Buscar

strings

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Classe String
*
Strings
Strings são objetos de tipo imutável do Python e que possuem noção de ordenação. São constituídos de caracteres e declarados entre apóstrofos ou aspas.
Os dados literais denotam um conjunto de caracteres da tabela ASCII (ou UNICODE), ou seja:
As letras maiúsculas e minúsculas;
Os dígitos de 0 a 9;
Os caracteres especiais, como os de pontuação, de operação etc.;
Os caracteres de controle e que não são imprimíveis.
*
String
A conversão de um valor para literal, também chamada de texto ou string, é feita através do comando construtor da classe (str(x), onde x é um valor ou uma variável relacionada a um valor imprimível).
Em Python cada representante de um grupo ordenado possui uma numeração na sequência, variando de 0, para o primeiro elemento e seguindo uma progressão aritmética de razão 1 até o último termo. Ou uma progressão aritmética de razão -1, e primeiro termo -1, começando do último termo até o primeiro.
*
Slice
Todas as classes/tipos do Python que possuem ideia de ordenação podem ser acessadas por partes, através de uma operação denominada slice.
O acesso se dá da seguinte forma:
nomedavariavel[inicio:fim:passo]
*
O comando len()
Esse comando se refere a todos as classes que possuem ideia de tamanho. Seu valor de entrada x é uma variável pertencente a uma dessas classes e retorna seu “tamanho”.
*
Operações com strings
+  Indica “concatenação”
*  representa repetição
*
Comandos úteis
A função ord(x)
A função ord(x), recebe uma string de um único caractere e retorna seu número na tabela ASCII.
A função chr(x)
A função chr(x) faz o inverso da função ord. Essa função recebe um número inteiro e retorna o caractere representante na tabela ASCII.
*
Métodos da classe string
Count
Esse método é utilizado para contar quantas vezes uma determinada string b aparece em uma string a. Esse método também aceita os argumentos opcionais inicio e fim, que são utilizados a fim de restringe o tamanho da pesquisa dentro da string.
Por default inicio é a posição 0 da string e fim é a posição do ultimo caractere.
a.count (b, [inicio, fim]) a – String b- string inicio – Inteiro fim – inteiro
*
Métodos da classe string
O método Lower
Esse método é utilizado a fim de retornar uma cópia de uma string em caixa baixa.
a.lower()a - String
O método Replace
Esse método substitui na string a todas as coincidências da de uma string b por uma nova string c. Também recebe um argumento de entrada opcional que chamaremos de quantidade (qtd) que representa a quantidade de substituições que serão feitas na string.
a.replace(b, c [,qtd])a – string b – string c – string qtd-inteiro
*
Métodos da classe string
Split 
Esse método separa a string a toda vez que for encontrada a string b. Cada fracionamento da string será transformado em um item de uma lista. Esse método também recebe como dado de entrada opcional uma quantidade de vezes que será realizado o fracionamento.
Por default b é considerado como ‘ ‘ e qtd é considerado como toda a string.
 a.split(b[,qtd])  a – String b – String qtd- Inteiro
*
Métodos da classe string
Upper
Esse método é utilizado a fim de retornar uma cópia de uma string em caixa alta. 
a.upper() a – String
Isalnum 
Esse método é utilizado para verificação dos tipos de caracteres de uma string. Caso a string analisada possua somente caracteres alfanuméricos retorna True, caso contrário retorna False.
a.isalnum() a – String
*
Formatação Avançadas
Pular linhas
Para mudar de linha coloca-se o parâmetro \n
Tabulação horizontal
Para executar uma tabulação horizontal utiliza-se o parâmetro \t. Esse comando funciona somente ao ser executado no modo programado.
String Unicode
Para declarar que uma string está no padrão Unicode, basta colocar a letra u antes da string.
*
Formatação Avançadas
String crua
A letra r antes da string indica que ela é uma string crua, ou seja, as strings de barra invertida não serão interpretadas.
Aspas ou apóstrofos dentro da string
Para utilizar aspas dentro de uma string devemos utilizar o parâmetro \”, o mesmo acontece com o apostrofo, porém seu parâmetro é o \’
*
Formatação Avançadas
O método rjust.
O método rjust(x) pode ser utilizado para formatação da saída, uma vez que este define o espaçamento que será dado à direita de um caractere.
*
Formatação Avançadas
Esse método pode ser chamado de forma implícita em tratamentos de declarações posteriores como podemos perceber no exemplo abaixo:
*
Formatação Avançada
O método ljust(x) pode ser utilizado para formatação da saída, uma vez que este define o espaçamento que será dado à esquerda de um caractere.
*
Formatação Avançada
O método Center
O contrario do rjust e ljust esse método é um pouco mais complicado de usar. Para utiliza-lo deve-se passar como parâmetro obrigatório o tamanho do bloco que ele deverá ser centralizado e como parâmetro opcional com qual caractere será feito o espaçamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais