Logo Passei Direto
Buscar

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA N2 FMU

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA N2 FMU
Reações alérgicas e infecções parasitárias frequentemente envolvem respostas imunológicas que incluem a liberação de anticorpos específicos. Qual isotipo de anticorpo é associado às respostas alérgicas e à defesa contra parasitas como os helmintos, conhecido por sua capacidade de desencadear liberação de histamina por mastócitos e basófilos? 
Resp: IGE
Anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar substâncias estranhas, como toxinas, bactérias e vírus. Qual é o isotipo de anticorpo mais abundante no soro sanguíneo humano, típico de uma expp: lobulos, ronco encontrado logo no início de infecções? 
Resp: IGG
Nas fases iniciais de uma infecção, em uma exposição primária, um tipo específico de anticorpo é produzido. Qual isotipo de anticorpo é o primeiro a ser secretado pelo organismo em resposta a uma infecção, conhecido por neutralizar e aglutinar patogenos, devido a sua estrutura pentamerica? 
Resp: IGM
As mucosas, como as do trato respiratório e do sistema digestório, são protegidas por um tipo específico de anticorpo encontrado em secreções, que por isso, desempenha um importante papel na defesa contra patógenos. Qual isotipo de anticorpo é encontrado predominantemente nas secreções mucosas, como saliva, lágrimas e leite materno? 
Resp: IGA
1. Assinale a alternativa que apresenta um fagócito polimorfonuclear.
Neutrófilo
2. A inflamação é uma resposta biológica complexa do organismo a estímulos nocivos, como patógenos, células danificadas ou irritantes. Este processo é uma parte essencial do sistema imunológico e visa eliminar a causa inicial da lesão celular, remover células e tecidos danificados e iniciar a reparação dos tecidos. Embora a inflamação seja um mecanismo de defesa importante, sua regulação inadequada pode resultar em efeitos adversos para a saúde.
Qual das seguintes substâncias é um mediador inflamatório derivado do ácido araquidônico? 
Prostaglandina
5. Assinale a alternativa que apresenta nessa ordem: 
(1) uma célula citotóxica, (II) um fagócito mononuclear e (III) um não fagócito polimorfonuclear.
Linfócito CD8, Il. monócito e III. Mastócito
6. Como se chama o material genético acessório, que pode ser transferido por meio de fimbria sexual.
Plasmideo
7. Como se chama o evento de saída de leucócitos do vaso sanguíneo para o tecido inflamado? 
Diapedese
8. Qual é a principal diferença entre hifas e leveduras? 
As hifas são estruturas filamentosas, enquanto leveduras são unicelulares e arredondadas.
9. Ao longo do sistema linfático ocorrem pequenas estruturas que agem como filtros ao reter particulas que chegam com a linfa, permitindo que células imunológicas reconheçam antígenos e a partir desse reconhecimento, que iniciem uma resposta imunológica. Uma das consequências desse reconhecimento é a expansão clonal de células imunológicas como os linfócitos, que podem tornar esses órgãos linfoides inchados e até palpáveis em regiões como a virilha, pescoço e axilas. Como se chamam as estruturas que foram descritas? 
Linfonodos 
10. O corpo humano apresenta nichos com características diversas, que favorecem microrganismos com características diferentes, por isso, sua microbiota é bastante diversa e abundante. Algumas áreas, como nos sulcos gengivais pode ocorrer concentrações muito baixas ou ausência de oxigênio, mas na superfície da lingua, há abundância desse gás. Como se chama os microrganismos que utilizam oxigênio em seus processos metabólicos, mas também suportam condições em que a taxa de oxigênio é zero, como a Escherichia coli e o Staphylococcus spp? 
Anaeróbios facultativos
11. Qual das células imunológicas abaixo produz anticorpos? 
Linfócito B
12. Considerados parasitas intracelulares obrigatórios, vírus são capazes de causar diversas doenças no homem, em plantas e em animais. Analise as afirmativas sobre esses parasitas e assinale a alternativa que indica apenas frases verdadeiras: 
I. São muito menores que células bacterianas, fúngicas, animais, protozoárias e vegetais.
Il. Vinvadem células hospedeiras por meio da ancoragem de proteínas de seu envelope, ou de seu capsídeo, no caso
dos vírus desnudos, em receptores na membrana da célula hospedeira.
IIl, Possuem DNA ou RNA como genoma, mas não possuem ribossomos e outras estruturas necessárias à sintese de
proteínas, por isso, necessitam do mecanismo celular de uma célula hospedeira para se multiplicar.
IV.v Podem ter capsídeo lipídico esférico ou cilíndrico e alguns podem ser envolvidos por envelopes proteicos.
I, II e III.
13. As bactérias responsáveis por doenças como a leptospirose, a sífilis e a doença de Lyme formam dezenas de espirais e se coram de rosa com o teste de Gram. Como se chamam as bactérias com essa morfologia e com essa característica tintorial? 
Espiroquetas gram negativas
14. A capacidade de uma molécula induzir resposta imune é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e terapias imunológicas. No entanto, algumas moléculas, por si só, não conseguem desencadear uma resposta adequada, a menos que estejam ligadas a uma molécula maior, mais imunogênica. Como se chama a molécula que é conjugada a uma proteína carreadora nesse tipo de técnica? 
Hapteno

Mais conteúdos dessa disciplina