Buscar

283510_193651_Copyright

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Copyright nada mais é do que "Direitos Autorais" sobre o conteúdo. Quando você cria uma obra intelectual: Livro, receita, música, manuais, sites, programas etc... o direito civil já lhe garante todos os direitos sobre esta obra, proibindo qualquer pessoa de utiliza-la sem sua permissão.
Segundo o wikipedia:
Direito autoral ou direitos de autor é o nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra. É garantido ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.
Você não precisa fazer nada para ter seu copyright garantido. Alguns sites colocam isso no fim da página mas nem é necessário colocar, uma vez que o direito autoral já é um direito presumindo juridicamente e gosa de todas as proteções.
Direito autoral ou direitos de autor é o nome dado ao direito que o autor, o criador, o tradutor, o pesquisador ou o artista tem de controlar o uso que se faz de sua obra. É garantido ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.
Pode-se conceituá-lo, de modo breve, como o ramo do Direito Privado destinado a regulamentar as relações jurídicas surgidas da criação e da utilização de obras literárias, artísticas ou científicas.
O Direito autoral é o ramo do Direito que confere ao titular de obra estética original, seja litéraria, artística ou científica, uma série de prerrogativas patrimonais e morais.
Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.
No Brasil, atualmente essa matéria é regulada pela Lei n.º 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. A lei brasileira abriga, sob a denominação direitos autorais, os direitos de autor propriamente ditos, bem como os direitos conexos. No caso do Brasil, os sucessores do autor da obra perdem os direitos autorais adquiridos com a morte do autor setenta anos após a morte desse, tal como indica o o art. 42 da Lei nº. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
A popularização de softwares do tipo "open source" (código-fonte aberto), e que tem o sistema operacional Linux como um de seus maiores representantes, criou uma comunidade de desenvolvedores cuja relevância torna-se cada vez mais ampla na sociedade. A adoção de licenças livres já não se limita a softwares. Obras literárias, fonográficas e visuais começam a ser liberadas por seus autores. Mas para que um autor possa distribuir livremente sua obra, garantindo que os créditos por sua autoria serão preservados, que ele estará isento de quaisquer alterações produzidas por terceiros em sua obra e, principalmente, que ninguém poderá apoderar-se da obra criada, é necessário conhecer e adotar os procedimentos necessários para o licenciamento livre.
Propriedade Intelectual é, segundo a Convenção da OMPI, a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.
A Propriedade Intelectual pode ser dividida em duas categorias: Direito Autoral e Propriedade Industrial, sendo que pertecem à primeira as obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na Internet e cultura imaterial, e à segunda as patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares. O INPI (INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL) é o orgão brasileiro responsável pelas Marcas, Patentes, Desenho Industrial, Transferência de Tecnologia, Indicação Geográfica, Programa de Computador e Topografia de Circuito Integrado.
No Brasil, o Órgão responsável pelo registro de propriedade industrial é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.
A idéia não é passível de proteção pelos institutos da Lei de Propriedade Industrial, razão pela qual um código de software não é passível de ser patenteado no Brasil. Da mesma forma, no Brasil, seres vivos não são patenteáveis, o que não acontece em outros países onde micro-organismos e animais geneticamente modificados podem ser patenteados desde que não sejam humanos.
O Direito da informática é um campo do Direito que se propõe a estudar aspectos jurídicos do uso de computadores, com fundamentos no crescente desenvolvimento da Internet e na importância da tecnologia da informação e da informática nas relações jurídicas, sendo por isso, uma nova área do estudo do Direito. Há ainda os que designam esta área do Direito como "Direito Informático", "Direito da Tecnologia da Informação", "Direito Eletrônico" ou ainda "Direito Cibernético", termos que, porém, tem maior efeito publicitário e menor aceitação na comunidade acadêmica. Sendo em grande parte uma área conhecida mais por acadêmicos de computação que por acadêmicos da área jurídica.

Outros materiais