperatura: Média é de 223 °C negativos.
COMETAS E ASTEROIDES
Cometas e asteroides são corpos celestes que orbitam o Sol e são restos da formação do Sistema Solar. No entanto, há algumas diferenças entre eles: Composição: Cometas são formados por gelo, poeira e rocha, enquanto asteroides são compostos por minerais e metais.
Formato: Asteroides não têm formato definido, pois não têm massa suficiente para se tornarem esféricos.
Órbita: Cometas têm órbitas mais elípticas e irregulares, enquanto os asteroides estão localizados no Cinturão Principal de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.Cauda: Cometas produzem uma cauda colorida quando se aproximam do Sol.
Velocidade: Cometas viajam três vezes mais rápido do que os asteroides.
Visibilidade: Cometas só são visíveis quando estão próximos do Sol.
Tamanho: A União Astronômica Internacional define que um asteroide deve ter pelo menos um metro de diâmetro médio.
Cometas e asteroides são alguns dos menores objetos do Sistema Solar e são considerados cápsulas do tempo que podem fornecer informações sobre a
origem do planeta Terra.
Obrigado pela Atenção!

Mais conteúdos dessa disciplina