A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV1 GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV1_201301770221 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Cód.: 85344)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 86203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 53037)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	 
	Luz
	
	Calor
	
	Esgoto
	 
	Folhas de árvores
	
	Som
	
	
	 4a Questão (Cód.: 53050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	
	Efeito estufa
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	 
	Coleta seletiva
	
	Chuva ácida
	
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	
	
	 5a Questão (Cód.: 85919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
		
	 
	Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade
	 
	Obedecer ao Termo de Referencia do orgao ambiental; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Contemplar as principais alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade; levar em consideracao o Plano Diretor Municipal.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 87128)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa incorreta tendo como base o artigo 225 da Constituição Federal de 1988: ¿Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações¿. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
		
	 
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	 
	Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	Promover a educação ambiental no ensino superior e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	 
	Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 88082)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	 
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 53033)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	
	poluição natural
	
	poluição impedida
	 
	poluição consentida
	
	poluição comercial
	
	poluição permanente
	
	
	 9a Questão (Cód.: 85463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O