Buscar

LOGÍSTICA - CONCEITOS E BENEFÍCIOS 04092013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA – Conceitos Benefícios
RESUMO
A Logística representa uma visão abrangente da administração com o intuito de otimizar o lucro das empresas através de sistemas eficientes e a redução de custos dentro da organização. Para isso, o profissional de Administração precisa estar atento também aos fatores macroeconômicos, de um mercado extremamente exigente e com mudanças constantes em sua economia e políticas externas de produção e comercialização de produtos e serviços.
Portanto, trata-se do gerenciamento e melhoramento dos fluxos de informações de forma eficiente e eficaz, dentro de um mercado totalmente globalizado. Um dos benefícios da Logística para a empresa é a redução de custos desde o pedido, sua produção em escala empresas. Quando a Logística é bem aplicada na organização, para o cliente incorrem melhores bens ou serviços e menores preços. 
Por fim, entende-se que para que isso ocorra é necessário uma gerência dos fluxos de informações de forma integrada e dinâmica. Pozo (2010, p. 2) ainda ressalta. 
"Desde os pedidos de vendas, o sistema de suprimento de materiais, o controle dos estoques de matéria-prima, materiais auxiliares e de manutenção, as peças em processo e o estoque acabado, o sistema de planejamento e controle da produção e, finalmente, o sistema d e movimentação e distribuição dos produtos e serviços”. ¹ 
Para concluir nosso raciocínio sobre o tema, nada melhor do que remeter ao conceito sobre científico sobre o tema, segundo Ballou (1987, citado por POZO, 2010, p. 02).
“A Logística Empresarial estuda como a Administração pode prover melhor nível de rentabilidade no processo de pleno atendimento do mercado e satisfação completo ao cliente, como retorno garantido ao empreendedor, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de armazenagem, programas de produção e entregas de produtos e serviços e serviços com fluxos facilitadores do sistema organizacional e mercadológico. A logística é uma atividade vital para a organização. A Logística Empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como fluxos de informações q eu colocam os produtos em movimentos, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” ²
__________
¹ POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. Ed. – São Paulo, 2010. P. 01- 02.
² BALLOU, R.H. Basic business logistics. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1987.

Outros materiais