Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Cap 1 – A Formação do 
Território Brasileiro 
 Uma série de fatores contribuiu para o 
alargamento do território desde a chegada 
dos portugueses, em 1500. Sendo eles: 
• Sucessão de grandes produções 
econômicas para exportação (cana de 
açúcar, café, ouro), além de culturas 
alimentares e pecuárias em diferentes 
bases geográficas do território 
• As expedições (bandeiras) que 
partiam de SP e se dirigiam ao interior, 
aproveitando a topografia favorável e a 
navegabilidade de afluentes do rio 
paraná para a captura de indígenas e 
para a busca de metais preciosos 
• A criação de aldeias de missões 
jesuíticas, em especial ao sul do 
território, que buscavam agrupar e 
catequizar os indígenas 
• O esforço político e administrativo da 
coroa portuguesa em assegurar a 
posse do novo território, 
especialmente após as ameaças da 
efetiva ocupação de frações do 
território – ainda que por curtos 
períodos – por franceses e holandeses 
 A construção da unidade territorial nacional 
significou o continuo massacre, 
deslocamento e aculturação dos povos 
indígenas. Além disso, provocou a redução 
da diversidade cultural no país, e determinou 
a imposição dos padrões culturais europeus. 
Ademais, a geração de riquezas fez com que 
aumentasse a escravização dos negros 
vindos forçados da África. 
• Antes haviam vários grupos indígenas 
no Brasil, hoje não se vê mais esta 
situação 
 Durante o período do capitalismo 
comercial, as metrópoles europeias 
acumularam capital com a pratica de 
atividades de retirada e comercialização de 
produtos primários, empreendidas nos 
territórios conquistados. O brasil era uma 
área exploradora de matérias primas e 
importadora de bens manufaturados. 
TRATADO DE TORDESILHAS 
 Espanha e Portugal foram pioneiros da 
expansão marítima europeia do século XV 
(As grandes navegações) 
 Em 7 de junho de 1494, devido à alguns 
conflitos que ocorreram entre esses dois 
países por motivos de conquista das terras, 
estabeleceram uma linha imaginária que 
dividia o mundo entre os dois países: as 
terras situadas a leste seriam de Portugal, 
enquanto as terras à oeste da Espanha. 
 Esses limites não foram respeitados e 
terras que eram da Espanha foram ocupados 
por portugueses e brasileiros, contribuindo 
para que nosso país adquirisse a forma atual. 
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 
• Idealizadas pela coroa portuguesa e 
implantadas no brasil em 1535 
 Dividir o território português em 15 faixas 
de terra, que seriam entregues aos nobres 
portugueses que seriam responsáveis pela 
estruturação e o povoamento da capitania, 
bem como desenvolvimento econômico e 
exploração de riquezas. 
 Também foi utilizado nos açores e cabo 
verde sendo estas bem sucedidas a coroa 
portuguesa optou por implantar também no 
território brasileiro 
• Dificuldades administrativas 
prejudicaram bastante o 
desenvolvimento delas 
 Donatários esbarraram em outras 
dificuldades, como a falta de recursos para 
estruturação da capitania, a inexperiência 
administrativa e os muitos conflitos com os 
indígenas 
• Capitania de são Vicente e 
Pernambuco foram as únicas que 
prosperaram 
 A metrópole portuguesa criou 14 capitanias 
dispostas em 15 lotes de terra e entregues a 
12 donatários. 
TRATADO DE MADRI 
• Assinado em 1750 
• Anulou o tratado de Tordesilhas 
 Determinou que as terras pertenciam a 
quem de fato a ocupava, segundo o principio 
de uti possidetis, antiga tradição do direito 
romano que definia que a posse de terra 
seria garantida somente mediante a sua 
ocupação 
 A ocupação das áreas a oeste de 
Tordesilhas deu-se através de expedições 
portuguesas ao interior do país, este 
movimento ficou conhecido como as entradas 
e as bandeiras, nos séculos XVII e XVIII. 
 Estes movimentos tinham como objetivo a 
captura de escravos negros fugitivos, o 
apresamento de indígenas e a busca de 
metais e pedras preciosas 
 Dizem que durante o período de 
colorização portuguesa o Brasil se 
assemelhava a um arquipélago porque as 
regiões que foram palco da produção 
agroexportadora se mantiveram sob o 
domínio do poder central da metrópole 
portuguesa, formando, assim, um 
arquipélago geográfico, já que não existiam 
ligações entre as regiões. 
Questões: 
1. O que contribuiu para o crescimento 
do território brasileiro? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
2. Por que diz-se que antigamente 
haviam vários grupos indígenas e hoje 
não se vê mais esta situação? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
3. O que foi o tratado de Tordesilhas? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
4. O que foi o tratado de madri? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
5. O que eram as capitanias hereditárias 
e quais prosperaram? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
6. Por que diziam que o Brasil se 
assemelhava com um arquipélago? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
7. Qual era a intenção das missões 
jesuítas? 
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________ 
 
 
Cap 2 – A Expansão Econômica 
CICLO DO AÇUCAR 
 Iniciou-se no Nordeste do país, mas, para 
cultivar a cana-de-açúcar, os colonos 
passaram a importar escravos africanos 
• Comércio de escravos durou: 1532 – 
1850 
 A produção de cana gerou atividades como 
plantação de tabaco, criação de gado e 
culturas alimentares no agreste (transição da 
zona da mata úmida para semiárido) 
 A pecuária teve papel importante na 
ocupação do interior, e com a exploração das 
minas de ouro, que forma descobertas mais 
ao sul, foram necessários também carne, 
couro e outros derivados, além de animais de 
transporte 
 A pecuária se estendeu até o Velho Chico, 
povoando ao longo do percurso, oferecendo 
pastos para descanso e engorda, além de 
feiras periódicas 
O CICLO DO OURO 
• Deu inicio a criação de inúmeros 
núcleos urbanos nas rotas das minas 
• Locais que mais se explorou: Minas 
Gerais, Goiás, Mato Grosso 
 Começou a haver nesses locais uma 
defesa do território das invasões estrangerias 
– por questões politicas 
CICLO DA BORRACHA 
 O desenvolvimento da indústria 
automobilística justificava a demanda por 
borracha para fabricação de pneus. 
 Foi o motivo de muitas imigrações, 
principalmente dos nordestinos que estavam 
sendo afetados pela secade 1877 
• Esses períodos, contribuíram para a 
integração territorial 
CAFÉ, FERROOVIAS E CIDADES 
 No século XIX, com economia cafeeira e 
constituição de núcleos econômicos no 
Sudeste do país, o território brasileiro 
começou a se consolidar 
 A cultura do café iniciou-se próximo ao rio 
de janeiro e se estendeu até SP e MG, mas 
foi no planalto ocidental paulista, sobre os 
solos férteis de terra roxa que a produção do 
café mais se desenvolveu 
 Foram construídas ferrovias, com finalidade 
de escoar o produto do interior paulista ao 
porto de santos 
• São Paulo foi se tornando uma sede 
de empresas, bancos e serviços 
diversos 
 O eixo Rio-São Paulo passou a ser o meio 
geográfico mais apto a receber inovações 
tecnológicas e novas atividades econômicas, 
aumentando sua posição de comando 
econômico do país 
• Houve o crescimento da atividade 
industrial na região sudeste, 
especialmente em SP 
 Com a industrialização, houve a 
necessidade de modernizar a infraestrutura 
do país e muitos investimentos foram feitos 
na geração de energia, meios de transporte e 
comunicação. 
 Devido aos inúmeros investimentos e mão 
de obra abundante, o Sudeste se consolidou 
no cenário nacional como região com 
economia mais desenvolvida do país 
 Anos 60, Brasília foi considerada capital 
federal o que incentivou a urbanização e 
atraiu investimentos de diversas partes do 
Brasil, principalmente na agropecuária

Mais conteúdos dessa disciplina