Buscar

Fundamentos de Economia: Microeconomia e Estruturas de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DO ES - CAMPUS VITÓRIA
Aline Braga P. Teixeira
Curso de Turismo
Disciplina de Fundamentos de Economia – 2013/1
Professor: Marcos Renato Lorenção
QUESTIONÁRIO PARA A AV2: Vasconcellos & Garcia (fasc. 1 – Cap. 4 e fasc. 2 – Caps.7 e 8).
Cap. 4: Introdução à Microeconomia
1. Qual é o objeto da microeconomia?
Analisar a formação de preços, bens e serviços.
2. Por que a Teoria Microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas?
Pois tem enfoque distinto. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, sendo este preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
3. Quais são e o que fazem os agentes da demanda?
Agentes da demanda = consumidores. São aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade.
4. Por que a microeconomia se vale da hipótese coeteris paribus?
Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante. O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.
5. Quais são os objetivos da empresa produtora de bens e serviços?
Princípio da racionalidade: o empresário sempre busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe.
6. A análise microeconômica pode subsidiar decisões ao nível de empresas e ao nível de política econômica. Cite 3 exemplos de cada.
A teoria dos preços (análise microeconômica) preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. Exemplos: Política de preços da empresa; previsões de demanda e faturamento e previsões de custos de produção.
7. Como está dividido o estudo microeconômico?
A Microeconomia divide-se em: Teoria do Consumidor; Teoria da Firma e Teoria da Produção.
Cap. 7: Estruturas de Mercado
8. As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características. Quais são elas?
As três características são: Número de empresas que compõem o mercado; tipo do produto; a existência ou inexistência de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
9. O que é a concorrência pura ou perfeita? Quais são suas premissas?
A concorrência pura é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequentemente, o preço de equilíbrio. Suas premissas: mercado atomizado, produtos homogêneos, inexistência de barreiras, transparência do mercado.
10. Qual é a característica do mercado monopolista?
No mercado monopolista existe uma única empresa dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há concorrência nem produto substituto ou concorrente. Ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
11. Quais as possíveis barreiras que dão condições à existência do monopólio?
Monopólio puro ou natural; patentes; controle de matérias-primas básicas; monopólio institucional ou estatal.
12. O que é o oligopólio?
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.
13. Como são determinados os preços e quantidades ofertados no oligopólio?
No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis, que são organizações de produtores de um mesmo setor que determinam a política de preços para todas as empresas que a ela pertencem. Nos oligopólios há empresas líderes que, via de regra, fixam o preço, respeitando as estruturas de custos das demais, e há empresas satélites que seguem as regras ditadas pelas líderes.
14. Quais são as principais características da concorrência monopolista?
Número relativamente grande de concorrência, margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla.
15. Por que no mercado de fatores de produção existe a demanda derivada?
Como o mercado de fatores (trabalho, capital, terra e tecnologia) depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mercado do produto, a demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada.
16. Quais são as estruturas no mercado de fatores?
Concorrência perfeita; monopólio; oligopólio; monopsônio; oligopsônio e monopólio bilateral.
17. O que é o CADE e qual seu objetivo?
CADE: Conselho Administrativo de Direito Econômico. Tem por objetivo julgar os processos administrativos relativos a abusos do poder econômico, bem como analisar fusões de empresas que podem criar situações de monopólio ou maior domínio do mercado. Quando se prova que a limitação da concorrência não propicia ganhos aos consumidores em termos de menores preços ou produtos tecnologicamente mais avançados, o CADE pode determinar que o negócio seja desfeito.
Cap. 8: Introdução à Macroeconomia
18. Conceitue a macroeconomia.
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
19. Qual é a vantagem da abordagem global proporcionada pela macroeconomia?
A abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre grandes agregados e permitir uma compreensão maior de algumas interações mais relevantes da economia, entre os mercados de bens e serviços, o “mercado” monetário, financeiro e cambial, e o mercado de trabalho, representando assim importante instrumento para a política e a programação econômica.
20. Existe conflito entre a micro e a macroeconomia?
Não há conflito entre a micro e a macroeconomia, uma vez que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais.
21. Quais são as principais metas de política macroeconômica?
Objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego; estabilidade de preços; distribuição de renda socialmente justa; crescimento econômico.
22. Quais distorções são causadas pela inflação?
As distorções acarretadas pela inflação ocorrem principalmente sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.
23. Cite os principais instrumentos de política macroeconômica? De forma sucinta defina cada um deles.
Política fiscal: Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas.
Política monetária: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia.
Política cambial e comercial: São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. A cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio, e a comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações e/ou ao estímulo e desestímulo às importações.
Política de rendas: refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda com o controle e congelamento de preços.
24. Quais mercados compõem a estrutura básica do modelo macroeconômico? Quais variáveis são determinadas em cada um deles?
Mercado de bens e serviços: Levam em conta os diferentes tipos de bens produzidos. Determina o nível de produção agregada, bem como o nível geral de preços.
Mercado de trabalho: Não se distinguem os diferentes tipos de trabalho. Determina a taxa de salários e o nível geral de emprego.
Mercado monetário: Supõe-se a existência de uma demanda de moeda e de uma oferta de moeda. A demanda e a oferta de moeda determinam a taxa dejuros.
Mercado de títulos: Analisar o papel de agentes econômicos, superavitários e deficitários, e sua interação. Supõe-se que exista apenas um título-padrão.
Mercado de divisas: Como a economia mantém transações com o resto do mundo, existem mercados de divisas ou de moeda estrangeira. A oferta de divisas depende das exportações e da entrada de capitais financeiros, enquanto a demanda de divisas é determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Outros materiais