Buscar

TEXTO DE APOIO SISTEMAS E O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES-2

Prévia do material em texto

SISTEMAS E O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
1	CONCEITO DE SISTEMAS
Um sistema é um conjunto integrado de partes íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e busca atingir um só objetivo. 
1.1	OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM SISTEMA
Entradas ou insumos (inputs): um sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação. 
Saídas ou resultados( outputs): as estradas são devidamente processadas e transformadas em resultados exportadas de novo  ao ambiente na forma de produtos ou serviços,.. 
Subsistemas: são partes do sistemas que processam toda atividades e constituem o sistema. Os subsistemas são ligados integrados através de uma rede de comunicações. 
Retroação ( feedeback): é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido  regulá-la  dentro de parâmetros. 
Limites: a separação entre o que é a organização e o que é o ambiente que a envolve externamente. As fronteiras representam a periferia da organização que se relaciona com ambiente externo.
1.2	CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 
Sistemas fechados : são sistemas sem intercâmbio com o ambiente, portanto, inteiramente programados e determinísticos. Na verdade não existe sistemas totalmente fechados, mas sim sistema herméticos a qualquer influência ambiental, seu funcionamento é perfeitamente previsível e programado. 
Sistemas abertos: são sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente probabilísticos e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas entradas e saídas. 
1.3	AS EMPRESAS COMO SISTEMAS ABERTOS
A empresa deve ser entendida como um sistema aberto. É um todo composto de partes (áreas) interagindo entre si. Há insumos (os recursos de entrada) e há produtos na saída (podem ser bens ou serviços). Como sistema aberto, a empresa recebe influência de seu ambiente externo. Como sistema, a interação entre todas as partes é que garantirá o processamento ordenado para que haja o produto esperado.
2	OS RECURSOS ORGANIZACIONAIS
Os Recursos Organizacionais são os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais. Quando se fala em recursos não estamos nos referindo apenas a dinheiro, mas nos referimos às matérias primas utilizadas nas produções, nos serviços prestados pelas organizações, matérias, equipamentos e colaboradores.
De modo geral, os recursos podem se divididos em cinco grupos:
• recursos físicos ou materiais, 
• recursos financeiros, 
• recursos humanos, 
• recursos mercadológicos, e 
• recursos administrativos.
Os RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS, compreendem o espaço físico, os prédios e terrenos, o processo produtivo, a tecnologia utilizada no processo de produção dos bens e serviços produzidos pela organização. 
Os RECURSOS FINANCEIROS, compreendem os recursos na forma de capital, fluxo de caixa, investimentos, aplicações, empréstimos, financiamento etc.
Os RECURSOS HUMANOS, são as pessoas que compõe as organizações independentes do nível de hierárquico. Os recursos humanos estão distribuídos nos diversos níveis institucionais (direção), no nível intermediário (gerencia e assessoria) e no nível operacional (técnicos, colaboradores, alem dos supervisores de linha). Uma observação importante é que, mesmo classificadas como “recursos”, para fins meramente didáticos, a concepção que se tem hoje das pessoas nas organizações não é mais desta forma. Vê-se hoje que pessoas estão acima. Não são recursos, são potencializadoras e ativadoras de recursos.
Os RECURSOS MERCADOLÓGICOS, compreendem todos os métodos utilizados pelas organizações para análise de mercado (de consumidor e concorrente), planejamento de venda, execução e controle de qualidade, promoções, propagandas pelos meios de comunicação, lançamento de novos produtos no mercado com novas tecnologias necessárias para a demanda do mercado de acordo com as exigências dos consumidores e assistência técnicas. 
Os RECURSOS ADMINISTRATIVOS, são as coordenações utilizadas pelas organizações, compreendem as atividades de planejamento, organização e controle das tomadas de decisões. É responsável pela distribuição de informações dentro e fora da organização.
Todos os Recursos organizacionais precisam ser captados do ambiente, aplicados internamente dentro do sistema, mantidos, desenvolvidos e controlados, para que o sistema seja eficaz, eficiente e efetivo.
3	O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
	O ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Cabe aos gestores monitorarem constantemente o ambiente para detectar ameaças ou oportunidades para suas organizações. Fatores tais como a elevação da taxa de juros, a mudança de hábitos dos consumidores, mudanças tributárias e muitos outros, podem influenciar a trajetória empresarial.
	A expressão “ambiente organizacional” diz respeito ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas, que podem influenciar o desempenho empresarial.
	O ambiente externo é o contexto no qual as empresas operam e situa-se fora dos limites da mesma. Por esta razão, não há como controlar os eventos do ambiente externo, apenas monitorar e traçar estratégias para aproveitá-los (se forem oportunidades) ou reduzirem seu estrago (se forem ameaças). 
O ambiente externo se sub-divide em Ambiente Contextual ou Macroambiente. Neste, os fatores atingem a todas as empresas, independentemente do ramo em que atuem. Os principais fatores do macroambiente externo que podem impactar o desempenho empresarial, são:
Fatores econômicos
Fatores políticos
Fatores legais
Fatores sócio-culturais
Fatores demográficos
Fatores tecnológicos
	O segundo conjunto de fatores externos que podem influenciar o desempenho da empresa compõe o chamado Ambiente de Tarefa ou ambiente operacional. Estes fatores impactarão de modo mais direto as empresas que atuam em determinado segmento ou uma empresa específica (como no caso das empresas fabricantes de cigarros, o fator mudança de comportamento do cliente). Fatores que compõem o Ambiente de Tarefa ou ambiente operacional:
Fornecedores
Concorrentes
Grupos de interesses especiais
Clientes
Meios de comunicação social
Instituições financeiras
Como um sistema aberto, as empresas estão sujeitas aos impactos de todos estes fatores ambientais externos. Um bom sistema de gestão dispõe de elementos para constantemente monitorar e analisar o que se passa nestes ambientes (macroambiente e ambiente de tarefa) para antecipar-se e agir tanto aproveitando as oportunidades oferecidas quanto as ameaças advindas destas mudanças.

Continue navegando