Buscar

Cap+4+Biomecânica+Ocupacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEGURANÇA DO TRABALHO – Módulo VI
ERGONOMIA
Prof. Patrícia Bianca 
Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional
Definição
A biomecânica ocupacional estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos músculos-esqueléticos envolvidos e as suas conseqüências.
 Analisa a questão das posturas corporais no trabalho e a aplicação de forças.
Muitos produtos e postos de trabalho inadequados provocam tensões musculares, dores e fadiga que, em certos casos, podem ser resolvidas com providências simples como o aumento ou a redução da altura da mesa ou da cadeira. 
Há situações em que a solução não é tão simples, por envolver um conflito fundamental entre as necessidades humanas e as necessidades do trabalho.
Corpo Humano
Sistemas do Corpo Humano
Sistema Tegumentar: formado pela pele e seus anexos. Protege o corpo contra a entrada ou saída exagerada de líquidos (desidratação), mantém a temperatura interna estável, defende das agressões ambientais.
Sistema Esquelético: é constituído pelos ossos, cartilagem e articulações. 
Função sustentação do corpo, proteção dos órgãos situados em cavidade por ele limitados, ”exemplo” tórax e crânio. 
Sistema muscular: formado pelos músculos. Função de dar movimento ao corpo, postura, produção de calor e nutrição.
Sistema nervoso: formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos. Função de controlar as funções orgânicas e a integração ao meio ambiente.
Sistema sensorial: formado pelos órgãos dos sentidos que nos conectam ao mundo externo.
Sistema Endócrino: formado pelas glândulas endócrinas que produzem os hormônios responsáveis pelo controle de outros órgãos.
Sistema Cardiovascular: formado pelo coração, artérias, veias e capilares e sangue que transportam todas as substâncias necessárias para a manutenção da nossa vida.
Sistemas do Corpo Humano
Sistema Linfático: formado pelos órgãos linfáticos, gânglios linfáticos, ductos linfáticos e linfa que realizam a defesa do nosso corpo.
Sistema Respiratório: formado pelo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Responsáveis pela captação de oxigênio do meio ambiente e eliminação de gás carbônico de nosso corpo.
Sistema Digestivo: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Responsável pela captação de nutrientes para o funcionamento de nosso corpo e eliminação de restos sem utilidade.
Sistema Urinário: formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é responsável pela eliminação de produtos sem utilidade em nosso corpo e equilíbrio hídrico.
Sistema Reprodutor Masculino: formado pelo escroto, testículos, epidídimo, ducto deferente, vesícula seminal, próstata, uretra e pênis responsável pela manutenção da espécie humana na Terra.
Sistema Reprodutor Feminino: formado pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina, pequenos e grandes lábios e também responsável pela manutenção da espécie humana na Terra.
Ossos, cartilagem e articulações. 
São de forma variada.
Adulto são em número de 206.
 Esqueleto é um conjunto de ossos que constitui que dá sustentação ao corpo. Se dividi em duas partes: 
Esqueleto axial: Cabeça, coluna vertebral e tórax
Esqueleto Apendicular: Membro superior e membro inferior.
 Articulação é o local da união, em geral mais ou menos móvel, entre dois ou mais ossos.
 Tendões: liga uma parte óssea a um músculo. Não tem flexibilidade durante o movimento.
Sistema Esquelético
Coluna Vertebral
Coluna possui um total 
de 33 ossos que são:
 7 vértebras cervicais – C1 a C7
12 vértebras torácicas – T1 a T12 
5 vértebras lombares – L1 a L5
5 vértebras sacrais – S1 a S5 
(vértebras fundidas)
4 vértebras coccígeas – C1 a C4
 (vértebras fundidas)
Vértebra e Disco Intervertebral
O corpo das vértebras é formado por um anel ósseo, entre uma vértebra e outra existe um disco fibrocartilaginoso que é capaz de absorver os aumentos de pressão e dar mobilidade entre as vértebras, este disco recebe o nome de disco intervertebral.
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
PATOLOGIAS QUE PODEM SURGIR DO MOVIMENTO INCORRETO
Além das curvaturas normais, em alguns casos, podemos observar a hiper-lordose e a hiper-cifose, que é são curvaturas muito acentuadas, fora do comum. 
NORMAL			PATOLOGIAS
Sistema Muscular
Os músculos do corpo humano classificam-se em três tipos: estriados ou esqueléticos, lisos e do coração. 
Desses três tipos, os músculos estriados ou esqueléticos são aqueles que estão sob controle consciente do homem e é através deles que o organismo realiza trabalhos externos, através dos inúmeros vasos sanguíneos, chamados CAPILARES, que transportam oxigênio até os músculos e retira os subprodutos do metabolismo.
Qual a mágica para explicar as figuras abaixo?
ANTES
DEPOIS
Meninos para não ficar com inveja!!!
Essas duas formas diferentes de solicitação muscular (contração contínua e contração alternada) são utilizadas para classificar o trabalho muscular em duas formas distintas:
a) trabalho muscular estático: é aquele que exige contração contínua de alguns músculos, para manter uma determinada posição. Ocorre, por exemplo, com os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé, músculos dos ombros e do pescoço para manter a cabeça inclinada para frente, músculos da mão esquerda segurando a peça para martelar com a mão direita, entre outros.
Dicas!!!
O trabalho estático é altamente fatigante e, sempre que possível, deve ser evitado. Quando isso não for possível, pode ser aliviado, permitindo mudanças de posturas, melhorando o posicionamento de peças e ferramentas ou providenciando apoios para partes do corpo com o objetivo de reduzir as contrações estáticas dos músculos. Também devem ser concedidas pausas de curta duração, mas com elevada freqüência, para permitir relaxamento muscular e alívio da fadiga.
Trabalho Muscular Estático
Trabalho Muscular Dinâmico
b) trabalho muscular dinâmico: é aquele que permite contrações e relaxamentos alternados dos músculos, como na tarefa de martelar, serrar, girar um volante ou caminhar.
O músculo opera em condições desfavoráveis de irrigação sangüínea durante o trabalho estático, com a demanda superando o suprimento, enquanto há equilíbrio entre a demanda e o suprimento durante o repouso e o trabalho dinâmico.
Atividade da mão e tarefa manual: adaptações de empunhadura 
em função da anatomia da mão. 
desfavorável
modificada
Aplicação prática da Biomecânica Ocupacional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais