Buscar

Segmentação e Posicionamento no Mercado Turístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionamento 1: Mercados não são homogêneos porque refletem as diferenças existentes na população. Uma organização que opera no mercado turístico não pode atender a todos consumidores em mercados amplos, pois eles se diversificam em suas exigências de compra. Desta forma, uma organização precisa identificar os segmentos de mercado que pode atender. “Em seu entendimento, porque agências de turismo, companhias aéreas, hotéis e outros agentes que atuam no mercado turístico precisam desenvolver a segmentação de mercado? Como estes operadores do mercado turístico podem obter vantagem competitiva através da segmentação de mercado? Comente sobre esta questão utilizando também exemplos específicos da atividade de turismo.”
A segmentação do mercado turístico visa, sobretudo, dimensionar e entender o fluxo turístico de um determinado segmento, bem como estabelecer uma análise quanto ao perfil dos componentes deste fluxo, com o principal objetivo de proporcionar uma estrutura de suporte para a sua satisfação. Assim, consoante com o pretendido, este mercado pode ser segmentado de muitas maneiras. 
Há vários fatores a serem considerados na hora de desenvolver um produto turístico, como a faixa etária, sexo, religião, motivação, cultura, entre outros. Na minha opinião, o que diferencia um produto do outro é a forma oferecida. A vantagem competitiva, dentro do turismo, vai ser uma empresa se importar mais com as preferências do cliente, pois o mesmo produto é oferecido por várias outras empresas. O marketing turístico permite às empresas/organizações turísticas responderem adequadamente às exigências de seus clientes.
Exemplo: 
Questionamento 2: Um consumidor está exposto a um grande número de mensagens promocionais pela TV, rádio, outdoors, jornais, revistas, etc., que bombardeiam sua mente de forma incansável. Uma organização que opera no mercado turístico necessita desenvolver a sua oferta e a imagem da sua marca, de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado nas mentes dos consumidores alvo, ou seja, necessita de um posicionamento. “Em seu entendimento, como agências de turismo, companhias aéreas, hotéis e outros agentes que atuam no mercado turístico devem construir seu posicionamento? Quais os cuidados que estes operadores do mercado turístico devem observar para um perfeito posicionamento? Comente sobre esta questão utilizando também exemplos específicos da atividade de turismo.”
Posicionar a marca no mercado baseia-se normalmente num produto e seus atributos físicos, comparados a seus competidores. O posicionamento perceptual, ou como a marca se posiciona na mente do consumidor, inclui o posicionamento de mercado, mas não se limita a ele, pois vai além dos atributos físicos. A intenção é criar uma mitologia de marca que transmite benefícios de cunho emocional e/ou psicológico (e pode se referir tanto ao produto quanto à empresa como um todo). Caso a empresa não escolha o posicionamento dos seus produtos/serviços, o mercado irá construir um posicionamento espontâneo. Os consumidores face às inúmeras ofertas, tem tendência a simplificar, associando mentalmente a cada uma delas um posicionamento.
Para que uma estratégia de posicionamento seja eficaz, os produtos devem ser diferenciados; para isso são necessários alguns critérios:  Importância – é oferecida um benefício de alto valor. Destaque – a diferença é oferecida de maneira destacada. Superioridade – diferenças superior a outras obtendo benefícios. Exclusividade – os concorrentes não conseguem copiar tal diferença. Acessibilidade – a diferença é acessível ao cliente. Lucratividade – a diferença é lucrativa para a empresa. Mesmo utilizando dois ou mais desses tópicos, muitas empresas ainda não conseguem tornar o seu posicionamento visível e eficaz. 
Questionamento 3 : A polaridade entre um pequeno número de grandes empresas de serviços internacionais e globais de um lado e milhares de microempresas do outro na indústria do turismo, não são causa da grande preocupação deste mercado em relação aos custos do negócio. Os custos fixos e variáveis atingem diretamente todas as organizações que atuam neste mercado. Os custos fixos relativamente altos contra os custos variáveis relativamente baixos no negócio de turismo necessitam de compreensão e de uma gestão eficaz, para se permanecer neste mercado atrativo e competitivo. “Em sua visão, custos como alimentação, transporte, locações, energia, manutenção, seguros e salários, gerenciados pelas companhias aéreas, operadoras, hotéis e museus, podem incidir em que grau nos seus negócios?” Como seriam classificados estes custos: fixos ou variáveis? Em seu comentário utilize, também, exemplos da atividade de turismo para um melhor entendimento.
Custo Variável: Varia em função da quantidade de trabalho ou de produção. Exemplo: em uma viagem o custo variável varia em função da quantidade de viagens feitas.
Custo Fixo: Os valores todos os meses serão os mesmos independente de vendas ou não como exemplo: água, luz, telefone, empregados, etc.

Outros materiais