Buscar

ADM. DE RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Prof. Joana Batista N. Costa 
joanabncosta@ig.com.br
Fone: 8842.1564
*
POR QUE ESTUDAR RECURSOS HUMANOS?
O preenchimento de cargos na empresa, projeto de cargos e equipes, promoção e qualificação dos funcionários, a identificação de abordagem para aprimorar o desempenho e recompensar os sucessos dos funcionários – tipicamente atribuído Ao gerente de linha o aos gerentes do departamento de GRH.
 Tomas J. Watson – fundador da IBM - disse: 
“Pode-se obter capital e construir edifícios, mas é preciso ter pessoas para se montar uma empresa”
*
RESPONSABILIDADES DO GERENTE DE RH
Orientação e aconselhamento
Serviços
Formulação e implementação da política
Defesa do funcionário
*
COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE RH
Domínio do negócio
Domínio do RH
Domínio das mudanças
Credibilidade de pessoal
*
“ Os recursos humanos são importantes demais para serem deixados a cargo do departamento pessoal” Afirmou um executivo da Merck.
*
POR QUE ESTUDAR RECRUSOS HUMANOS?
 
*
Desde os anos 80, as sociedades (países), através da expansão da mídia e do crescimento do índices sócio-econômicos, passou a interagir globalmente.
*
Na década de 90, a internet se consolida com a ferramenta de comunicação internacional definitiva, expandindo horizontes nos quatro cantos do mundo..
*
Nem tudo são flores, claro...
*
De 2000 em diante, passamos a ter uma só cultura, a cultura globalizada... A meta é atingir uma só nação: a nação humana.
*
DESAFIOS COMPETITIVOS
1° TORNAR-SE GLOBAL 
tendência a abrir mercados estratégicos para o comércio e o investimento internacionais.
Efeito da Globalização sobre a GRH – incluem aspectos como: savaliação de conhecimentos e o conjunto de habilidades dos profissionais estrangeiros, e a necessidade de descobrir qual o melhor modo de contratá-los e treiná-lo. Algumas vezes com materiais que precisam ser traduzidos em diversos idiomas. 
*
2° ADOTAR NOVA TECNOLOGIA 
As organizações estabelecerem relacionamentos mediados por computador originam uma nova relação de funcionários “virtuais” que trabalham em suas casas, em hotéis, no próprio carro ou onde o trabalhos os levar. As aplicações para a GRH às vezes são difíceis de Imaginar.
 
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
A automação não é fenômeno novo no capitalismo. Existe praticamente desde seu nascimento, a partir da superação do trabalho artesanal, do parcelamento das tarefas na fase manufatureira e da introdução das máquinas. 
A partir dos anos 60, a informática foi incorporada no processo de trabalho. Por isso é que alguns batizam a fase atual de "revolução informacional" 
*
Todo esse avanço tecnológico tem enormes reflexos. Do ponto de vista do capital, possibilita um aumento sem precedentes da produtividade e uma brutal redução dos custos operacionais - incluindo aí o corte de empregos, ganhos com a economia de tempo e diminuição de reparos, refugos e estoques. 
*
GERENCIANDO MUDANÇAS POR MEIO DE RH
3° GERENCIAR MUDANÇAS 
 “SEM MUDANÇAS, NÃO SURGUEM OPORTUNIDADES”
 Em ambiente altamente competitivo, em que a competição é global e a inovação é contínua, mudar tem se tornado uma competência vital das organizações.
Uma pesquisa recente da AMA (Americam Management Association) afirmou que em 84% dos executivos entrevistados disseram que realizam pelo menos uma mudança em suas empresas.
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
O sucesso nas mudanças raramente ocorre de maneira natura ou fácil. Contudo, as principais razões pelas quais os esforços de mudança podem falhar relacionam-se as questões do RH.Como:
Não estabelecer noção de urgência
Não criar aliança poderosa para orientar o esforço
Falta de líderes que tenham visão 
Falta de lideres que comuniquem a visão
Não remover obstáculo para a nova visão
Não planejar sistematicamente nem conseguir “vitórias “em curto prazo.
“Cantar” vitória antes do tempo
Não trabalhar mudanças na cultura corporativa
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
GERENCIANDO MUDANÇAS POR MEIO DE RH
“ o problema mais freqüente nos projetos de mudanças fracassados não são os fatores técnicos, mas sim os fatores humanos não considerados”. 
 Marilyn Buckner (Presidente do Human Resource Plannig Society em Nova York).
Para gerenciar mudanças, executivos e gerentes, incluindo os de RH, devem imaginar o futuro, comunicar essa visão aos funcionários, estabelecer expectativas claras quanto ao desempenho e desenvolver a capacidade para alcançá-la, reorganizando as pessoas e realocando ativos. 
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
 As organizações que tem tido sucesso na engenharia de mudanças, geralmente, incluem em seu planejamento e gerenciamento de mudança os seguintes elementos chaves:
Vincular a mudança à estratégia corporativa
Criar benefícios quantificáveis
Desde o início, engajar seus funcionários mais importantes, seus cliente e fornecedores
Integrar as mudanças de comportamento que forem necessárias
Liderar, de forma clara, e consciente
Investir para implementar e sustentar o processo de mudança 
Manter a comunicação de modo contínuo e pessoal
Assumir o compromisso com a mudança, e não comunicação sobre a mudança.
 
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Já para os trabalhadores, os efeitos da automação capitalista podem ser dramáticos. Um dos mais graves é o desemprego . 
*
4° Gerenciar Talento ou Capital Humano
Capital Humano diz respeito ao valor econômico do conhecimento, das habilidades e as capacidades dos indivíduos que tem valor econômico para uma organização.
 “ As empresas de sucesso do século XXI serão aquelas que conseguem captar, armazenar e alavancar melhor o que seus funcionários sabem” (lew Platt, da Hewlett Packard).
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Capital Humano e GRH
	Capital Humano - é intangível e as empresas não podem gerenciá-lo da mesma maneira que gerenciam cargos, produtos e tecnologias. Uma das razões para isso é que são os funcionários, não a empresa, os detentores do capital humano. Ao saírem de uma empresa, funcionários valiosos levam consigo seu capital humano, e se perde todo e qualquer investimento que a empresa tenha feito no treinamento e desenvolvimento das pessoas.
	
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Capital Humano e GRH
		Para formar capital humano nas empresas, os gerentes devem desenvolver estratégias que garantam pessoal com conhecimentos, habilidades e experiências superiores. 
	Os programas de contratação devem ter como objetivo a identificação, o recrutamento e a contratação dos melhores e mais brilhantes talentos existentes. 
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
REAGIR AO MERCADO
	5° Reagir ao Mercado
	Atender as expectativas do cliente é essencial para qualquer empresa. Além de focalizar nas questões de gerenciamento interno, os gerentes devem satisfazer os requisitos de qualidade, inovação, variedade e rapidez no atendimento ao cliente.
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
	Gestão de Qualidade Total (TQM) – conjunto de princípios e práticas cujas idéias básicas incluem atender as necessidades do cliente, fazer as coisas certas da primeira vez e lutar pelo desafio da gestão de recursos humanos. 
	A revolução da TQM começou em meados da década de 1980 liderada por empresas como Motorola, Xerox e Ford.
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
 REENGENHARIA DE GRH
	o repensar fundamental e reconstrução radical de processos empresarias para atingir aprimoramentos notáveis em custo, qualidade, serviços e velocidade.
	Reengenharia significa abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes (HAMMER e CHAMPY, 1994).
	É fundamentalmente, REPENSAR e RECONSTRUIR radicalmente os processos empresariais para alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho.
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Mudanças que ocorrem com a Reengenharia
*
CONTENÇÃO DE CUSTOS
		6° CONTENÇÃO DE CUSTOS
	Downsing - diminuição dos níveis hierárquicos. Surgiu como alternativa à reação mais violenta contra a burocracia exagerada, ou seja, o enxugamento
em massa de pessoal, de forma indiscriminada e ineficiente. (eliminação Planejada de empregos)
 Objetivo: racionalização da empresa
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
CONTENÇÃO DE CUSTOS
 Metas DO Downsing 
O desmantelamento da burocracia corporativa, como forma de aprimorar o desempenho da organização mais eficiente e eficaz possível.;
Análise de custos e evolução de indicadores;
Avaliação do valor agregado ao produto;
Eliminação de posições e níveis hierárquicos;
Simplificação da estrutura organizacional;
Análise da viabilidade da terceirização;
 Reavaliação dos critérios de análise do desempenho pessoal.
 O Downsing enfoca principalmente as pessoas e sua produtividade, mas não focaliza os processos, sendo um tratamento de choque limitado. Antecipa-se a reengenharia, pois uma empresa que sofre teria maior probabilidade de sucesso em aplicar a reengenharia posteriormente.
 
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Terceirização - contratação de uma organização externa para trabalhos antes realizados por funcionários.
Contratação de mão de obra em outros países – também denominada “terceirização global” é a prática controversa de destinar empregos por outros países.
Contratação de empregados temporários – são grandes companhias que assumem administração das tarefas de RH de uma empresa menor e se tornam empregadoras de seus funcionários.
Melhorias na produtividade do funcionário – é o resultado da combinação de suas habilidades, motivação e ambiente de trabalho, e a tecnologia com a qual eles precisam trabalhar.
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
 Produtividade do funcionário
	É o resultado da combinação de suas habilidades, motivação e ambiente de trabalho, e a tecnologia com a qual eles precisam trabalhar.
	Produtividade - “produção realizada a partir de uma quantidade fixa de insumos”. 
 
 As empresas podem aumentar a produtividade reduzindo os insumos ou aumentando a quantidade produzida pelos funcionários acrescentando maior capital humano e/ou físico ao processo.
*
Melhorias de Produtividade
DESAFIOS COMPETITIVOS
*
Temos um super futuro pela frente... E podemos voar alto!
Basta acreditar!!!!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais