Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Exercício de portugues
Observe as imagens a seguir, com cenas do filme de animação Valente, que representam dois momentos diferentes da história. Depois, responda às questões. 1. Você e os colegas já assistiram a esse filme? Em caso positivo, resumam oralmente o enredo, respeitando a vez de cada um falar. Se não viram o filme, escutem o resumo da história feito pelo professor. 
2. Na cena 1, observamos a princesa Mérida e sua mãe, a rainha Elinor. 
a) Descreva as expressões faciais das personagens. Que sentimentos elas podem expressar? 
a) As expressões faciais das personagens são semelhantes e mostram a testa franzida e a boca fechada e tensionada. Elas podem expressar um sentimento de braveza, de raiva
b) De acordo com o resumo construído pela turma ou lido pelo professor, que conflito existe entre a mãe e a filha no filme Valente? A mãe espera que a filha se comporte de modo mais recatado, elegante, como era esperado para as damas na época medieval, enquanto a filha gosta de cavalgar pelos campos e praticar arco e flecha, comportamentos antes considerados masculinos.
3. Observe a imagem da cena 2. a) Descreva as expressões corporais das personagens na cena. Que sentimentos elas parecem expressar? 
As expressões corporais das personagens nessa cena mostram uma de frente para a outra, com as duas mãos dadas e olhando-se nos olhos. Elas podem expressar um sentimento de cumplicidade, de união.
b) Em geral, considerando seus conhecimentos sobre os ursos, uma cena como essa poderia acontecer na realidade? Explique. Espera-se que os alunos observem que essa cena, na realidade, seria improvável, pois o urso é um animal feroz, que não daria a pata gentilmente a uma pessoa. Um ser humano buscaria se proteger do possível ataque de um urso.
c) O urso da cena é uma personagem da história que foi transformada nesse animal. Levando em conta sua resposta aos itens anteriores e o que você sabe do filme, quem pode ser essa personagem? Explique. Espera-se que os alunos observem que se trata da mãe de Mérida, pois ambas as personagens estão em harmonia, olham-se ternamente, envolvidas por uma união profunda.
4. Compare a história do filme Valente com a do conto “Os sete corvos”, que você leu no início deste capítulo. 
a) Que semelhanças você nota entre o universo e os personagens do filme e o universo e os personagens do conto? A) Espera-se que os alunos notem, entre outros aspectos, a ambientação mágica das duas histórias, que se passam em um passado distante e de fantasia, com feitiços, maldições, pessoas que se transformam em animais, seres encantados como bruxas, estrelas e astros com características humanas, etc
b) Que semelhanças você nota entre o acontecimento mágico desencadeado pelo conflito da princesa Mérida e sua mãe, no filme Valente, e o gerado pelo conflito entre o pai e os sete filhos no conto “Os sete corvos”? b) No filme e no conto, há um acontecimento mágico que transforma pessoas em animais. Em Valente, o conflito entre Mérida e sua mãe desencadeia a transformação da mãe em urso e, depois, de seus irmãos também; em “Os sete corvos”, o conflito do pai com os filhos desencadeia a transformação dos meninos em corvos.
c) No filme e no conto, os personagens principais lutam para alterar o próprio destino ou o destino de outras pessoas. Eles são bem-sucedidos nessa tentativa? Justifique com base nas histórias. Sim. Em Valente, Mérida consegue se livrar do casamento forçado e impede que sua mãe e seus irmãos se tornem ursos para sempre. Em “Os sete corvos”, a filha consegue reverter a maldição que transformou os irmãos em corvos, alterando o destino deles e de sua família.
d) Na sua opinião, é possível construir nosso destino? Explique. Não. Nosso destino já é determinado por Deus. 
5. Nos contos maravilhosos clássicos, é comum que a protagonista, uma princesa em apuros, seja salva por um príncipe, um rei, um caçador, etc. 
a) Que conto(s) com essa característica você conhece? “Branca de Neve”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, entre outros.
b) No conto “Os sete corvos” e no filme Valente, isso não acontece. Quem são os personagens que resolvem os conflitos das histórias e salvam as pessoas em apuros? No conto, é a filha, irmã dos meninos transformados em corvos, que reverte a maldição e salva os irmãos. No filme, é a princesa Mérida que salva sua mãe e seus irmãos do feitiço da bruxa que os transformou em ursos.
c) É possível dizer que a princesa Mérida, de Valente, e a filha, no conto “Os sete corvos”, rompem com o papel social geralmente atribuído às mulheres nos contos maravilhosos? Explique. Sim, pois a princesa Mérida tem um comportamento aventureiro, gosta de cavalgar pelos campos e de praticar o arco e flecha, e não quer se casar; e a filha, do conto “Os sete corvos”, aventura-se pelo mundo, sozinha, enfrentando perigos para salvar os irmãos. Ambas rompem com o papel social geralmente atribuído às mulheres nos contos maravilhosos, as quais costumam se comportar de maneira passiva, elegante, preocupando-se com casamento, obedecendo ao marido e ao pai e ocupando-se de tarefas domésticas.
6. Hoje em dia, filmes e livros buscam representar mulheres fortes e independentes. Você conhece outros contos, filmes ou produções culturais que representem mulheres com essas características? Quais? Compartilhe com a turma: Supergil, A Mulher Aranha, Miraculus.

Mais conteúdos dessa disciplina