Prévia do material em texto
Revisão AV2
Psicologia Social
Professora Danielle carvalho
Conceito
A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla, ou social, sendo que este ramo enfoca mais o indivíduo.
Trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas.
Psicologia social
Este ramo considera o indivíduo como influenciado pelo meio que o forma e também o sujeito como elemento que altera o ambiente em que vive.
Psicologia social comunitária: construir propostas de transformação social a partir de maior aproximação do psicólogo com as dinâmicas do cotidiano da maioria da população.
O comportamento humano é ligado ao seu contexto e momentos históricos.
A Psicologia Social
Estuda como somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas, que nos cercam, julgam adequado, para tanto examinamos dois aspectos intimamente relacionados:
Os outros, ou seja, o grupo, ou grupos a que pertencemos, e como nós, nesta convivência, vamos definindo a nossa identidade social.
Psicologia Social
A história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas.
A Psicologia Social também analisa como se forma a nossa concepção de mundo e das coisas que nos cercam, através da linguagem e como ela determina valores e explicações.
A Psicologia Social tem se desenvolvido como ciência, em outras partes do mundo e, principalmente, no Brasil atual.
Psicologia social
Assistencialismo X Assistência social
Compreende o homem como um ser histórico
Psicólogo social deve conhecer a realidade antes de planejar as intervenções
Toda a psicologia é social.
Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social, mas sim cada uma assumir dentro de sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano.
Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção do ser humano.
É a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano, isolando-o ou fragmentando-o, como existisse em si e por si.
Silvia Lane
A interação entre indivíduo e sociedade;
Construir propostas de transformação social;
Aproximação do psicólogo com as dinâmicas do cotidiano da maioria da população.
O início da Psicologia Social remonta ao século XIX
O filósofo francês Augusto Conte é considerado o pai desta ciência.
Para Conte, a Psicologia Social seria subproduto da Sociologia e da Moral, sendo encarregada em dizer como o indivíduo poderia ser, ao mesmo tempo, causa e consequência da sociedade.
No entanto, só após a Primeira Guerra Mundial, por volta de 1920, é que esse ramo se desenvolveria como estudo científico e sistemático.
Origens da Psicologia Social
Num mundo abalado por crises e conflitos, os pesquisadores encontraram um campo a ser amplamente estudado, visando descobrir uma maneira de preservar os valores de liberdade e os direitos humanos numa sociedade tensa e arregimentada.
Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
Crise da psicologia Social
A Primeira Guerra Mundial é um marco concreto de desenvolvimento da psicologia social enquanto ramo de estudo científico e sistemático, especialmente a partir do assolamento de crises e catástrofes, conflitos que se tornaram um terreno fértil e propício para o desenvolvimento de pesquisas e estudos.
O cenário em que a psicologia social toma corpo no contexto brasileiro é demarcado e caracterizado pela intensa crítica ao modelo americano de psicologia social estruturado no período entre guerras - mesmo recebendo grande influência desta vertente até meados dos anos 1960.
No Brasil houve um desenvolvimento de uma nova postura em relação à Psicologia social,
PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
A psicologia no Brasil recebeu maior influência dos norte-americanos (tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais)
Era para centro de estudos na América que nossos cientistas e professores iam para aperfeiçoarem seus conhecimentos, além disso, desses centros vinham professores dos Estados Unidos para lecionarem em nossas universidades.
Por exemplo, o professor Otto Klineberg, da Univerdade de Columbia, introduziu a Psicologia Social na Universidade de São Paulo na década de 50.
A fundação da ABRAPSO (1980) foi importante no processo de consolidação desse campo de estudo no Brasil.
Houveram grandes nomes nacionais que representaram a Psicologia Social, eles influenciaram novas gerações de psicólogos e contribuíram com estudos importantes acerca da sociedade brasileira e dos problemas que esta enfrentava.
Podemos citar 3 nomes que influenciaram grandemente esse campo, o percussor Eliezer Schneider, Aroldo Rodrigues e Sílvia Lane. Todos trouxeram contribuições que firmaram a Psicologia Social como uma ciência bem embasada no nosso País.
Cognição social
Refere-se aos processos cognitivos por meio dos quais as pessoas compreendem e explicam as outras pessoas e a si mesmas.
A cognição social pode ser definida como o pensar do indivíduo a respeito de si próprio e dos outros.
nossa maneira de agir em relação ao outro pode induzi-lo a se comportar de acordo com aquilo que pensamos.
SUAS -CRAS
Visita às famílias,
Busca ativa,
Realização de oficinas socioeducativas,
Benefícios assistenciais,
Atividades que sua sensibilidade e seu vínculo com a situação exigir, coerentes com as diretrizes da política.
PSE
Organização das ofertas do SUAS em Níveis de Complexidade:
PSB
Alta
complexidade
Média
complexidade
Proteção Social Básica
BÁSICA
ESPECIAL Média Complexidade
ESPECIAL
Alta Complexidade
CRAS
CREAS
CENTRO POP
Serviço Acolhimento
PROTEÇÃO SOCIAL
UNIDADES DE REFERÊNCIA
CRAS/SUAS
PNAS e da Proteção Social Básica (PSB);
Modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações.
Integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
CRAS/SUAS
Identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações.
Ações heterogênias
Descentralizadas
CRAS
A participação do psicólogo no corpo técnico da equipe do CRAS contribuiu para o aumento da inserção da psicologia em políticas públicas.
A inserção do psicólogo no CRAS é um importante ponto de partida para o desenvolvimento das comunidades, pois é através do bem estar dos sujeitos e dos grupos sociais que se pode construir a autonomia destes.
CRAS
Uma das ideologias que permeia o trabalho do psicólogo social é de uma inserção pautada no compromisso real com a transformação social e a busca de mudanças das condições vividas pela população.
A psicologia social vem estudar os processos e as propriedades do psiquismo decorrentes da vida em comunidade.
CREPOP
Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em serviços hospitalares do SUS
Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: referências para atuação da(o) psicóloga(o)
Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de Esporte
Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) em programas de atenção à mulheres em situação de violência
Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os)no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Centros de Referências Especializado de Assistências Social – CREAS
Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS
Referências Técnicas para atuação das psicólogas (os) no Sistema Prisional
Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em Varas de Família
Psicologia social
Diagnóstico situacional
Estabelecer Prioridades
Minimização de vulnerabilidades
Potencializar as potencialidades
Psicólogo social
Objetivos definidos a posteriori.
Deve atuar Desastres ambientais como os ocorridos em Mariana (MG) e Brumadinho (MG);
Atuar de forma a promover a autonomia das comunidades em que atua, buscando a melhor qualidade de vida da população.
O que o psicólogo não deve realizar no CRAS?
Atendimento clínico
Inspirar suas convicções
CAPS
PTS
Estimular a autonomia dos usuários
Promover participação ativa nas decisões sobre seu tratamento e vida social
Psicólogos jurídicos - CREPOP
Exercem sua prática profissional nos tribunais.
Trabalham com questões diretamente relacionadas ao sistema da Justiça.
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.png
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.png
image12.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_000000 {
fill:#000000;
}
image13.png
image14.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_000000 {
fill:#000000;
}
image15.png
image16.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_000000 {
fill:#000000;
}
image17.png
image18.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image19.png
image20.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image21.png
image22.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image23.png
image24.svg
.MsftOfcThm_Accent1_Fill_v2 {
fill:#4472C4;
}
.MsftOfcThm_Accent1_Stroke_v2 {
stroke:#4472C4;
}
image25.png
image26.svg
.MsftOfcThm_Accent1_Fill_v2 {
fill:#4472C4;
}
.MsftOfcThm_Accent1_Stroke_v2 {
stroke:#4472C4;
}
image27.png
image28.svg
.MsftOfcThm_Accent1_Fill_v2 {
fill:#4472C4;
}
.MsftOfcThm_Accent1_Stroke_v2 {
stroke:#4472C4;
}
image29.jpeg
image30.jpeg
image31.jpeg
image32.png
image33.jpeg
image34.png
image35.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image36.png
image37.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image38.png
image39.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image40.png
image41.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image42.png
image43.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ea6312 {
fill:#EA6312;
}
image44.png
image45.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_e6b729 {
fill:#E6B729;
}
image46.png
image47.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_000000 {
fill:#000000;
}
image48.png
image49.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_000000 {
fill:#000000;
}
image50.png
image51.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image52.png
image53.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_ffffff {
fill:#FFFFFF;
}
image54.png
image55.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_e97132 {
fill:#E97132;
}
image56.png
image57.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_196b24 {
fill:#196B24;
}
image58.png
image59.svg
.MsftOfcResponsive_Fill_0f9ed5 {
fill:#0F9ED5;
}
image60.png
image61.jpeg
image62.png