Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE RUÍDO E/OU NÍVEL DE PRESSÃO SONORA EM ÁREAS HABITADAS, VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE.
NOVEMBRO/2024
LAUDO TÉCNICO
1. OBJETIVO
O presente relatório técnico tem por objetivo a avaliação das condições de aceitabilidade do nível de ruído na comunidade identificada a seguir, conforme estabelecido nos termos da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 10151, na sua versão corrigida de 31 de março de 2020.
2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: BLACK EVENTOS LTDA
Nome Fantasia: BLACK EVENTOS
CNPJ: 46.274.604/0001-27
Endereço: R DAVID CANABARRO Nº 975 
Bairro: SANTA TERESINHA
Cidade: TAQUARA
Estado: RS
CEP: 95.603-156
Atividade Principal: Clubes sociais, esportivos e similares
CNAE: 93.12-3-00
3. CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
	Características físicas do estabelecimento
	Descrição situação identificada
	Área quadrada aproximada do prédio:
	232,76 m²
	Estrutura(s) do prédio(s):
	Alvenaria convencional
	Tipo material paredes:
	Alvenaria e vidro
	Altura Pé direito:
	6,0 m
	Piso:
	Porcelanato 
	Tipo cobertura -telhado:
	Telhas de aluzinco 
	Estrutura da cobertura:
	Metálica
	Forro 
	PVC
	Isolamento acústico: 
	Os eventos são realizados exclusivamente em ambiente fechado, com um sistema de refrigeração e circulação de ar que garante a viabilidade desse procedimento padrão. Utiliza-se vidro temperado de 8 mm, que proporciona uma redução acústica média de 29 dB, contribuindo significativamente para o isolamento acústico e atenuando consideravelmente o ruído externo. Além disso, entre o forro e as telhas, são utilizados isopores para o abafamento e a dispersão dos ruídos.
4. CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO FÍSICO:
Na representação visual a seguir, é possível identificar a localização do empreendimento denominado BLACK EVENTOS LTDA.
A presente representação oferece um mapeamento conciso do espaço físico relacionado ao objeto em análise. Durante a diligência técnica realizada in loco, foi conduzida uma avaliação do local, evidenciando a presença de poucos empreendimentos, majoritariamente de pequenas iniciativas.
Ademais, ressalta-se que o local é próximo da Avenida Sebastião Amoretti, que pode ser caracterizado por tráfego intenso, com elevado fluxo de veículos pesados e leves, fator que pode influenciar significativamente os níveis de ruído na área. O entorno é uma área mista, predominantemente residencial.
5. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O estabelecimento BLACK EVENTOS LTDA pode operar todos os dias da semana e em horários variados, mediante contrato de aluguel do espaço para diversos tipos de eventos. O dia e o período de utilização são definidos conforme a necessidade do locatário e a disponibilidade do empreendimento. Nos eventos agendados para o turno da noite, está previsto em contrato que, a partir das 22h, o som deve ser controlado, com o horário de término da música limitado até, no máximo, às 03h da manhã, marcando, assim, o fim do evento.
6. DEFINIÇÕES TÉCNICAS
Para fins de aplicação desse estudo, considera-se:
• Período Diurno: o tempo compreendido entre 7:00 e 22:00 horas do mesmo dia, exceto aos domingos e feriados, quando este período será entre 8:00 e 22:00 horas.
• Período Noturno: o horário complementar ao período diurno, sendo o tempo compreendido entre 22:00 horas de um dia e 7:00 horas do dia seguinte, respeitando a ressalva de domingos e feriados onde o término do período noturno não deve ser antes das 8:00 horas.
• Som: fenômeno físico capaz de produzir a sensação auditiva no homem.
• Ruído: todo som que gera ou possa gerar incômodo
• Ruído de Fundo: todo e qualquer ruído proveniente de uma ou mais fontes sonoras, que esteja sendo captado durante o período de medições e que não seja proveniente da fonte objeto das medições.
• Decibel (dB): unidade de medida de nível de pressão sonora
• dB(A): Escala de indicação de nível de pressão sonora relativa à curva de ponderação “A”
• LAeq: Nível de pressão sonora equivalente em decibel ponderados em “A” [dB (A)]: Nível obtido a partir do valor médio quadrático da pressão sonora (com a ponderação A) referente a todo o intervalo de medição.
Segue abaixo o cálculo do nível de pressão sonora equivalente:
Onde :
Li é o nível de pressão sonora, em dB(A), lido em resposta rápida (fast) a cada 5 s, durante o tempo de medição do ruído;
n é o número total de leituras.
7. MÉTODO DE AVALIAÇÃO – NBR 10151 (Versão corrigida 31.03.2020)
O método de avaliação envolve as medições do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), decibéis ponderados em “A”, comumente chamado dB(A), com o equipamento operando no circuito de resposta lenta (slow) e curva de compensação “A” para ruído contínuo ou intermitente e o equipamento operando no circuito de resposta rápida (fast) e curva de compensação “C” para ruído com características impulsivas ou de impacto.
No levantamento de níveis de ruído deve-se medir externamente aos limites da propriedade que contém a fonte sonora, em pontos afastados aproximadamente 1,5 m do piso e pelo menos 2 m do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes etc. Na impossibilidade de atender alguma destas recomendações, a descrição da situação medida constará no relatório.
Na ocorrência de reclamações, as medições devem ser efetuadas nas condições e locais indicados pelo reclamante, em pontos afastados aproximadamente 1.5 m do piso e pelo menos 2 m de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes, etc. As medições em ambientes internos devem ser efetuadas a uma distância de no mínimo 1 m de quaisquer superfícies, como paredes, teto, pisos e móveis, sendo seu resultado a média aritmética dos valores medidos em pelo menos três posições distintas, sempre afastadas entre si em pelo menos 0,5 m. As medições devem ser efetuadas nas condições de utilização normal do ambiente, com janelas abertas ou fechadas de acordo com a indicação do reclamante.
6.1.	Correções para ruídos com características especiais:
O nível corrigido Lc para ruído sem caráter impulsivo e sem componentes tonais é determinado pelo nível de pressão sonora equivalente, LAeq.
Caso o equipamento não execute medição automática do LAeq, deve ser utilizado o procedimento contido no Anexo A.
O nível corrigido Lc para ruído com características impulsivas ou de impacto é determinado pelo valor máximo medido com o medidor de nível de pressão sonora ajustado para resposta rápida 
(fast), acrescido de 5 dB(A).
O nível corrigido Lc para ruído com componentes tonais é determinado pelo LAeq
acrescido de 5 dB(A).
O nível corrigido Lc para ruído que apresente simultaneamente características impulsivas e componentes tonais deve ser determinado aplicando-se os para eles especificados anteriormente, tomando-se como resultado o maior valor.
8. LOCAIS DE MEDIÇÕES:
Na imagem inicial, é possível verificar a distribuição dos pontos no espaço físico que foram submetidos à avaliação. Registrou-se uma tentativa adicional de aferição, contudo, somente quatro pontos revelaram-se viáveis do ponto de vista técnico.
Nas imagens subsequentes, é possível visualizar os pontos mencionados anteriormente, com uma perspectiva mais próxima do ambiente em questão.
9. RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
Fotografias foram registradas durante o período da avaliação com o intuito de comprovar e conferir veracidade ao estudo e aos valores apresentados.
Ponto 1 Ponto 2 Ponto 3 
 
Os pontos 1 e 2 estão localizados em frente ao empreendimento, na rua David Canabarro, com fácil acesso. Já o ponto 3 fica em um estreito corredor que leva aos fundos do prédio. Para uma melhor visualização e noção, consulte a foto tirada durante o dia.
 
10. DATA DAS MEDIÇÕES
As avaliações de ruído foram coletadas no dia 22 e 23 de novembro de 2024, durante a realização de um evento.
11. CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS
Temperatura mínima: 17º
Temperatura máxima: 26º
Umidade: 91 %
Vento: 2 km/h
Chuva: 0%
12.NÍVEL DE CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO – NBR 10151 (Versão corrigida 31.03.2020)
a. Determinação do nível de critério de avaliação – NCA:
O nível de critério de avaliação NCA(externo) para ambientes externos, de acordo com a NBR 10151 (Versão corrigida 31.03.2020) está indicado na Tabela 1.
O nível de critério de avaliação NCA(interno) para ambientes internos é o nível da Tabela 1 com a correção de – 10 dB(A) para janela aberta e – 15 dB(A) para janela fechada.
Se o nível de ruído ambiente Lra, for superior ao valor da Tabela 1 para a área e o horário em questão, o NCA assume o valor de Lra.
Tabela 3 – Nível de critério de avaliação NCA para ambientes externos, em dB(A)
	Tipos de áreas
	Diurno
	Noturno
	Área de residências rurais
	40
	35
	Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas
	50
	45
	Área mista predominantemente residencial
	55
	50
	Área mista com predominância de atividades comerciais e/ou
administrativa
	60
	55
	Área mista com predominância de atividades culturais, lazer e
turismo
	65
	55
	Área predominantemente industrial
	70
	60
b. Critério de Avaliação:
Foram realizadas medições durante o evento em pleno funcionamento, com todos os dispositivos sonoros operando normalmente.
13. DISTÂNCIA DA FONTE:
Afastado 1,5 m do piso e 2,5 m do limite da propriedade.
14. MÉTODO ALTERNATIVO PARA A DETERMINAÇÃO DO Laeq:
Método alternativo para o cálculo do nível de pressão sonora equivalente, Leq, quando o medidor de nível de pressão sonora não dispõe dessa função. Nesse caso, o nível de pressão sonora equivalente, LAeq, em dB(A), deve ser calculado pela expressão:
 	
onde:
Li é o nível de pressão sonora, em dB(A), lido em resposta rápida (fast) a cada 5 s, durante o tempo de medição do ruído; n é o número total de leituras.
15. EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO:
a. Requisito da NBR 10151 (Versão corrigida 31.03.2020)
	Equipamento
	Tipo
	Atendimento de Normas
	Medidor de nível de pressão sonora
	1 ou 2
	IEC 61252
b. Equipamentos utilizados:
	Equipamento
	Marca/Mod elo
	Características
	Nº. de série
	Última Calibração
	Audiodosímetro
	Criffer
	Sonus 2 Plus
	32011338
	12/08/2024
	Audiodosímetro
	Criffer
	Sonus 2 Plus
	32007180
	12/08/2024
	Audiodosímetro
	Criffer
	Sonus 2 Plus
	32006966
	12/08/2024
16. DESCRIÇÃO DETALHADAS DOS PONTOS DE MEDIÇÃO:
	PONTOS AVALIADO
	
REFERÊNCIA
	1
	Frente lateral direita – David Canabarro
	2
	Frente lateral esquerda – David Canabarro
	3
	Fundos lateral esquerda – Corredor
17. AVALIAÇÃO DE NÍVEL DE PRESSÃO SONORA 
O resultado das avaliações foi coletado minuto a minuto, e os valores brutos obtidos foram aplicados na fórmula, corroborando a veracidade da expressão da média do LAeq, conforme apresentado na tabela abaixo.
A seguinte expressão foi utilizada para calcular a média do LAeq em dB(A)
Por meio do presente, informa-se que os valores em questão foram obtidos durante o evento em pleno funcionamento do objeto em estudo, com todos os dispositivos sonoros ativados e desativados.
Data: 22 de novembro de 2024 - Som desligado
	Ponto
	Horário
	Laeq dB(A)
	NCA (externo)
	Conclusão
	1
	18:00 às 18:13
	54,98
	55
	*Aceitável
	2
	18:15 às 18:29
	55,54
	55
	*Aceitável
	3
	18:32 às 18:46
	46,01
	55
	Aceitável
Data: 22 de novembro de 2024 - Som desligado
	Ponto
	Horário
	Laeq dB(A)
	NCA (externo)
	Conclusão
	1
	22:05 às 22:18
	52,58
	50
	*Aceitável
	2
	22:19 às 22:32
	52,80
	50
	 *Aceitável
	3
	22:34 às 22:48
	49,20
	50
	Aceitável
Data: 23 de novembro de 2024 - Som ligado
	Ponto
	Horário
	Laeq dB(A)
	NCA (externo)
	Conclusão
	1
	00:05 às 00:16
	52,98
	50
	*Aceitável
	2
	00:17 às 00:29
	50,54
	50
	*Aceitável
	3
	00:31 às 00:47
	50,00
	50
	Aceitável
Observação: Durante o período de avaliação, constatou-se interferência nos pontos 1 e 2 devido à exposição a uma carga de ruído de fundo proveniente do tráfego da rua David Canabarro, que fica próxima ao acesso da Avenida Sebastião Amoretti. Por essa razão, os níveis de ruído foram considerados aceitáveis.
Saliento que, no dia da avaliação, foi cumprido o que estava previsto em contrato: nos eventos agendados para o turno da noite, está estipulado que, a partir das 22h, o som deve ser controlado, com o horário de término da música limitado, no máximo, às 03h da manhã, marcando assim o fim do evento.
18. RUÍDO DE FUNDO 
Durante a análise, foram observadas interferências nos pontos 1 e 2 devido à exposição a uma carga de ruído de fundo proveniente do tráfego da rua David Canabarro, que está próxima ao acesso da Avenida Sebastião Amoretti. Essa área apresenta interferências significativas que comprometem a obtenção de uma avaliação completamente precisa.
19. CONSIDERAÇÕES
As medições são aceitáveis com base na lei orgânica do município e NBR 10151.
20. REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS
NBR 10151 (Versão corrigida 31.03.2020) – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando oconforto da comunidade.
NHO 01 – Avaliação da exposição ocupacional ao ruído (2001) Fundacentro.
Lei 6154 de 22/12/77 – Normas Regulamentadoras, aprovadas pela Portaria 3067 de 12/04/88.
Lei orgânica do município de Taquara/RS
Lei complementar nº 23, de 14 de outubro de 2022.
21. CONSIDERAÇÕES
Este Laudo foi elaborado em conformidade com a NBR 10151 (Versão corrigida em 31.03.2020) – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade, de acordo com os procedimentos de medição estabelecidos pela NBR e as condições exigíveis para a “Avaliação de Aceitabilidade de Ruído em Comunidades”.
O objetivo primordial deste trabalho foi proporcionar informações relativas ao ruído decorrente das atividades da BLACK EVENTOS LTDA. Ao considerar os resultados da avaliação do ruído e o valor médio do nível de pressão sonora, observa-se que estão dentro dos limites aceitáveis.
22. CONCLUSÃO – PARECER TÉCNICO
Este parecer foi elaborado em conformidade com os procedimentos de medição estabelecidos pela NBR 10151 (Versão corrigida em 31.03.2020), que estabelece as condições exigíveis para avaliação de ruído e/ou nível de pressão sonora em áreas habitadas.
O propósito primordial deste trabalho foi fornecer dados relativos ao ruído proveniente das atividades da BLACK EVENTOS LTDA. 
Os pontos avaliados foram localizados no perímetro da BLACK EVENTOS LTDA, objetivando confirmar a existência de fontes causadoras de ruído pela organização e sua possível repercussão na comunidade.
Seguindo as diretrizes estabelecidas pela NBR 10151 (Versão corrigida em 31.03.2020), constatou-se, por meio da análise das planilhas de medições, que o nível de critério adotado para comparação foi o Ruído Ambiente: Área mista predominantemente residencial.
Considerando, para efeitos das condições supracitadas, que:
• Período Diurno: aquele das 7h às 22h, tendo limite máximo de sons e ruídos permissíveis para a zona classificada de 70 dB(A).
• Período Noturno: aquele das 22h às 7h, tendo limite máximo de sons e ruídos permissíveis para a zona classificada de 60 dB(A).
Ao analisar os resultados das avaliações de ruído, juntamente com o valor médio do nível de pressão sonora obtido, observa-se que a BLACK EVENTOS LTDA atende às exigências estabelecidas pela NBR 10151 (Versão corrigida em 31.03.2020). Este parecer fundamenta-se na consideração do conforto acústico da comunidade em áreas habitadas, a partir de 09 medições realizadas nas instalações do estabelecimento, objeto desta análise. Das medições realizadas, os pontos 1 e 2 ultrapassaram os limites estabelecidos, devido a interferências de ruído de fundo. No entanto, seus valores ficaram muito próximos do ideal, conforme a NBR 10151.
A empresa opera em dias de eventos apenas com o ambiente fechado, contando com um sistema de refrigeração e circulação de ar que permite a manutenção desse procedimento padrão. Esse sistema é eficaz na mitigação dos efeitos da poluição sonora, visando minimizar o desconforto para a comunidade. Além disso, a empresa utiliza vidro temperado de 8 mm, que contribui para oisolamento acústico, proporcionando uma atenuação considerável do ruído externo. Além disso, entre o forro e as telhas, são utilizados isopores para o abafamento e a dispersão dos ruídos.
Conclui-se que, mediante os resultados apresentados, as interferências apontadas e as considerações analisadas durante os procedimentos realizados, indicam que a BLACK EVENTOS LTDA atende aos níveis de ruído estabelecidos para ambientes externos, conforme especificado na Tabela 3 da NBR 10151 (Versão corrigida em 31.03.2020).
Na eventualidade de reclamações e discordância em relação a este laudo, sugere-se a realização de medições nas condições e locais indicados pelo reclamante, dentro de sua propriedade.
Sendo assim, o nível de ruído está aceitável.
23. ASSINA O PRESENTE PARECER
_____________________________________________
CLEBER RUDOLFO SCHONARDIE
CPF:971.042.560-91
ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
CREA/RS 143505
Taquara, 28 de novembro de 2024.
image3.png
image4.png
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.png
image9.png
image1.jpeg
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina