Buscar

AV2 - Didática

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV2_201201806739 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201806739 - LORENA PISANI PIRES
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,8 de 8,0        Nota do Trabalho: 0        Nota de Participação: 2        Data: 29/08/2013 14:31:29
	
	 1a Questão (Cód.: 89859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Planejamento é "um processo que envolve operações mentais como: analisar, refletir, definir, selecionar estruturar, distribuir ao longo do tempo, prever formas de agir e organizar" (HAYDT, 2006, p.99). O resultado deste processo mental reconhecemos como:
		
	
	Etapas do planejamento
	
	Estratégias de ensino
	
	Recursos de ensino e procedimento didático
	 
	Plano didático
	
	Procedimentos didáticos adequados aos objetivos de ensino
	
	 2a Questão (Cód.: 39655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. Nesta perspectiva, o plano curricular é de fundamental importância para a escola e para o aluno porque:
I_ É a expressão viva e real da filosofia da educação seguida pela escola;
II_ Representa as disciplinas e conteúdos a serem absorvidos pelos alunos, determinados pelos Conselhos Estaduais de Educação;
III_ Representa os esforços de um colegiado, envolvendo situações de ensino;
IV_ É a força que transforma a realidade social através da vida escolar.
Estão CORRETAS as alternativas:
		
	 
	I e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e III
	 3a Questão (Cód.: 30780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo os PCNs, "a interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos" (BRASIL, 2002, p. 34-36, grifo nosso). Acerca deste conceito, o PCN estabelece ainda que a interdisciplinaridade, na perspectiva escolar:
		
	
	Nenhuma das alternativas mencionadas
	
	tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para desenvolver uma aula mais tradicional.
	 
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista.
	
	não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob o olhar de um único ponto de vista.
	
	não tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas, mas pretende criar um novo modelo de ensino a partir de novas disciplinas.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 47956)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(CETRO/SP- 2008) Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é
		
	
	realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas.
	
	uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística.
	 
	sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados.
	
	determinado pelos órgãos competentes, devendo a escola cumprir o planejamento educacional, independente do planejamento da escola.
	
	mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola.
	 5a Questão (Cód.: 30783)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao iniciar o ano letivo, a Professora Ana soube que teria uma aluna com Síndrome de Down em sua sala de aula. Agindo adequadamente e de acordo com perspectivas construtivistas e progressistas da educação:
I. fez as adaptações necessárias em seu planejamento de ensino a fim de possibilitar a participação de todos os alunos;
II. solicitou à orientação pedagógica que a encaminhasse para uma turma especial, na qual pudesse ser melhor atendida.
III. sugeriu à direção um grupo de estudos que possibilitasse contribuir com subsídios teóricos e práticos para lidar com a aluna.
IV. solicitou apoio do coletivo da escola para auxiliá-la a lidar com a nova aluna.
Estão corretos somente os itens:
		
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	 
	I e III.
	 
	I, III e IV.
	 6a Questão (Cód.: 172958)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje, com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão de informação, novas reflexões sobre o papel da educação e das organizações educacionais tomam cada vez mais espaço na vida social. É preciso considerar os contextos, as cotidianidades e sentidos construídos. Assim, a Didática passa a ser vista como "Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica". (CANDAU, 2004). Em outras palavras, podemos dizer que se trata da:
		
	
	Sistematização-mecanização-sistematização
	 
	Ação-reflexão-ação
	
	Reprodução-memorização-reprodução
	
	Transmissão-assimilação-transmissão
	
	Normatização-aceitação-normatização
	 7a Questão (Cód.: 59293)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Fundamentado na perspectiva liberal tradicional, conceitue didática.
		
	
Resposta: Didática é o conjunto de recursos que se usam para a transmissão de conteúdos/conhecimento do professor para o aluno. De maneira direta. O professor é dono do conhecimento e o aluno o receptor.
	
Gabarito: É um conjunto de técnicas, de procedimentos de ensino específicos para orientar os alunos na aprendizagem das matérias programadas, do saber, da cultura erudita elaborada por gerações anteriores, tendo em vista os objetivos educacionais previamente determinados; é um processo de transmissão e assimilação do conteúdo; um conjunto de normas que orientam a atuação do professor no sentido de que o aluno adquira conhecimentos e habilidades intelectuais através da recepção da informação.
	 8a Questão (Cód.: 90087)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	O Jornal O Globo publicou uma reportagem sobre a avaliação da aprendizagem na qual uma professora (Eloiza da Silva) afirmava: "não adianta entregar uma prova rabiscada para o aluno. Ele tem que entender de que forma foi avaliado, porque errou". (O Globo, 13 de junho de 2004). Essa posição da professora nos remete a necessidade de analisar o erro para trabalhá-lo melhor. Um professor, preocupado com essa necessidade diria ao aluno que errou:  "o seu erro me interessa". Esta concepção de avaliação da aprendizagem defendida aponta para uma avaliação a serviço da aprendizagem. Identifique a avaliação e explique-a.
		
	
Resposta: Avaliação crítica. É aquela avaliação que permite ao aluno aprender com o erro. Usar o erro como fonte de aprendizagem. E que na verdade pode não considerar erro e sim a posição a partir de uma perspectiva diferente.
	
Gabarito: Avaliação formativa que deve ocorrer durante o processo de aprendizagem garantindo a aquisição de novas propostas a serem apresentadas , o que possibilita a construção do conhecimento pelo aluno e o acompanhamento a lógica da aprendizagem, pelo professor
	
	 9a Questão (Cód.: 30502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Tendência Pedagógica que toma partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudo e habilidades e hábitos de raciocínio científico de modo a irem formando a consciência crítica face às realidades sociais numa preparação de transformação da sociedade e do próprio indivíduo é:
		
	
	a Liberal Renovada
	
	a Liberal Tradicional
	
	a Crítico Reprodutivista
	 
	a Crítico-Social dos Conteúdos
	
	a Liberal Tecnicista
	 10a Questão (Cód.: 30874)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do diálogo abaixo entre aluno e professor, marque a única alternativa INCORRETA:Aluno: "Professor, o que é teorema de pitágoras?"
Professor: "João, eu sou professor de português e não de matemática!"
		
	
	O professor não dialoga com as ciências.
	
	O professor não tem visão ampla de mundo.
	 
	O professor tem visão interdisciplinar.
	
	O professor está aprisionado ao mito do porto seguro.
	
	Faltou a esse professor articulação do pensamento.

Outros materiais

Perguntas Recentes