Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sistema Urinário
Professor: Carlos Henrique Correa Casa Grande
SISTEMA URINÁRIO: GERAL
As células do corpo humano durante seu metabolismo, liberam uma série de elementos sólidos (ureia, creatina, ácido urino, etc.) e gasosos (gás carbônico). O Sistema urinário é um dos quartos sistemas pela excreção dessas substancias, através da urina.
A regulação da concentração de substancias excretadas na urina, permite que o corpo controle a quantidade de substancias no sangue.
SISTEMA URINÁRIO: GERAL
O Sistema Urinário é composto por:
Rins
Vias Urinárias
Ureteres
Bexiga
Uretra
SISTEMA URINÁRIO: RINS
SISTEMA URINÁRIO: RINS
Os rins são órgãos de coloração vermelho-tijolo, e estão situados na altura da cintura, ficando um em cada lado da coluna vertebral. Destinam-se a retirar as substâncias tóxicas do sangue, formando a urina.
A Artéria Renal penetra neste órgão, levando sangue arterial distribuindo-o pelas várias unidades renais responsáveis por sua filtração. Após a filtração, o sangue retorna pela veia renal.
SISTEMA URINÁRIO: RINS
CORTEX RENAL OU PORÇÃO CORTICAL DO RIM
MEDULA RENAL OU PORÇÃO MEDULAR DO RIM
CÁPSULA FIBROSA DO RIM
URETER
ARTÉRIA
RENAL
VEIA
RENAL
VISTA ANTERIOR EM CORTE CORONAL
SISTEMA URINÁRIO: RINS - NÉFRON
As unidades renais são chamadas de Néfrons. Eles são um conjunto de tubos, responsáveis por realizar a filtração sanguínea e por fim, gerar a urina. Cada rim possui em média 1.200.000 de néfrons.
Possuem as seguintes partes: 
Capsula de Bowman (Capsula Renal) e Glomérulo
Túbulo Proximal
Alça de Henle (Alça do Néfron)
Túbulo Distal
Porção do Ducto Coletor (vários néfrons compartilham um mesmo Ducto Coletor)
SISTEMA URINÁRIO: RINS - NÉFRON
SISTEMA URINÁRIO: RINS – NÉFRON: A URINA
A urina tem 96% de água, na qual sais, toxinas, pigmentos, hormônios e decompostos proteicos estão dissolvidos. É uma solução aquosa e complexa. 
Normalmente, o débito urinário é de aproximadamente 1500ml.
SISTEMA URINÁRIO: URETER
SISTEMA URINÁRIO: URETER
São dois tubos, um de cada rim, que funcionam no transporte de urina dos rins e a conduz até a bexiga. Cada um deles começa na pelve renal, que vai até a região posterior da bexiga urinária. 
É dotado de peristaltismo, com ondas que começam na pelve e terminam na bexiga.
SISTEMA URINÁRIO: BEXIGA
SISTEMA URINÁRIO: BEXIGA
Está situada na parte posterior em relação a sínfise púbica. É uma bolsa muscular que serve de reservatório para a urina, que chega de forma contínua pelos ureteres. 
Sua capacidade de reserva varia de indivíduo para individuo, podendo chegar até 1 litro. Mas após um enchimento de 250 a 300ml, já ocorre a necessidade de urinar, provocando assim a saída da urina pela uretra.
SISTEMA URINÁRIO: BEXIGA
Internamente, possui um músculo que se contrai involuntariamente, o Esfíncter Interno. Após sua saída, possui um outro músculo, que é voluntário e permite que impeçamos a saída da urina, o Esfíncter Externo.
ESFINCTER INTERNO
ESFINCTER EXTERNO
14
SISTEMA URINÁRIO: BEXIGA
O Sistema Nervoso Autônomo controla a atividade involuntária da musculatura lisa da bexiga e das vias urinarias. 
SISTEMA URINÁRIO: URETRA
SISTEMA URINÁRIO: URETRA
É um canal que conduz a urina da Bexiga para o meio externo. A uretra feminina termina em um orifício denominado meato urinário, por meio do qual a urina é eliminada para o meio externo.
A uretra feminina é um canal curto, de aproximadamente 4cm de comprimento, com a finalidade de conduzir a urina para o exterior.
A Uretra masculina mede, aproximadamente 20cm e está dividida em três porções: Prostática (3cm), Membranosa (1cm) e Esponjosa (16cm, porção peniana). É uma via comum tanto para a micção quanto para a ejaculação.
OBRIGADO!
image1.png
image2.png
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.png

Mais conteúdos dessa disciplina