Buscar

O NOME DA ROSA - RESENHA CRÍTICA 2013

Prévia do material em texto

UN ESTÁCIO | SÃO LUÍS
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
ALUNO: CARLOS EDUARDO CORRÊA ARAÚJO
 RESENHA CRÍTICA DO FILME: “O NOME DA ROSA”. 
    O filme se passa em 1327, quando William de Braskerville, um monge franciscano chega a uma abadia juntamente com o noviço, cuja educação lhe foi confiada, Adso Von Melk. Neste mosteiro beneditino continha, nessa época, a  maior biblioteca cristã do mundo, porém poucos tinham acesso. Ao Chegar, William percebe que há algo de errado. Várias mortes ocorrem, e misteriosamente as vítimas são encontradas com a ponta dos dedos e a língua preta. O monge e o noviço começam a investigar o caso, embora não apoiados pelos demais monges, que acreditavam ser obra de satanás que havia entrado no mosteiro e matados os tais homens. O jovem Adso se apaixona por uma mendiga que encontra numa espécie de celeiro.
          No decorrer do filme, percebemos a indignação do clero com o “riso”, pregando que Jesus nunca sorria, e que o riso era para tolos. A igreja não aceitava e punia severamente, acusados de heresia, aqueles que se se contrapôs aos seus dogmas. Por isso, era comum a prática de esconder livros de pensadores antigos que viessem a despertar questionamentos a respeito da igreja e da palavra de Deus. O filme data da época que ocorreu o Renascimento cultural, movimento que anunciava a valorização do homem em contraste com o divino. É implícito que o monge Willian era influenciado por essas ideias, visto que soluciona o caso usando muito mais a razão do que a fé.
          Havia um livro escrito por Aristóteles, filósofo grego, que falava justamente sobre o riso. “Discutiremos como a comédia estimula o prazer no ridículo, usando pessoas vulgares e divertindo-se com seus defeitos.” Essa foi à frase lida por William ao encontra-lo. Verifica-se que as vítimas haviam folheado este livro, que estaria com as páginas envenenadas, para que quem conseguisse ter acesso a este, não tivesse tempo de divulgar as ideias nele contidas.
          Porém, antes que William solucione o caso, chega ao Mosteiro o Inquisidor Bernardo Gui, que acusa a mendiga de ser bruxa, e culpada pelos assassinatos, trabalhando para o demônio. Mesmo sabendo que tal denuncia não procede, William se omite, pois não se pode contestar o veredicto de um inquisidor, sob pena de ser acusado também de herege. Bernardo Gui se prepara para a inquisição. No julgamento, Gui convida ao abádi, e William de Braskerville para confirmar sua sentença, porém o último acaba por contestar a mesma. Afirmando que os acontecimentos tem ligação com um livro envenenado que fora escondido. Sua consideração não foi levada a sério pelos monges, e William pagaria por ter se contraposto ao inquisidor. Porém após os acusados serem retirados do local, ocorre mais uma morte no mosteiro e a vítima também está com a língua e o dedo manchados de preto, provando que William estava certo. Bernardo Gui, nessa ocasião o acusa de ser o verdadeiro assassino. Enquanto inicia-se o ritual da santa inquisição, Wiliam e Adso encontram o Livro de Aristóteles na biblioteca, que está em posse de Jorge de Burgos, o velho bibliotecário cego, o verdadeiro culpado, que incendeia a biblioteca. Apavorados com o fogo, os monges fogem do mosteiro interrompendo assim a inquisição. William e Adso conseguem se salvar. E quando vão embora Adso ainda encontra a mendiga por quem se apaixonou viva e a salvo. Porém toma a decisão de seguir sem ela.
          O filme é contado pelo próprio Adso, já velho, e é baseado em fatos verídicos. O filme é claro ao apresentar o proceder da Igreja Católica na Idade Média, privando as pessoas do conhecimento, temendo que isso as levasse a deixar de temer a Deus, e consequentemente a ela própria. E as práticas da fogueira da Santa Inquisição, em que milhares de inocentes foram mortos, por irem contra os princípios estabelecidos pela Igreja.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes