Buscar

Cap 6 - Funções e Qualificações de Área do Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica
Engenharia de Produção
Prof.: Maria Benedicta Guimarães
Nova Friburgo, 31 de Outubro de 2012
Podemos ser conhecedores com o conhecimento de outros, mas não podemos ser sábios com a sabedoria de outros.
- Michel de Montaigne
Por:
Eduardo Andrade
Daniel Alvarez
Paula Machado
Funções e Qualificações da Área do Conhecimento
Introdução
Para que a gestão do conhecimento possa prosperar, as organizações precisam criar um conjunto de funções e qualificações para desempenhar o trabalho de apreender, distribuir e usar o conhecimento. Há muitas tarefas estratégicas e táticas a executar, sendo irrealista presumir que uma empresa possa simplesmente acrescentar atividades de gestão do conhecimento aos cargos existentes. Os seres humanos são responsáveis por agregar valor que transforma dados e informações em conhecimento. Todavia, funcionários em funções determinadas e com responsabilidades específicas devem desempenhar alguns aspectos desse processo tornando-o uma ação generalizada. O sucesso da gestão do conhecimento envolve a dedicação e o esforço de todos os funcionários, contribuindo no processo de coleta do material bruto até seu aprimoramento.
Pessoal orientado para o conhecimento
Embora os especialistas sejam fundamentais para o sucesso da gestão do conhecimento, ainda mais importantes são as atividades e atitudes daqueles que são pagos para desempenhar outras tarefas, pois se tornam os mais importantes gerentes do conhecimento. Todos eles precisam criar, compartilhar, pesquisar e usar o conhecimento em sua rotina diária adaptando a gestão como parte de suas atividades laborais. Apesar do mantra corporativo de que o conhecimento é um recurso valioso, a maioria das empresas não empreende esforços organizados no sentido de cultivar esta prática e aproveitar tal diferencial estratégico.
“A gestão do conhecimento deveria ser responsabilidade de todos.”
Trabalhadores da Gestão do Conhecimento
Algumas das funções são estritamente técnicas: escrever textos HTML e Perl para páginas na Internet, estruturar e reestruturar bancos do conhecimento e instalar e manter pacotes de software orientados para o conhecimento. Mas tecnologia pura não basta, deveriam colocar forte ênfase no aspecto de como tornar o conteúdo do conhecimento atraente e como persuadir os possuidores do conhecimento a colocá-lo num rico banco de conhecimento. Os novos cargos do conhecimento são os de integrador, bibliotecário, sintetizador, repórter e editor do conhecimento, pois nem todos tem a capacidade de esquematizar e estruturar o conhecimento além da disponibilidade de tempo exigida.
O ideal é que os trabalhadores do conhecimento possuam habilidades técnicas e intuitivas.
As organizações precisam de pessoas para extrair o conhecimento daqueles que os têm, colocar esse conhecimento numa forma estruturada e mantê-lo ou aprimorá-lo ao longo do tempo ressaltando a importância desta disciplina. Bons trabalhadores do conhecimento, de qualquer nível, deveriam ter uma combinação de habilidades hard (conhecimento estruturado, qualificações técnicas e experiência profissional) e de atributos soft (um claro senso dos aspectos culturais, políticos e pessoais do conhecimento).
 As organizações passaram a se referir a biblioteca como Centro de Recursos do Conhecimento e aos bibliotecários como Gerentes do Conhecimento de modo que suas funções não englobassem somente a localização das informações mas também, que passasem a estimular os usuários a pegar suas próprias informações através da concentração no desenvolvimento de ferramentas de navegação para familiarizar seus clientes com os recursos de conhecimento disponíveis e no aconselhamento sobre como melhor utilizar os recursos internos e externos do conhecimento.
Gerentes de Projetos do Conhecimento
O nível médio da infra-estrutura formal de gestão do conhecimento é ocupado pelo gerente de projeto do conhecimento. Muito do verdadeiro trabalho de gestão do conhecimento ocorre no contexto de projetos específicos para gerir formas determinadas do conhecimento ou melhorar certas atividades relacionadas. Gerentes de iniciativa do conhecimento deveriam ter facilidade em gestão de projetos, gestão de mudanças e de tecnologia. Idealmente, o gerente de projeto do conhecimento deveria ter uma formação que enfatizasse a criação, a distribuição ou uso do conhecimento.
O gerente de projeto do conhecimento desempenha funções de gestão de projeto tais como:
Desenvolvimento de objetivos do projeto
Formação e gestão de equipes
Determinação e getão de expectativas de clientes
Monitoramento de orçamentos e programações do projeto
Identificação e resolução de problemas do projeto
A função de gerir projetos do conhecimento exige uma mistura incomum de habilidades tecnológicas, psicológicas e de negócios. Há a necessidade de sentir-se igualmente à vontade com banco de dados acessados pela internet e com equipes autogeridas, com estruturas de conhecimento e estruturas de remuneração, pois qualquer que seja o gerente envolvido numa dada iniciativa, ele deve falar suas línguas e entender seus sistemas de valores.
 Vale ressaltar que os gerentes de projeto do conhecimento pode ter de desempenhar outros tipos de atividade nos obrigando a adotarmos multifuncionalidade.
Um pouco de humildade representa muito quando você está gerindo um projeto do conhecimento.
O gerente de projeto do conhecimento precisa estar na dianteira dos aspectos hard e soft da gestão. Deve ter a disposição e a capacidade de discutir os pontos mais sutis do aprendizado organizacional e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade de sistemas orientados para o conhecimento cumprindo prazos e orçamentos. Também devem ter habilidade e desenvoltura na hora de falar e agir expressando todo seu potencial. Gerentes do conhecimento devem ter uma certa humildade talvez, a ausência de ego, citado por um dos gerentes da Hewlett-Packard. Ele explicou que o conhecimento é um tema sensível e não devemos causar repúdio pelo arrogância intelectual, pois a personalidade dominadora que alguns adotam podem dificultar o cumprimento dos objetivos.
O Diretor do Conhecimento
Nos EUA e na Europa, existem em algumas empresas alguns cargos que lideram a gestão do conhecimento:
Diretor do Conhecimento (CKO)
Diretor do Aprendizado
Diretor de Capital Intelectual
Diretor de Transferência do Conhecimento
Diretor Global de patrimônio Intelectual
A função do diretor do conhecimento é multifacetada. Muitas empresas ainda não tem um CKO. Mesmo que não exista essa função, alguém precisa assumir as tarefas de gestão do conhecimento em um nível executivo.
Diretor do Conhecimento
Diretor do Conhecimento
Alguns verão nessa função um modismo passageiro, então as tarefas e responsabilidades do CKO devem ser enumeradas com todo cuidado.
Tarefas do CKO
“Evangelização” do conhecimento e do aprendizado a partir da KM.
Projetar, implementar e supervisionar a infra-estrutura do conhecimento na empresa.
Gerir relacionamentos com fornecedores externo do conhecimento
Fornecer material crítico para fomentar o processo de criação e uso do conhecimento na empresa.
Tarefas do CKO
Elaborar e implementar métodos de codificação do conhecimento na empresa.
Gerir os gerentes do conhecimentos da organização.
Liderar o desenvolvimento da estratégia do conhecimento.
3 responsabilidades críticas do CKO	
Construir uma cultura do conhecimento;
Criar uma infra-estrutura para a KM;
Tornar a KM economicamente compensadora.
Outras importantes metas do CKO:	
Mudar a cultura a longo prazo;
A curto prazo, promover cultura do conhecimento através de programas educacionais, programas de incentivo e exemplo de gerência.
 Gestão do Conhecimento		
Envolve estações de trabalho, redes, bancos de dados, mecanismos de pesquisa e ferramentas de processamento de texto.
Questões ligadas a RH são mais difíceis de criar e gerir.
Exemplo de Sucesso	
John Peet, CKO da Ernst & Young, estabeleceu uma infra-estrutura organizacional substancial para
a gestão do conhecimento. A empresa conta com conselhos do conhecimento em nível internacional, nacional e de unidades de negócios (auditoria, impostos, consultoria).
Para obter sucesso em sua KM...
Tempo, esforço e dinheiro…
O CKO deve determinar de que maneira uma melhor gestão do conhecimento ajudará a empresa a ganhar ou a economizar dinheiro e deve ser capaz de documentar essa inter-relação.
Números são as armas supremas na hora de revisão do orçamento.
Características imprescindíveis ao CKO
Um bom CKO combina uma orientação para o conhecimento explícito e baseada em tecnologia com uma percepção aguçada dos fatores culturais e comportamentais que impedem ou possibilitam o conhecimento.
Headhunters revelam ser difícil encontrar essa combinação de atributos hard e soft numa mesma pessoa.
A função CKO
	No organograma de uma empresa, há 3 opções para localizar a função CKO:
Alto cargo independente;
Combinar com a função de RH;
Combinar com sistemas de informação.
Problema!	
Combinar a KM com outras áreas pode fazer diluir a importância do conhecimento e enviar uma mensagem de que ela é menos importantes que as funções tradicionais.
Solução!
A situação ideal é criar uma função independente que se conecte com as outras áreas.
Parâmetros para Gestão do Conhecimento	
Se o cargo for denominado DIRETOR DO CONHECIMENTO, o foco provável é a captação e alavancagem ao conhecimento estrutado, tendo a TI como facilitadora-mor.
Se for DIRETOR DE APRENDIZAGEM, o foco central provável será a capacitação e treinamento.
Exemplo da Coca-Cola
Judith Rosenblum, como gestora do conhecimento, realizou um trabalho que inclui aprendizado organizacional, gestão do conhecimento e estabelecimento de sólidos vínculos entre conhecimento, aprendizado e valor para o acionista. 
Cada uma dessas áreas está sob responsabilidade de um gerente que se reporta a Rosenblum, cuja função é integrá-las.
Exemplo da Coca-Cola
Onde existe o CKO?
Funções de CKO são mais apropriadas para empresas nas quais o conhecimento é um recurso essencial para os negócios. Empresas de profissionais liberais tem essa característica…
Essas instituições perceberam que seus clientes buscam o conhecimento agregado dos seus quadros de pessoal atuantes no mundo inteiro…
Onde existe o CKO?
CKOs também são apropriados em empresas onde o conhecimento é embutido nos produtos vendidos ou é fundamental para os serviços oferecidos: 
Indústria de computadores;
Setores de Seguros: conhecimento de avaliação de risco e conhecimento de investimento.
Porém…
Nem sempre criar o cargo de CKO é uma boa idéia! Mesmo quando a empresa tem histórico de gestão do conhecimento… 
Exemplo: a Hewlett-Packard possui uma série de unidades de negócios descentralizadas e autônomas, uma função centralizada de CKO pode ir contra a cultura da HP.
Dica!
Quando houver obstáculos à criação de uma posição de CKO em si, recomenda-se combiná-la com outras funções afim de facilitar o processo.
Vários diretores de informação da HP e da Coca-Cola assumiram a gestão do conhecimento como parte de suas responsabilidades gerais.
Observações
Sozinho, um CKO pode fazer muito pouco, ele precisa de gerentes que realizem o trabalho tático.
É muito importante ressaltar que a gestão do conhecimento é um campo emergente, explorado principalmente em empresas com ambientes voláteis. Para implantá-la, é preciso se preparar para ajustes frequentes em sua estrutura.
Pesquisador anônimo:
“A importância fundamental das redes informais em empresas de alta tecnologia advém do fato de que a produtividade de entidades baseadas no conhecimento depende de habilidades, qualificações, compromissos, motivações e relacionamentos dos funcionários. Eles não podem ser programados em torno de funções e posições predeterminadas, numa hierarquia semelhante a uma máquina. Além disso, a mudança contínua costuma tornar as funções e posições institucionalizadas algo obsoletas.”
Conclusão
	Se existe um princípio supremo a se ter em mente com relação a funções e responsabilidades ligadas ao conhecimento, esse princípio é que eleas devem ser cargos reais que exigem recursos específicos.
	Um dos motivos pelos quais o conhecimento não foi bem gerido no passado foi a falta de um responsável por ele.
	No conturbado muito dos negócios, agregar essa função a colaboradores já atarefados pode trazer problemas. Eles devem ficar satisfeitos em gerir seu próprio conhecimento e compartilhá-lo com os outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais