Logo Passei Direto
Buscar

patologia adriana uni 2-mesclado

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os marcadores cardíacos são proteínas liberadas na circulação pelo músculo cardíaco lesado, após sofrer morte celular em decorrência da isquemia ou necrose do miocárdio. O objetivo da quantificação dos marcadores cardíacos é fornecer resultados que demonstrem a realidade da condição de saúde do paciente, sendo úteis para confirmar o diagnóstico de infarto (MCPHERSON; PINCUS, 2012; BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre os marcadores cardíacos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – A troponina é um complexo de três proteínas: Troponina C, I e T, que são distribuídas em tecidos musculares cardíaco, esquelético e liso. Todavia no tecido cardíaco há somente a presença da isoformas T.
II - A troponina cardíaca é o marcador mais importante, sua detecção é indicativo de lesão miocárdica tardia, pois seus níveis plasmáticos caem de modo lento após uma lesão cardíaca.
III - A creatinoquinase (CK) apresenta duas isoformas (MM e MB) que são liberadas na circulação em decorrência de dano tecidual. Na prática clínica é utilizada a subforma da CK-MB para quantificação da concentração plasmática, por ser um marcador precoce de lesão miocárdica, sendo possível sua detecção em menos de 6 horas.
IV - A mioglobina não é considerada um marcador específico para lesão cardíaca, por ser uma proteína que se liga ao oxigênio no músculo cardíaco e esquelético, seus níveis aumentam com a prática de atividade física. A realização do exame de mioglobina é útil no diagnóstico de lesão músculo esquelético.
V – A mioglobina apresenta a vantagem de ser um marcador cardíaco tardio, sua liberação na circulação sanguínea após lesão tecidual precede a liberação da CK-MB, auxiliando na detecção do infarto agudo do miocárdio.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III, IV estão corretas.
d. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes, é uma metodologia de química seca, que apesar da fácil utilização, representam reações químicas múltiplas e complexas, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos automatizados (BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre a análise dos parâmetro químicos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – O pH urinário tem papel importante na detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos de origem metabólica e respiratória. O pH urinário varia entre 4,0 – 8,0 sofrendo variações de acordo com a dieta do indivíduo, dietas ricas em proteínas são responsáveis por urinas ácidas, enquanto dieta vegetariana torna a urina alcalina, sendo um fator diretamente relacionado com a formação de cálculos renais.
II – A proteinúria é um dos principais indicadores de doença renal, sua quantificação no período de 24 horas determina se a proteinúria equivale a perda intensa, moderada e mínima de proteínas.
III – Os parâmetros de glicose e corpos cetônicos são importantes para o diagnóstico de distúrbios metabólicos como no diabetes melito.
IV – Os parâmetros para detecção de bilirrubina e urobilinogênio são importantes no diagnóstico de doenças hepáticas como, hepatites e cirrose hepática.
V – O parâmetro de nitrito indica se há ou não presença de bactérias na urina, somente bactérias gram-positivas possuem a capacidade de reduzir o nitrato, presente na urina, a nitrito.
a. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, II, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e V estão corretas.

A litíase urinária é uma estrutura sólida formada a partir de componentes presentes na urina, com dimensão e localização capazes de conferir significado clínico-patológico. Os cálculos podem estar localizados ao longo do trato urinário, nos rins, nos ureteres e na bexiga. É uma doença crônica associada a um alto número de recorrências e hospitalizações. No Brasil, estima-se uma prevalência de 5% de pacientes litiásicos e, no mundo, a incidência de litíase é estimada em 5 a 10%, correspondendo à terceira doença mais frequente do trato geniturinário (MENDES et al., 2016). Sobre os cristais urinários, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I – Os cristais são encontrados frequentemente na análise do sedimento urinário, como consequência da precipitação de sais presentes na urina e sua formação depende do pH urinário.
II – Por isso, eles são classificados de acordo com variação do pH urinário e sua relação clínica em: Cristais de urina ácida normal, cristais de urina alcalina normal e cristais de urina anormal, sendo estes relacionados a condições patológicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, cor branca, procurou a emergência de um hospital em Novo Hamburgo devido a um ferimento, em uma das pernas, com dificuldade de cura e apresentando hematomas. Foram realizados exames iniciais em que apresentou no hemograma: ● Anemia normocítica, normocrômica ● Hemoglobina de 8,90g/dL, ● Eritrócitos de 2,74 milhões/mm3 ● Hematócrito de 25,70% Total de leucócitos de 15.930/uL, com 15% de blastos, 3% de promielócito, 6% de mielócito, 6% de metamielócito, 20% de bastonetes, 23,5% de segmentados, 0,1% de eosinófilos, 0,2% de basófilos, 18,3% de monócitos, 7,9% de linfócitos e número de plaquetas reduzido. A partir desses resultados, juntamente com a avaliação clínica, suspeitou-se de leucemia. O paciente foi internado no hospital. No dia seguinte à internação, observou-se a rápida evolução da doença, caracterizando uma leucemia aguda, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva, com total de leucócitos de 64.800/uL (20% de blastos), anemia severa com hemoglobina de 4,60 g/dL, eritrócitos de 1,47 milhões /mm3, hematócrito de 14,20%, anisocitose, pecilocitose e policromatofilia com contagem de plaquetas de 34.000 p/mm3.
Considerando a rápida evolução do quadro clínico do paciente, caracterizando a ocorrência de leucemia aguda, analise as assertivas a seguir:
I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso, pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide.
II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). Considerando as adaptações celulares referentes ao tecido respiratório, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O tabagismo promove uma irritação crônica e persistente no tecido epitelial respiratório, resultando na substituição de um tipo de tecido celular por outro, essa adaptação celular é chamada de hiperplasia.
II. A exposição persistente aos agentes nocivos causadores da adaptação celular, pode levar à modificação dos tipos celulares, predispondo a transformação maligna do epitélio respiratório, originando um tipo de câncer de pulmão, que se forma através de células escamosas malignas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Neoplasia significa “novo crescimento”, esse nome se refere ao fato das células neoplásicas serem transformadas porque continuam a se replicar, de forma desordenada e “desatentas” às influências regulatórias que controlam o crescimento celular normal. As neoplasias são a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares como sendo, a responsável pelo maior número de óbitos. Associada a alta incidência de mortalidade das neoplasias, encontra-se o sofrimento físico e emocional impostos pelas neoplasias (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). Sobre o diagnóstico das neoplasias hematológicas (NH), analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I – O diagnóstico das NH é difícil devido à variedade de sinais clínicos apresentados pelos pacientes portadores de NH, como anemia intensa, sangramentos e choque séptico, por isso há necessidade de realizar a associação de exames laboratoriais para garantir a confirmação do diagnóstico.
II – Dentre os exames diagnósticos utilizados, estão: hemograma, mielograma, e biópsia de medula óssea.
III – O mielograma é um método que permite a detecção de células metastáticas infiltradas na medula óssea.
IV – O hemograma é um exame diagnóstico que permite a observação inicial dos casos de NH, sendo utilizado para acompanhamento das leucemias.
V – A biópsia da medula óssea consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

A adaptação celular surge em decorrência de um processo patológico ou estresse fisiológico e quando a capacidade de adaptação é excedida ocorre o desenvolvimento da lesão celular que podem ser reversíveis ou irreversíveis. Todavia, as adaptações celulares são alterações reversíveis, caracterizada pela capacidade das células, dos tecidos ou do próprio indivíduo modificar suas funções mediante um estímulo (BRASILEIRO FILHO, 2016; KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013).
Sobre as adaptações celulares, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
a. As adaptações celulares patológicas são uma resposta causada por um estímulo normal que pode ser hormonal ou mediada por fatores químicos endógenos.
b. Considera-se as adaptações celulares como alterações reversíveis, porque o estresse fisiológico persistente promove a evolução para morte celular.
c. As adaptações celulares são consideradas alterações reversíveis devido à capacidade de regressão do processo lesivo e, após um certo período, as células retornam ao seu estado basal.
d. As adaptações celulares fisiológicas são caracterizadas por serem respostas ao estresse que permitem às células modular sua estrutura e função escapando da lesão.
e. As principais respostas adaptativas celulares são: hipertrofia e hiperplasia.
a. As adaptações celulares patológicas são uma resposta causada por um estímulo normal que pode ser hormonal ou mediada por fatores químicos endógenos.
b. Considera-se as adaptações celulares como alterações reversíveis, porque o estresse fisiológico persistente promove a evolução para morte celular.
c. As adaptações celulares são consideradas alterações reversíveis devido à capacidade de regressão do processo lesivo e, após um certo período, as células retornam ao seu estado basal.
d. As adaptações celulares fisiológicas são caracterizadas por serem respostas ao estresse que permitem às células modular sua estrutura e função escapando da lesão.
e. As principais respostas adaptativas celulares são: hipertrofia e hiperplasia.

A fase analítica do exame de urina inicia-se com o exame macroscópico da amostra que pode ser dividida em exame físico-químico da urina e compreende a análise visual dos parâmetros urinários (BARCELOS; AQUINO, 2018; ROCHA, 2014). Sobre os parâmetros analisados no exame macroscópico, assinale a alternativa correta. a. A determinação do volume urinário é um parâmetro macroscópico que está relacionado com a ingestão de água do indivíduo. Em condições normais um indivíduo adulto produz em média, entre 600 e 2.000 mL de urina/dia. O termo utilizado para determinar o aumento do volume de urina acima de 2.000mL de urina em 24 horas é poliúria, sendo uma condição presente no diabetes melito causada pelo excesso de glicose que precisa ser eliminado do organismo, provocando a diurese do soluto. b. A cor da urina depende diretamente da quantidade de água ingerida, apresentando-se normalmente incolor ou possuindo tons variados de amarelo, sendo a bilirrubina o pigmento responsável pela coloração da urina. c. A presença de depósito na urina está relacionada com o estado de hidratação do indivíduo, ou seja, a quantidade de líquido ingerida pelo indivíduo. Sendo a densidade caracterizada pela diminuição do volume de urina em menos de 500mL em 24 horas. d. O odor é um parâmetro do exame macroscópico da urina e está relacionada com a quantidade de substâncias suspensas na amostra, o normal é a urina apresentar um leve odor aromático, amostras com supercrescimento bacteriano podem apresentar odor amoniacal e fétido. e. O aspecto da urina normal é límpido ou turvo, podendo sofrer alteração devido a quantidade de elementos celulares na urina.

O exame de urina de rotina consiste na avaliação física, química e microscópica dos sedimentos urinários, sendo um dos exames complementares mais realizados no dia a dia médico. Isso se deve ao fato de ser um teste barato, não invasivo, de um material biológico de fácil obtenção e por revelar informações importantes sobre a função renal e a etiologias de diversas enfermidades (SILVA et al., 2021). Sobre as fases analíticas do exame de urina, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - A fase pré-analítica do exame de urina compreende a coleta da urina, conservação, transporte e armazenamento da amostra. Sendo a coleta da urina uma etapa importante, é recomendado retenção urinária de no mínimo 4 horas para coleta da amostra, habitualmente a coleta da urina é obtida na primeira urina da manhã por apresentar boa concentração de elementos celulares.
II - A fase analítica do exame de urina é composta apenas pelo exame macroscópico da amostra.
III - O exame microscópico dos elementos urinários compõem a fase pós-analítica do exame de urina.
IV - O exame macroscópico compreende a análise visual dos parâmetros urinários, como: cor, aspecto, depósito, odor da urina e volume, seguindo para análise física de densidade urinária.
V – A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes que determinam os seguintes parâmetros de pH da amostra de urina, presença de sangue, proteína, glicose, bilirrubina, urobilinogênio, corpos cetônicos, nitrito e leucócitos.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
e. Apenas I e V estão corretas.

A inflamação é definida como uma resposta orgânica local, cuja função protetora destrói ou neutraliza agentes nocivos causadores do dano celular, sendo uma resposta visível a uma reação imune mediada por células do hospedeiro, vasos sanguíneos, proteínas e mediadores inflamatórios.
Sobre as características do processo inflamatório, analise as seguintes assertivas:
( ) A resposta inflamatória é identificada pela ocorrência de sinais clássicos, sendo eles: calor, rubor, tumor, dor e perda de função.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de linfócitos e macrófagos.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de neutrófilos, sendo o tipo de infiltrado celular a única característica que a difere da inflamação crônica.
( ) A inflamação crônica apresenta maior tempo de duração, podendo ser causada por exposição prolongada ao agente nocivo, doenças autoimunes e infecção persistente. A presença de granulomas é de ocorrência obrigatória e surge como consequência da ação dos macrófagos que circunda o agente nocivo formando agregados.
( ) A inflamação crônica caracteriza-se por três alterações, são elas: 1) Infiltração de celular com presença de macrófagos, linfócitos e plasmócitos; 2) destruição tecidual induzida pelos produtos das células inflamatórias e 3) reparo tecidual, angiogênese e fibrose.
a. V, F, V, V, F
b. V, V, F, F, V
c. V, F, F, F, V
d. V, F, V, F, V
e. V, V, V, F, F

O choque é a via comum final de vários eventos potencialmente fatais, incluindo trauma, queimaduras extensas, embolia pulmonar e sepse. Independentemente da causa, o choque se caracteriza por hipoperfusão sistêmica dos tecidos, podendo ser causado por diminuição do débito cardíaco ou do volume sanguíneo circulante efetivo. As consequências são o comprometimento da perfusão tecidual e a hipóxia celular. Embora inicialmente o choque seja reversível, quando prolongado leva eventualmente a uma lesão tecidual irreversível que muitas vezes se comprova fatal (KUMAR, 2013). Sobre os tipos de choque, analise as assertivas abaixo:
I – Choque hipovolêmico caracteriza-se pela diminuição do débito cardíaco, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado e está relacionado com o infarto do miocárdio.
II – Choque anafilático é uma reação alérgica grave, iniciado por uma reação de hipersensibilidade tipo 1 (mediada por IgE), associada com vasodilatação sistêmica e permeabilidade vascular aumentada. Os sintomas surgem poucos segundos ou minutos após contato direto com a substância capaz de desencadear resposta inflamatória grave.
III – Choque cardiogênico caracteriza-se pela restrição no enchimento das câmaras cardíacas. As principais causas são embolia pulmonar maciça (bloqueio do fluxo sanguíneo nas artérias pulmonares) e hidro ou hemopericárdio agudos que levam a restrição diastólica por preenchimento do espaço pericárdico por líquido de edema ou por sangue.
IV - Choque séptico é causado por infecções generalizadas que desencadeiam resposta imunológica severa, capaz de ativar o sistema de coagulação, originando trombos pelo corpo, levando à isquemia. Pode levar à falência múltipla de órgãos e ao óbito.
V – Choque neurogênico caracteriza-se pela incapacidade de fornecimento de sangue para o corpo devido à perda de volume plasmático ou hemorragias, perda líquida por queimaduras graves, diarréias graves, vômitos prolongados ou traumas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os marcadores cardíacos são proteínas liberadas na circulação pelo músculo cardíaco lesado, após sofrer morte celular em decorrência da isquemia ou necrose do miocárdio. O objetivo da quantificação dos marcadores cardíacos é fornecer resultados que demonstrem a realidade da condição de saúde do paciente, sendo úteis para confirmar o diagnóstico de infarto (MCPHERSON; PINCUS, 2012; BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre os marcadores cardíacos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – A troponina é um complexo de três proteínas: Troponina C, I e T, que são distribuídas em tecidos musculares cardíaco, esquelético e liso. Todavia no tecido cardíaco há somente a presença da isoformas T.
II - A troponina cardíaca é o marcador mais importante, sua detecção é indicativo de lesão miocárdica tardia, pois seus níveis plasmáticos caem de modo lento após uma lesão cardíaca.
III - A creatinoquinase (CK) apresenta duas isoformas (MM e MB) que são liberadas na circulação em decorrência de dano tecidual. Na prática clínica é utilizada a subforma da CK-MB para quantificação da concentração plasmática, por ser um marcador precoce de lesão miocárdica, sendo possível sua detecção em menos de 6 horas.
IV - A mioglobina não é considerada um marcador específico para lesão cardíaca, por ser uma proteína que se liga ao oxigênio no músculo cardíaco e esquelético, seus níveis aumentam com a prática de atividade física. A realização do exame de mioglobina é útil no diagnóstico de lesão músculo esquelético.
V – A mioglobina apresenta a vantagem de ser um marcador cardíaco tardio, sua liberação na circulação sanguínea após lesão tecidual precede a liberação da CK-MB, auxiliando na detecção do infarto agudo do miocárdio.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III, IV estão corretas.
d. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes, é uma metodologia de química seca, que apesar da fácil utilização, representam reações químicas múltiplas e complexas, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos automatizados (BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre a análise dos parâmetro químicos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – O pH urinário tem papel importante na detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos de origem metabólica e respiratória. O pH urinário varia entre 4,0 – 8,0 sofrendo variações de acordo com a dieta do indivíduo, dietas ricas em proteínas são responsáveis por urinas ácidas, enquanto dieta vegetariana torna a urina alcalina, sendo um fator diretamente relacionado com a formação de cálculos renais.
II – A proteinúria é um dos principais indicadores de doença renal, sua quantificação no período de 24 horas determina se a proteinúria equivale a perda intensa, moderada e mínima de proteínas.
III – Os parâmetros de glicose e corpos cetônicos são importantes para o diagnóstico de distúrbios metabólicos como no diabetes melito.
IV – Os parâmetros para detecção de bilirrubina e urobilinogênio são importantes no diagnóstico de doenças hepáticas como, hepatites e cirrose hepática.
V – O parâmetro de nitrito indica se há ou não presença de bactérias na urina, somente bactérias gram-positivas possuem a capacidade de reduzir o nitrato, presente na urina, a nitrito.
a. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, II, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e V estão corretas.

A litíase urinária é uma estrutura sólida formada a partir de componentes presentes na urina, com dimensão e localização capazes de conferir significado clínico-patológico. Os cálculos podem estar localizados ao longo do trato urinário, nos rins, nos ureteres e na bexiga. É uma doença crônica associada a um alto número de recorrências e hospitalizações. No Brasil, estima-se uma prevalência de 5% de pacientes litiásicos e, no mundo, a incidência de litíase é estimada em 5 a 10%, correspondendo à terceira doença mais frequente do trato geniturinário (MENDES et al., 2016). Sobre os cristais urinários, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I – Os cristais são encontrados frequentemente na análise do sedimento urinário, como consequência da precipitação de sais presentes na urina e sua formação depende do pH urinário.
II – Por isso, eles são classificados de acordo com variação do pH urinário e sua relação clínica em: Cristais de urina ácida normal, cristais de urina alcalina normal e cristais de urina anormal, sendo estes relacionados a condições patológicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, cor branca, procurou a emergência de um hospital em Novo Hamburgo devido a um ferimento, em uma das pernas, com dificuldade de cura e apresentando hematomas. Foram realizados exames iniciais em que apresentou no hemograma: ● Anemia normocítica, normocrômica ● Hemoglobina de 8,90g/dL, ● Eritrócitos de 2,74 milhões/mm3 ● Hematócrito de 25,70% Total de leucócitos de 15.930/uL, com 15% de blastos, 3% de promielócito, 6% de mielócito, 6% de metamielócito, 20% de bastonetes, 23,5% de segmentados, 0,1% de eosinófilos, 0,2% de basófilos, 18,3% de monócitos, 7,9% de linfócitos e número de plaquetas reduzido. A partir desses resultados, juntamente com a avaliação clínica, suspeitou-se de leucemia. O paciente foi internado no hospital. No dia seguinte à internação, observou-se a rápida evolução da doença, caracterizando uma leucemia aguda, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva, com total de leucócitos de 64.800/uL (20% de blastos), anemia severa com hemoglobina de 4,60 g/dL, eritrócitos de 1,47 milhões /mm3, hematócrito de 14,20%, anisocitose, pecilocitose e policromatofilia com contagem de plaquetas de 34.000 p/mm3.
Considerando a rápida evolução do quadro clínico do paciente, caracterizando a ocorrência de leucemia aguda, analise as assertivas a seguir:
I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso, pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide.
II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). Considerando as adaptações celulares referentes ao tecido respiratório, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O tabagismo promove uma irritação crônica e persistente no tecido epitelial respiratório, resultando na substituição de um tipo de tecido celular por outro, essa adaptação celular é chamada de hiperplasia.
II. A exposição persistente aos agentes nocivos causadores da adaptação celular, pode levar à modificação dos tipos celulares, predispondo a transformação maligna do epitélio respiratório, originando um tipo de câncer de pulmão, que se forma através de células escamosas malignas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Neoplasia significa “novo crescimento”, esse nome se refere ao fato das células neoplásicas serem transformadas porque continuam a se replicar, de forma desordenada e “desatentas” às influências regulatórias que controlam o crescimento celular normal. As neoplasias são a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares como sendo, a responsável pelo maior número de óbitos. Associada a alta incidência de mortalidade das neoplasias, encontra-se o sofrimento físico e emocional impostos pelas neoplasias (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). Sobre o diagnóstico das neoplasias hematológicas (NH), analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I – O diagnóstico das NH é difícil devido à variedade de sinais clínicos apresentados pelos pacientes portadores de NH, como anemia intensa, sangramentos e choque séptico, por isso há necessidade de realizar a associação de exames laboratoriais para garantir a confirmação do diagnóstico.
II – Dentre os exames diagnósticos utilizados, estão: hemograma, mielograma, e biópsia de medula óssea.
III – O mielograma é um método que permite a detecção de células metastáticas infiltradas na medula óssea.
IV – O hemograma é um exame diagnóstico que permite a observação inicial dos casos de NH, sendo utilizado para acompanhamento das leucemias.
V – A biópsia da medula óssea consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

A adaptação celular surge em decorrência de um processo patológico ou estresse fisiológico e quando a capacidade de adaptação é excedida ocorre o desenvolvimento da lesão celular que podem ser reversíveis ou irreversíveis. Todavia, as adaptações celulares são alterações reversíveis, caracterizada pela capacidade das células, dos tecidos ou do próprio indivíduo modificar suas funções mediante um estímulo (BRASILEIRO FILHO, 2016; KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013).
Sobre as adaptações celulares, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
a. As adaptações celulares patológicas são uma resposta causada por um estímulo normal que pode ser hormonal ou mediada por fatores químicos endógenos.
b. Considera-se as adaptações celulares como alterações reversíveis, porque o estresse fisiológico persistente promove a evolução para morte celular.
c. As adaptações celulares são consideradas alterações reversíveis devido à capacidade de regressão do processo lesivo e, após um certo período, as células retornam ao seu estado basal.
d. As adaptações celulares fisiológicas são caracterizadas por serem respostas ao estresse que permitem às células modular sua estrutura e função escapando da lesão.
e. As principais respostas adaptativas celulares são: hipertrofia e hiperplasia.
a. As adaptações celulares patológicas são uma resposta causada por um estímulo normal que pode ser hormonal ou mediada por fatores químicos endógenos.
b. Considera-se as adaptações celulares como alterações reversíveis, porque o estresse fisiológico persistente promove a evolução para morte celular.
c. As adaptações celulares são consideradas alterações reversíveis devido à capacidade de regressão do processo lesivo e, após um certo período, as células retornam ao seu estado basal.
d. As adaptações celulares fisiológicas são caracterizadas por serem respostas ao estresse que permitem às células modular sua estrutura e função escapando da lesão.
e. As principais respostas adaptativas celulares são: hipertrofia e hiperplasia.

A fase analítica do exame de urina inicia-se com o exame macroscópico da amostra que pode ser dividida em exame físico-químico da urina e compreende a análise visual dos parâmetros urinários (BARCELOS; AQUINO, 2018; ROCHA, 2014). Sobre os parâmetros analisados no exame macroscópico, assinale a alternativa correta. a. A determinação do volume urinário é um parâmetro macroscópico que está relacionado com a ingestão de água do indivíduo. Em condições normais um indivíduo adulto produz em média, entre 600 e 2.000 mL de urina/dia. O termo utilizado para determinar o aumento do volume de urina acima de 2.000mL de urina em 24 horas é poliúria, sendo uma condição presente no diabetes melito causada pelo excesso de glicose que precisa ser eliminado do organismo, provocando a diurese do soluto. b. A cor da urina depende diretamente da quantidade de água ingerida, apresentando-se normalmente incolor ou possuindo tons variados de amarelo, sendo a bilirrubina o pigmento responsável pela coloração da urina. c. A presença de depósito na urina está relacionada com o estado de hidratação do indivíduo, ou seja, a quantidade de líquido ingerida pelo indivíduo. Sendo a densidade caracterizada pela diminuição do volume de urina em menos de 500mL em 24 horas. d. O odor é um parâmetro do exame macroscópico da urina e está relacionada com a quantidade de substâncias suspensas na amostra, o normal é a urina apresentar um leve odor aromático, amostras com supercrescimento bacteriano podem apresentar odor amoniacal e fétido. e. O aspecto da urina normal é límpido ou turvo, podendo sofrer alteração devido a quantidade de elementos celulares na urina.

O exame de urina de rotina consiste na avaliação física, química e microscópica dos sedimentos urinários, sendo um dos exames complementares mais realizados no dia a dia médico. Isso se deve ao fato de ser um teste barato, não invasivo, de um material biológico de fácil obtenção e por revelar informações importantes sobre a função renal e a etiologias de diversas enfermidades (SILVA et al., 2021). Sobre as fases analíticas do exame de urina, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - A fase pré-analítica do exame de urina compreende a coleta da urina, conservação, transporte e armazenamento da amostra. Sendo a coleta da urina uma etapa importante, é recomendado retenção urinária de no mínimo 4 horas para coleta da amostra, habitualmente a coleta da urina é obtida na primeira urina da manhã por apresentar boa concentração de elementos celulares.
II - A fase analítica do exame de urina é composta apenas pelo exame macroscópico da amostra.
III - O exame microscópico dos elementos urinários compõem a fase pós-analítica do exame de urina.
IV - O exame macroscópico compreende a análise visual dos parâmetros urinários, como: cor, aspecto, depósito, odor da urina e volume, seguindo para análise física de densidade urinária.
V – A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes que determinam os seguintes parâmetros de pH da amostra de urina, presença de sangue, proteína, glicose, bilirrubina, urobilinogênio, corpos cetônicos, nitrito e leucócitos.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
e. Apenas I e V estão corretas.

A inflamação é definida como uma resposta orgânica local, cuja função protetora destrói ou neutraliza agentes nocivos causadores do dano celular, sendo uma resposta visível a uma reação imune mediada por células do hospedeiro, vasos sanguíneos, proteínas e mediadores inflamatórios.
Sobre as características do processo inflamatório, analise as seguintes assertivas:
( ) A resposta inflamatória é identificada pela ocorrência de sinais clássicos, sendo eles: calor, rubor, tumor, dor e perda de função.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de linfócitos e macrófagos.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de neutrófilos, sendo o tipo de infiltrado celular a única característica que a difere da inflamação crônica.
( ) A inflamação crônica apresenta maior tempo de duração, podendo ser causada por exposição prolongada ao agente nocivo, doenças autoimunes e infecção persistente. A presença de granulomas é de ocorrência obrigatória e surge como consequência da ação dos macrófagos que circunda o agente nocivo formando agregados.
( ) A inflamação crônica caracteriza-se por três alterações, são elas: 1) Infiltração de celular com presença de macrófagos, linfócitos e plasmócitos; 2) destruição tecidual induzida pelos produtos das células inflamatórias e 3) reparo tecidual, angiogênese e fibrose.
a. V, F, V, V, F
b. V, V, F, F, V
c. V, F, F, F, V
d. V, F, V, F, V
e. V, V, V, F, F

O choque é a via comum final de vários eventos potencialmente fatais, incluindo trauma, queimaduras extensas, embolia pulmonar e sepse. Independentemente da causa, o choque se caracteriza por hipoperfusão sistêmica dos tecidos, podendo ser causado por diminuição do débito cardíaco ou do volume sanguíneo circulante efetivo. As consequências são o comprometimento da perfusão tecidual e a hipóxia celular. Embora inicialmente o choque seja reversível, quando prolongado leva eventualmente a uma lesão tecidual irreversível que muitas vezes se comprova fatal (KUMAR, 2013). Sobre os tipos de choque, analise as assertivas abaixo:
I – Choque hipovolêmico caracteriza-se pela diminuição do débito cardíaco, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado e está relacionado com o infarto do miocárdio.
II – Choque anafilático é uma reação alérgica grave, iniciado por uma reação de hipersensibilidade tipo 1 (mediada por IgE), associada com vasodilatação sistêmica e permeabilidade vascular aumentada. Os sintomas surgem poucos segundos ou minutos após contato direto com a substância capaz de desencadear resposta inflamatória grave.
III – Choque cardiogênico caracteriza-se pela restrição no enchimento das câmaras cardíacas. As principais causas são embolia pulmonar maciça (bloqueio do fluxo sanguíneo nas artérias pulmonares) e hidro ou hemopericárdio agudos que levam a restrição diastólica por preenchimento do espaço pericárdico por líquido de edema ou por sangue.
IV - Choque séptico é causado por infecções generalizadas que desencadeiam resposta imunológica severa, capaz de ativar o sistema de coagulação, originando trombos pelo corpo, levando à isquemia. Pode levar à falência múltipla de órgãos e ao óbito.
V – Choque neurogênico caracteriza-se pela incapacidade de fornecimento de sangue para o corpo devido à perda de volume plasmático ou hemorragias, perda líquida por queimaduras graves, diarréias graves, vômitos prolongados ou traumas.

Prévia do material em texto

Iniciado em sexta, 22 nov 2024, 17:10
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 22 nov 2024, 17:17
Tempo
empregado
6 minutos 55 segundos
Questão 1
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental
semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da
nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como:
monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as
principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas (MINISTÉRIO DA
SAÚDE, 2022).
Considerando as adaptações celulares referentes ao tecido respiratório, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre
elas.
I. O tabagismo promove uma irritação crônica e persistente no tecido epitelial respiratório, resultando na substituição de
um tipo de tecido celular por outro, essa adaptação celular é chamada de hiperplasia.
PORQUE:
II. A exposição persistente aos agentes nocivos causadores da adaptação celular, pode levar à modificação dos tipos
celulares, predispondo a transformação maligna do epitélio respiratório, originando um tipo de câncer de pulmão, que se
forma através de células escamosas malignas
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está correta.
Painel / Minhas Disciplinas / BACHARELADO EM BIOMEDICINA-8224- PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA MATRIZ 2023
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DE 22/11/2024 A 24/11/2024 - VALOR 6,0 PONTOS
/ AA4 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA DE 22/11/2024 A 24/11/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482#section-11
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1607284
Questão 2
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Neoplasia significa “novo crescimento”, esse nome se refere ao fato das células neoplásicas serem transformadas porque
continuam a se replicar, de forma desordenada e “desatentas” às influências regulatórias que controlam o crescimento celular
normal. As neoplasias são a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, ficando atrás somente das doenças
cardiovasculares como sendo, a responsável pelo maior número de óbitos. Associada a alta incidência de mortalidade das
neoplasias, encontra-se o sofrimento físico e emocional impostos pelas neoplasias (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). Sobre o
diagnóstico das neoplasias hematológicas (NH), analise as seguintes assertivas:
 
I – O diagnóstico das NH é difícil devido à variedade de sinais clínicos apresentados pelos pacientes portadores de NH, como
anemia intensa, sangramentos e choque séptico, por isso há necessidade de realizar a associação de exames laboratoriais para
garantir a confirmação do diagnóstico.
II – Dentre os exames diagnósticos utilizados, estão: hemograma, mielograma, e biópsia de medula óssea.
III – O mielograma é um método que permite a detecção de células metastáticas infiltradas na medula óssea.
IV – O hemograma é um exame diagnóstico que permite a observação inicial dos casos de NH, sendo utilizado para
acompanhamento das leucemias.
V – A biópsia da medula óssea consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise
histológica da população de células presentes na região medular.
 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
b. Apenas I, II e V estão corretas.
c. Apenas I, III e V estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Questão 4
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A adaptação celular surge em decorrência de um processo patológico ou  estresse fisiológico e quando a capacidade de
adaptação é excedida ocorre o desenvolvimento da lesão celular que podem ser reversíveis ou irreversíveis. Todavia, as
adaptações celulares são alterações reversíveis, caracterizada pela capacidade das células, dos tecidos ou do próprio indivíduo
modificar suas funções mediante um estímulo (BRASILEIRO FILHO, 2016; KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013).
Sobre as adaptações celulares, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
a. As adaptações celulares patológicas são uma resposta causada por um estímulo normal que pode ser hormonal ou
mediada por fatores químicos endógenos.
b. Considera-se as adaptações celulares como alterações reversíveis, porque o estresse fisiológico persistente promove a
evolução para morte celular.
c. As adaptações celulares são consideradas alterações reversíveis devido à capacidade de regressão do processo lesivo e,
após um certo período, as células retornam ao seu estado basal.
d. As adaptações celulares fisiológicas são caracterizadas por serem respostas ao estresse que permitem às células
modular sua estrutura e função escapando da lesão.
e. As principais respostas adaptativas celulares são: hipertrofia e hiperplasia.
Sua resposta está correta.
Analise o seguinte conceito: Choque classificado como distributivo que pode ser causado por trauma raquimedular, compressão
da medula espinal ou por lesão cerebral. A falta de comunicação entre cérebro e o restante do corpo, ocorre dilatação dos
vasos sanguíneos que compromete o fornecimento de oxigênio aos tecidos. Assim, o volume sanguíneo é mal distribuído,
deslocando muito sangue para regiões periféricas.
O conceito acima se refere a qual tipo de choque, assinale a alternativa correta.
a. Choque cardiogênico.
b. Choque anafilático.
c. Choque séptico.
d. Choque obstrutivo.
e. Choque neurogênico.
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Questão 6
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O exame de rotina de urina, também chamado de EAS (elementos anormais e sedimentos), é um exame de triagem comumente
associado com o diagnóstico de infecção do trato urinário e consiste em análise física, química e morfológica dos sedimentos
urinários. Sobre a refratometria, assinale a alternativa que indique corretamente em qual parâmetro analítico essa técnica é
utilizada:
a. Aspecto.
b. Determinação do pH urinário.
c. Volume urinário.
d. Corpos cetônicos.
e. Densidade urinária.
Sua resposta está correta.
A hematologia permite a quantificação das células sanguíneas por meio de análises de concentração, estrutura e função das
células presentes no sangue, que analisa a série vermelha, série branca e a série plaquetária (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
– FACULDADE DE MEDICINA)
 Determine qual é o principal exame utilizado na hematologia que analisa da série vermelha, branca e contagem de plaquetas,
possibilitando a identificação de doenças hematológicas, assinale a alternativa correta.
a. Mielograma.
b. Plaquetograma.
c. Coagulograma.
d. Espermograma.
e. Hemograma.
Sua resposta está correta.
Questão 7
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A fase analítica do exame de urina inicia-se com o exame macroscópico da amostra que pode ser dividida em exame físico-
químico da urina e  compreende a análise visual dos parâmetros urinários (BARCELOS; AQUINO, 2018; ROCHA, 2014). Sobre os
parâmetros analisados no exame macroscópico, assinale a alternativa correta.
a. O aspecto da urina normal é límpido ou turvo, podendo sofrer alteraçãodevido a quantidade de elementos celulares
na urina.
b. A determinação do volume urinário é um parâmetro macroscópico que está relacionado com a ingestão de água do
indivíduo. Em condições normais um indivíduo adulto produz em média, entre 600 e 2.000 mL de urina/dia. O termo
utilizado para determinar o aumento do volume de urina acima de 2.000mL de urina em 24 horas é poliúria, sendo uma
condição presente no diabetes melito causada pelo excesso de glicose que precisa ser eliminado do organismo,
provocando a diurese do soluto.
c. O odor é um parâmetro do exame macroscópico da urina e está relacionada com a quantidade de substâncias
suspensas na amostra, o normal é a urina apresentar um leve odor aromático, amostras com supercrescimento
bacteriano podem apresentar odor amoniacal e fétido.
d. A cor da urina depende diretamente da quantidade de água ingerida, apresentando-se normalmente incolor ou
possuindo tons variados de amarelo, sendo a bilirrubina o pigmento responsável pela coloração da urina.
e. A presença de depósito na urina está relacionada com o estado de hidratação do indivíduo, ou seja, a quantidade de
líquido ingerida pelo indivíduo. Sendo a densidade caracterizada pela diminuição do volume de urina em menos de
500mL em 24 horas.
Sua resposta está incorreta.
Questão 8
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O exame de urina de rotina consiste na avaliação física, química e microscópica dos sedimentos urinários, sendo um dos exames
complementares mais realizados no dia a dia médico. Isso se deve ao fato de ser um teste barato, não invasivo, de um material
biológico de fácil obtenção e por revelar informações importantes sobre a função renal e a etiologias de diversas enfermidades
(SILVA et al., 2021). Sobre as fases analíticas do exame de urina, analise as assertivas abaixo:
 
I - A fase pré-analítica do exame de urina compreende a coleta da urina, conservação, transporte e armazenamento da amostra.
Sendo a coleta da urina uma etapa importante, é recomendado retenção urinária de no mínimo 4 horas para coleta da amostra,
habitualmente a coleta da urina é obtida na primeira urina da manhã por apresentar boa concentração de elementos celulares.
II - A fase analítica do exame de urina é composta apenas pelo exame macroscópico da amostra.
III - O exame microscópico dos elementos urinários compõem a fase pós-analítica do exame de urina.
IV - O exame macroscópico compreende a análise visual dos parâmetros urinários, como: cor, aspecto, depósito, odor da urina e
volume, seguindo para análise física de densidade urinária.
V – A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes que determinam os seguintes parâmetros de pH da amostra
de urina, presença de sangue, proteína, glicose, bilirrubina, urobilinogênio, corpos cetônicos, nitrito e leucócitos.
 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e V estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
e. Apenas I, IV e V estão corretas.
Sua resposta está correta.
Questão 9
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A inflamação é definida como uma resposta orgânica local, cuja função protetora destrói ou neutraliza agentes nocivos
causadores do dano celular, sendo uma resposta visível a uma reação imune mediada por células do hospedeiro, vasos
sanguíneos, proteínas e mediadores inflamatórios.
Sobre as características do processo inflamatório, analise as seguintes assertivas:
(   ) A resposta inflamatória é identificada pela ocorrência de sinais clássicos, sendo eles: calor, rubor, tumor, dor e perda de
função.
(   ) A inflamação aguda  possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo
sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de linfócitos e macrófagos.
(   ) A inflamação aguda  possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo
sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de neutrófilos, sendo o tipo de infiltrado celular a única
característica que a difere da inflamação crônica.
(   ) A inflamação crônica apresenta maior tempo de duração, podendo ser causada por exposição prolongada ao agente
nocivo, doenças autoimunes e infecção persistente. A presença de granulomas é de ocorrência obrigatória e surge como
consequência da ação dos macrófagos que circunda o agente nocivo formando agregados.
(   ) A inflamação crônica caracteriza-se por três alterações, são elas: 1) Infiltração de celular com presença de macrófagos,
linfócitos e plasmócitos; 2) destruição tecidual induzida pelos produtos das células inflamatórias e 3)  reparo tecidual,
angiogênese e fibrose.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a. V, F, F, F, V
b. V, V, V, F, F
c. V, V, F, F, V
d. V, F, V, F, V
e. V, F, V, V, F
Sua resposta está incorreta.
Questão 10
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O choque é a via comum final de vários eventos potencialmente fatais, incluindo trauma, queimaduras extensas, embolia
pulmonar e sepse. Independentemente da causa, o choque se caracteriza por hipoperfusão sistêmica dos tecidos, podendo ser
causado por diminuição do débito cardíaco ou do volume sanguíneo circulante efetivo. As consequências são o
comprometimento da perfusão tecidual e a hipóxia celular. Embora inicialmente o choque seja reversível, quando prolongado
leva eventualmente a uma lesão tecidual irreversível que muitas vezes se comprova fatal (KUMAR, 2013). Sobre os tipos de
choque, analise as assertivas abaixo:
I – Choque hipovolêmico caracteriza-se pela diminuição do débito cardíaco, resultando em perfusão tecidual inadequada,
apesar do volume circulante adequado e está relacionado com o infarto do miocárdio.
II – Choque anafilático é uma reação alérgica grave, iniciado por uma reação de hipersensibilidade tipo 1 (mediada por IgE),
associado com vasodilatação sistêmica e permeabilidade vascular aumentada. Os sintomas surgem poucos segundos ou
minutos após contato direto com a substância capaz de desencadear resposta inflamatória grave.
III – Choque cardiogênico caracteriza-se pela restrição no enchimento das câmaras cardíacas. As principais causas são
embolia pulmonar maciça (bloqueio do fluxo sanguíneo nas artérias pulmonares) e hidro ou hemopericárdio agudos que
levam a restrição diastólica por preenchimento do espaço pericárdico por líquido de edema ou por sangue.
IV -  Choque séptico é causado por infecções generalizadas que desencadeiam resposta imunológica severa, capaz de
ativar o sistema de coagulação, originando trombos pelo corpo, levando à isquemia. Pode levar à falência múltipla de
órgãos e ao óbito.
V – Choque neurogênico caracteriza-se pela incapacidade de fornecimento de sangue para o corpo devido à perda de
volume plasmático ou hemorragias, perda líquida por queimaduras graves, diarréias graves, vômitos prolongados ou
traumas.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III, IV e V estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e V estão corretas.
Sua resposta está correta.
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
AA5 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DE 02/12/2024 A 04/12/2024- VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=1607283&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1607285&forceview=1
Iniciado em sexta, 22 nov 2024, 16:56
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 22 nov 2024, 17:10
Tempo
empregado
14 minutos 38 segundos
Questão 1
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
As queimaduras são uma das lesões domésticas mais comuns, especialmente entre as crianças, sendo caracterizadas por lesões
cutâneas graves que promovem a morte das células afetadas. A maioria das pessoas pode se recuperar de queimaduras sem
consequências graves para a saúde, dependendo da causa e do grau da lesão. As queimaduras leves não necessitam de
cuidados médicos de emergência e evoluem rapidamente para cura. Considerando ascaracterísticas relacionadas à inflamação,
analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Durante o processo inflamatório, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo em resposta à vasoconstrição do sangue.
II. Durante o processo inflamatório, após a vasoconstrição, ocorre o aumento da permeabilidade vascular, cuja finalidade é
permitir a migração de células e substâncias pelo vaso sanguíneo.
III. Durante a inflamação, os neutrófilos polimorfonucleares são as primeiras células envolvidas no processo, elas rolam e
migram do interior do vaso sanguíneo diretamente para o tecido periférico danificado.
IV. O curso do processo inflamatório agudo resultará em cura e restauração completa dos tecidos originais, culminando no
reparo do tecido destruído através da cicatrização.
Estão corretas:
a. Apenas I, III e IV.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas II e III.
d. Apenas III e IV.
e. Apenas I e II.
Sua resposta está correta.
Painel / Minhas Disciplinas / BACHARELADO EM BIOMEDICINA-8224- PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA MATRIZ 2023
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DE 22/11/2024 A 24/11/2024 - VALOR 6,0 PONTOS
/ AA4 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA DE 22/11/2024 A 24/11/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=49482#section-11
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1607284
Questão 2
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A tromboembolia caracteriza-se pela liberação de um trombo sólido na corrente sanguínea, enquanto na ateroembolia ocorre a
liberação de fragmentos de cristais de colesterol que podem entupir vasos. O terceiro tipo de embolia sólida é a embolia
tumoral, em que células tumorais viajam por vasos sanguíneos ou linfáticos e estabelecerá outro foco tumoral distante de sua
origem (metástase). Outros tipos de embolia são as causadas por líquido, gorduras ou gases (BRASILEIRO FILHO, 2016).
Considerando que uma paciente do sexo feminino, 40 anos, 72 horas após ser submetida ao procedimetno de
lipoaspiração, apresentou dispnéia súbita, febre, taquipnéia e taquicardia. Radiografia torácica e eco-doppler de membros
inferiores eram normais, mas a hipoperfusão pulmonar à cintilografia sugeriu tromboembolismo.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que indique corretamente o tipo de tromboembolia sistêmica que acomete
a paciente:
a. Tromboembolia líquida.
b. Tromboembolia pulmonar.
c. Tromboembolia gordura e líquida.
d. Tromboembolia gordurosa.
e. Tromboembolia gasosa.
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Os marcadores cardíacos são proteínas liberadas na circulação pelo músculo cardíaco lesado, após sofrer morte celular em
decorrência da isquemia ou necrose do miocárdio. O objetivo da quantificação dos marcadores cardíacos é fornecer resultados
que demonstrem a realidade da condição de saúde do paciente, sendo úteis para confirmar o diagnóstico de infarto
(MCPHERSON; PINCUS, 2012; BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre os marcadores cardíacos, analise as assertivas abaixo:
 
I – A troponina é um complexo de três proteínas: Troponina C, I e T, que são distribuídas em tecidos musculares cardíaco,
esquelético e liso. Todavia no tecido cardíaco há somente a presença da isoformas T.
II - A troponina cardíaca é o marcador mais importante, sua detecção é indicativo de lesão miocárdica tardia, pois seus níveis
plasmáticos caem de modo lento após uma lesão cardíaca.
III - A creatinoquinase (CK) apresenta duas isoformas (MM e MB) que são liberadas na circulação em decorrência de dano
tecidual. Na prática clínica é utilizada a subforma da CK-MB para quantificação da concentração plasmática, por ser um
marcador precoce de lesão miocárdica, sendo possível sua detecção em menos de 6 horas.
IV - A mioglobina não é considerada um marcador específico para lesão cardíaca, por ser uma proteína que se liga ao oxigênio
no músculo cardíaco e esquelético, seus níveis aumentam com a prática de atividade física. A realização do exame de
mioglobina é útil no diagnóstico de lesão músculo esquelético.
V – A mioglobina apresenta a vantagem de ser um marcador cardíaco tardio, sua liberação na circulação sanguínea após lesão
tecidual precede a liberação da CK-MB, auxiliando na detecção do infarto agudo do miocárdio.
 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II, III, IV estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes, é uma metodologia de química seca, que apesar da fácil
utilização, representam reações químicas múltiplas e complexas, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por
instrumentos automatizados (BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre a análise dos parâmetro químicos, analise as assertivas abaixo:
 
I – O pH urinário tem papel importante na detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos de origem metabólica e respiratória. O
pH urinário varia entre 4,0 – 8,0 sofrendo variações de acordo com a dieta do indivíduo, dietas ricas em proteínas são
responsáveis por urinas ácidas, enquanto dieta vegetariana torna a urina alcalina, sendo um fator diretamente relacionado com
a formação de cálculos renais.
II – A proteinúria é um dos principais indicadores de doença renal, sua quantificação no período de 24 horas determina se a
proteinúria equivale a perda intensa, moderada e mínima de proteínas.
III – Os parâmetros de glicose e corpos cetônicos são importantes para o diagnóstico de distúrbios metabólicos como no
diabetes melito.
IV – Os parâmetros para detecção de bilirrubina e urobilinogênio são importantes no diagnóstico de doenças hepáticas como,
hepatites e cirrose hepática.
V – O parâmetro de nitrito indica se há ou não presença de bactérias na urina, somente bactérias gram-positivas possuem a
capacidade de reduzir o nitrato, presente na urina, a nitrito.
 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, II, III e V estão corretas.
e. Apenas I, II e V estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
Questão 5
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A litíase urinária é uma estrutura sólida formada a partir de componentes presentes na urina, com dimensão e localização
capazes de conferir significado clínico-patológico. Os cálculos podem estar localizados ao longo do trato urinário, nos rins, nos
ureteres e na bexiga. É uma doença crônica associada a um alto número de recorrências e hospitalizações. No Brasil, estima-se
uma prevalência de 5% de pacientes litiásicos e, no mundo, a incidência de litíase é estimada em 5 a 10%, correspondendo à
terceira doença mais frequente do trato geniturinário (MENDES et al., 2016). Sobre os cristais urinários, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – Os cristais são encontrados frequentemente na análise do sedimento urinário, como consequência da precipitação de sais
presentes na urina e sua formação depende do pH urinário.
 
PORQUE
 
II – Por isso, eles são classificados de acordo com variação do pH urinário e sua relação clínica em: Cristais de urina ácida
normal, cristais de urina alcalina normal e cristais de urina anormal, sendo estes relacionados a condições patológicas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposiçãoverdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Questão 7
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A palavra homeostase deriva dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), muitas vezes é explicada como o processo
que mantém o organismo em equilíbrio, mas a verdade é que homeostasia não é igual a equilíbrio, mas indica a estabilidade do
corpo humano. Para garantir a homeostasia, é necessário que os processos fisiológicos que ocorrem no corpo atuem de forma
coordenada. Em caso de desbalanço entre esses processos fisiológicos, ocorre a perda da homeostase do corpo humano,
surgindo os distúrbios hemodinâmicos que podem causar a morte (DEE, 2017).
Sobre os distúrbios hemodinâmicos, assinale a alternativa correta.
a. A hemorragia é um processo ativo, que ocorre mediante a vasodilatação o que aumenta o volume de sangue dentro
das arteríolas que chega ao tecido.
b. Na hiperemia o sangue fica acumulado e parado nos tecidos afetados, com aumento do aporte sanguíneo para os
tecidos, dificultando o escoamento do sangue para os vasos sanguíneos.
c. O edema caracteriza-se pelo acúmulo de água nos tecidos e surge quando a pressão coloidosmótica é maior que a
pressão hidrostática.
d. A hiperemia e a congestão são distúrbios hemodinâmicos que ocorrem devido ao aumento no volume sanguíneo para
um determinado tecido.
e. A congestão caracteriza-se pelo rompimento de vasos sanguíneos.
Sua resposta está correta.
A anemia é definida como uma condição causada pela diminuição do conteúdo de hemoglobina no sangue, devido a carência
de nutrientes essenciais, como: ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas (OMS, 2001). E são classificadas de acordo com a
morfologia dos eritrócitos e o volume corpuscular médio (VCM) dos eritrócitos. De acordo com o volume e forma dos eritrócitos
as anemias podem ser classificadas em microcíticas, macrocíticas ou normocíticas. Considerando as classificações das anemias, a
anemia caracterizada pelo VCM maior que 98 fL, corresponde a uma anemia:
a. Macrocítica.
b. Microcítica e hipocrômica.
c. Normocítica.
d. Microcítica.
e. Normocítica e normocrômica.
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, cor branca, procurou a emergência de um hospital em Novo Hamburgo devido a
um ferimento, em uma das pernas, com dificuldade de cura e apresentando hematomas. Foram realizados exames iniciais em
que apresentou no hemograma:
●     Anemia normocítica, normocrômica
●     Hemoglobina de 8,90g/dL,
●     Eritrócitos de 2,74 milhões/mm3
●     Hematócrito de 25,70%
Total de leucócitos de 15.930/uL, com 15% de blastos, 3% de promielócito, 6% de mielócito, 6% de metamielócito, 20% de
bastonetes, 23,5% de segmentados, 0,1% de eosinófilos, 0,2% de basófilos, 18,3% de monócitos, 7,9% de linfócitos e número de
plaquetas reduzido.
A partir desses resultados, juntamente com a avaliação clínica, suspeitou-se de leucemia. O paciente foi internado no hospital.
No dia seguinte à internação, observou-se a rápida evolução da doença, caracterizando uma leucemia aguda, o paciente foi
transferido para a unidade de terapia intensiva, com total de leucócitos de 64.800/uL (20% de blastos), anemia severa com
hemoglobina de 4,60 g/dL, eritrócitos de 1,47 milhões /mm3, hematócrito de 14,20%, anisocitose, pecilocitose e policromatofilia
com contagem de plaquetas de 34.000 p/mm3.
Considerando a rápida evolução do quadro clínico do paciente, caracterizando a ocorrência de leucemia aguda, analise as
assertivas a seguir:
 
I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom
método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da
medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso,
pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide.
 
PORQUE
 
II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula
óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está correta.
Questão 9
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
As lesões celulares são classificadas em reversíveis e irreversíveis. No entanto, quando não há interrupção do estímulo nocivo, a
lesão persistente ou excessiva se torna uma lesão irreversível que resulta em morte celular. Todavia, existem duas formas
comuns de morte celular: a necrose e a apoptose (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). A respeito da classificação morfológica das
necroses, analise as assertivas abaixo:
I – Necrose caseosa é característica de foco tuberculoso, sua aparência é semelhante a queijo com coloração branco-
amarelada.
II – Necrose de coagulação é o tipo mais comum de necrose. É  característica de infartos, devido a presença de áreas de
necrose isquêmica, por ser causada pela obstrução de artéria sem ramificações, levando a falta de irrigação sanguínea.
III – Necrose gangrenosa é um tipo específico de morte celular, que ocorre devido à perda de suprimento sanguíneo de um
membro.
IV – Necrose gordurosa a causa possível desse tipo de necrose é a pancreatite aguda, neoplasias, acidentes com
esmagamento pancreático e depósitos de complexos antígenos-anticorpos nas paredes arteriais. Caracteriza-se pela
aparência de áreas brancas visíveis a olho nu.
V - Necrose liquefativa é o tipo de necrose é observada em infecções bacterianas ou fúngicas, sendo o estado liquefeito
uma consequência do acúmulo de células inflamatórias e as enzimas lisossomais que digerem o tecido, o transformando
em uma massa viscosa líquida. É conhecido como pus, quando presente em infecção bacteriana.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e V estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II, III e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.
Sua resposta está correta.
Questão 10
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O termo patologia significa estudo das doenças e tem origem no Grego (pathos = doença, sofrimento) e (logos = estudo). Dito
isso, é uma disciplina de grande importância na compreensão dos aspectos das doenças, pois é a ciência que investiga as
causas das doenças, os mecanismos que as produzem, os locais onde ocorrem e as alterações associadas em nível de células,
tecidos e órgãos, que resultam em sinais e sintomas manifestados no paciente (BRASILEIRO FILHO, 2016; KUMAR; ABBAS;
ASTER, 2013).
A respeito dos conceitos e terminologias empregadas nos estudos patológicos, assinale a alternativa correta.
a. O conceito de saúde é definido como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente
ausência de enfermidades.
b. A definição de etiologia e patogenia são sinônimos, pois apresenta o mesmo sentido em ambas as definições.
c. O conceito de doença é definido como sendo apenas um estado de mal-estar físico.
d. O termo etimologia se refere a etapas do desenvolvimento da doença.
e. O termo patogenia se refere à origem da doença, incluindo as causas fundamentais e os fatores modificadores.
Sua resposta está incorreta.
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
AA5 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DE 02/12/2024 A 04/12/2024- VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=1607283&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1607285&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina