Prévia do material em texto
Cap 1 – A Formação do Território Brasileiro Uma série de fatores contribuiu para o alargamento do território desde a chegada dos portugueses, em 1500. Sendo eles: • Sucessão de grandes produções econômicas para exportação (cana de açúcar, café, ouro), além de culturas alimentares e pecuárias em diferentes bases geográficas do território • As expedições (bandeiras) que partiam de SP e se dirigiam ao interior, aproveitando a topografia favorável e a navegabilidade de afluentes do rio paraná para a captura de indígenas e para a busca de metais preciosos • A criação de aldeias de missões jesuíticas, em especial ao sul do território, que buscavam agrupar e catequizar os indígenas • O esforço político e administrativo da coroa portuguesa em assegurar a posse do novo território, especialmente após as ameaças da efetiva ocupação de frações do território – ainda que por curtos períodos – por franceses e holandeses A construção da unidade territorial nacional significou o continuo massacre, deslocamento e aculturação dos povos indígenas. Além disso, provocou a redução da diversidade cultural no país, e determinou a imposição dos padrões culturais europeus. Ademais, a geração de riquezas fez com que aumentasse a escravização dos negros vindos forçados da África. • Antes haviam vários grupos indígenas no Brasil, hoje não se vê mais esta situação Durante o período do capitalismo comercial, as metrópoles europeias acumularam capital com a pratica de atividades de retirada e comercialização de produtos primários, empreendidas nos territórios conquistados. O brasil era uma área exploradora de matérias primas e importadora de bens manufaturados. TRATADO DE TORDESILHAS Espanha e Portugal foram pioneiros da expansão marítima europeia do século XV (As grandes navegações) Em 7 de junho de 1494, devido à alguns conflitos que ocorreram entre esses dois países por motivos de conquista das terras, estabeleceram uma linha imaginária que dividia o mundo entre os dois países: as terras situadas a leste seriam de Portugal, enquanto as terras à oeste da Espanha. Esses limites não foram respeitados e terras que eram da Espanha foram ocupados por portugueses e brasileiros, contribuindo para que nosso país adquirisse a forma atual. CAPITANIAS HEREDITÁRIAS • Idealizadas pela coroa portuguesa e implantadas no brasil em 1535 Dividir o território português em 15 faixas de terra, que seriam entregues aos nobres portugueses que seriam responsáveis pela estruturação e o povoamento da capitania, bem como desenvolvimento econômico e exploração de riquezas. Também foi utilizado nos açores e cabo verde sendo estas bem sucedidas a coroa portuguesa optou por implantar também no território brasileiro • Dificuldades administrativas prejudicaram bastante o desenvolvimento delas Donatários esbarraram em outras dificuldades, como a falta de recursos para estruturação da capitania, a inexperiência administrativa e os muitos conflitos com os indígenas • Capitania de são Vicente e Pernambuco foram as únicas que prosperaram A metrópole portuguesa criou 14 capitanias dispostas em 15 lotes de terra e entregues a 12 donatários. TRATADO DE MADRI • Assinado em 1750 • Anulou o tratado de Tordesilhas Determinou que as terras pertenciam a quem de fato a ocupava, segundo o principio de uti possidetis, antiga tradição do direito romano que definia que a posse de terra seria garantida somente mediante a sua ocupação A ocupação das áreas a oeste de Tordesilhas deu-se através de expedições portuguesas ao interior do país, este movimento ficou conhecido como as entradas e as bandeiras, nos séculos XVII e XVIII. Estes movimentos tinham como objetivo a captura de escravos negros fugitivos, o apresamento de indígenas e a busca de metais e pedras preciosas Dizem que durante o período de colorização portuguesa o Brasil se assemelhava a um arquipélago porque as regiões que foram palco da produção agroexportadora se mantiveram sob o domínio do poder central da metrópole portuguesa, formando, assim, um arquipélago geográfico, já que não existiam ligações entre as regiões. Questões: 1. O que contribuiu para o crescimento do território brasileiro? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 2. Por que diz-se que antigamente haviam vários grupos indígenas e hoje não se vê mais esta situação? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 3. O que foi o tratado de Tordesilhas? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 4. O que foi o tratado de madri? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 5. O que eram as capitanias hereditárias e quais prosperaram? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 6. Por que diziam que o Brasil se assemelhava com um arquipélago? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ 7. Qual era a intenção das missões jesuítas? ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ Cap 2 – A Expansão Econômica CICLO DO AÇUCAR Iniciou-se no Nordeste do país, mas, para cultivar a cana-de-açúcar, os colonos passaram a importar escravos africanos • Comércio de escravos durou: 1532 – 1850 A produção de cana gerou atividades como plantação de tabaco, criação de gado e culturas alimentares no agreste (transição da zona da mata úmida para semiárido) A pecuária teve papel importante na ocupação do interior, e com a exploração das minas de ouro, que forma descobertas mais ao sul, foram necessários também carne, couro e outros derivados, além de animais de transporte A pecuária se estendeu até o Velho Chico, povoando ao longo do percurso, oferecendo pastos para descanso e engorda, além de feiras periódicas O CICLO DO OURO • Deu inicio a criação de inúmeros núcleos urbanos nas rotas das minas • Locais que mais se explorou: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso Começou a haver nesses locais uma defesa do território das invasões estrangerias – por questões politicas CICLO DA BORRACHA O desenvolvimento da indústria automobilística justificava a demanda por borracha para fabricação de pneus. Foi o motivo de muitas imigrações, principalmente dos nordestinos que estavam sendo afetados pela secade 1877 • Esses períodos, contribuíram para a integração territorial CAFÉ, FERROOVIAS E CIDADES No século XIX, com economia cafeeira e constituição de núcleos econômicos no Sudeste do país, o território brasileiro começou a se consolidar A cultura do café iniciou-se próximo ao rio de janeiro e se estendeu até SP e MG, mas foi no planalto ocidental paulista, sobre os solos férteis de terra roxa que a produção do café mais se desenvolveu Foram construídas ferrovias, com finalidade de escoar o produto do interior paulista ao porto de santos • São Paulo foi se tornando uma sede de empresas, bancos e serviços diversos O eixo Rio-São Paulo passou a ser o meio geográfico mais apto a receber inovações tecnológicas e novas atividades econômicas, aumentando sua posição de comando econômico do país • Houve o crescimento da atividade industrial na região sudeste, especialmente em SP Com a industrialização, houve a necessidade de modernizar a infraestrutura do país e muitos investimentos foram feitos na geração de energia, meios de transporte e comunicação. Devido aos inúmeros investimentos e mão de obra abundante, o Sudeste se consolidou no cenário nacional como região com economia mais desenvolvida do país Anos 60, Brasília foi considerada capital federal o que incentivou a urbanização e atraiu investimentos de diversas partes do Brasil, principalmente na agropecuária