Buscar

01+-+Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia
Câmara anterior
Conjuntiva
Membrana mucosa fina e transparente que cobre a superfície posterior da pálpebra (conjuntiva palpebral) e a superfície anterior da esclera (conjuntiva bulbar). Continua com a pele na margem da pálpebra e com o epitélio corneano no limbo. O epitélio conjuntival consiste de 2 a 5 camadas de células epiteliais colunares estratificadas, superficial e basal. As células epiteliais superficiais são muco-secretoras. O estroma conjuntival é dividido em uma camada adenóide superficial e uma camada fibrosa profunda. A camada adenóide contém tecido linfóide e em algumas áreas podem ocorrer estruturas similares a folículos sem centros germinativos. A camada adenóide não se desenvolve antes de 2 a 3 meses de vida, o que explica porquê a conjuntivite de inclusão do RN é mais naturalmente papilar do que folicular e, mais tarde, torna-se folicular.A camada fibrosa é composta por tecido conectivo e está mais frouxamente disposta sobre o globo. As glândulas lacrimais acessórias (Krause e Wolfring) localizam-se no estroma. 
Esclera
Camada externa, protetora, que cobre o olho. É densa, branca, continua com a córnea anteriormente e com a bainha do nervo óptico posteriormente. Na inserção do músculo reto, tem cerca de 0,3mm de espessura, em outros locais, cerca de 1mmA superfície externa da esclera anterior está coberta por uma camada fina de tecido elástico, a episclera, que contém numerosos vasos sanguíneos que nutrem a esclera. 
Córnea 
Lente positiva de 43º. Tecido transparente comparado em tamanho e estrutura a um vidro de um pequeno relógio de pulso. Está inserida na esclera no nível do limbo. Uma depressão ocorre em forma de circunferência nesta junção, sendo conhecida como sulco escleral. No centro, tem espessura média de 0,54mm, na periferia 0,65mm e cerca de 11,5mm de diâmetro. De anterior para posterior, existem 5 camadas distintas: o epitélio (contínuo ao epitélio da conjuntiva bulbar), a camada de Bowman (camada clara, acelular), o estroma, a membrana de Descemet (membrana clara e elástica) e o endotélio.O epitélio tem 5 ou 6 camadas de células e o endotélio apenas 1. O estroma corresponde a cerca de 90% da espessura corneana, composto de fibras de colágeno entrelaçadas. As fontes de nutrição para a córnea são os vasos do limbo, o humor aquoso e a lágrima. A superfície da córnea consegue a maioria do oxigênio da atmosfera. A transparência da córnea é devido a sua estrutura uniforme, avascular e deturgescente. É a região mais inervada do corpo. 
 Trato uveal
Composto pela íris, pelo corpo ciliar e pela coróide. É a camada vascular do olho e é protegida pela córnea e pela esclerótica. Contribui com o fornecimento de sangue para a retina.
Íris
Extensão anterior ao cristalino. Superfície plana, que possui uma abertura central redonda, a pupila. Contígua com a superfície anterior das lentes, dividindo a câmara anterior da posterior, cada uma contendo o humor aquoso. Dentro do estroma da íris estão o esfíncter e o músculo dilatador. Controla a quantidade de luz que penetra no olho.
Corpo ciliar
Estrutura triangular, estende-se para a frente do final anterior da coróide até a origem da íris (cerca de 6mm). Os processos ciliares surgem em sua zona posterior e, juntamente com seu epitélio de recobrimento, são responsáveis pela formação do humor aquoso. 
O músculo ciliar é composto de uma combinação de fibras longitudinais, circulares e radiais. A função das fibras circulares é contrair e relaxar as fibras da zônula, que se originam nos vales entre os processos ciliares, alterando a tensão sobre a cápsula do cristalino, dando a ele foco variável para objetos distantes e próximos no campo visual. 
Coróide
Segmento posterior do trato uveal, entre a retina e a esclera. Está firmemente anexa à margem posterior do nervo óptico. Anteriormente, une-se ao corpo ciliar. A união dos vasos sanguíneos da coróide serve para nutrir a porção externa da retina adjacente. Tem o maior fluxo sanguíneo do corpo.
Cristalino
Estrutura biconvexa de 23º, avascular, incolor e quase completamente transparente, com cerca de 4mm de espessura e 9mm de diâmetro. Anterior a ele está o humor aquoso e posterior o vítreo. Está suspendo atrás da íris pela zônula que o conecta com o corpo ciliar. Possui fibras lamelares subepiteliais que estão em contínua produção, de forma que ele se torna maior e menos elástico com o passar da idade. É dividido em cápsula anterior, núcleo, córtex e cápsula posterior. 
Humor aquoso
Produzido pelo corpo ciliar. Penetra através da camada posterior, passa pela pupila, entra para a câmara anterior e vai em direção ao ângulo da câmara anterior. 
Câmara anterior
Espaço formado entre a córnea, íris e cápsula anterior do cristalino. É preenchida pelo humor aquoso. 
Retina
Lâmina do tecido neural, fina, semitransparente e com múltiplas camadas, que reveste a porção interna de dois terços da parede posterior do globo. Oposta à superfície externa da retina sensorial está o epitélio pigmentado retineano. Na maioria das áreas, a retina e o epitélio pigmentado retineano são facilmente separados para formar um espaço subretineano, que ocorre no descolamento de retina. 
De dentro para fora, as camadas da retina são: membrana limitante interna; camada de fibras nervosas, contendo os axônios das células ganglionares passando para o nervo óptico; camada de células ganglionares; camada plexiforme interna, contendo as conexões das células ganglionares com as células bipolares e amácrinas; camada nuclear interna dos corpos ciliares das células bipolares, horizontais e amácrinas; camada plexiforme externa, contendo as sinapses das células bipolares e horizontal com os fotorreceptores; camada nuclear externa dos núcleos dos fotorreceptores; membrana limitante externa; camada de fotorreceptores e bastonetes e cones; epitélio pigmentar retineano. 
Na parte central do lado posterior da retina está a mácula, que pode ser definida clinicamente como a área de pigmentação amarelada resultante da presença do pigmento lúteo. No centro da mácula está a fóvea, observada como uma depressão que cria um reflexo particular quando vista oftalmoscopicamente. Corresponde à zona avascular retineana. 
Humor vítreo
Corpo gelatinoso, transparente, avascular, que compreende dois terços do volume e do peso do olho. Preenche o espaço limitado pelo cristalino, retina e papila óptica. Fica dentro da câmara posterior. 
Nervo óptico
Um milhão de axônios que surgem das células ganglionares da retina (camada da fibra nervosa). Emerge da superfície posterior do globo através de uma abertura pequena e circular na esclera a cerca de 1mm abaixo e 3mm nasalmente ao pólo posterior do olho. As fibras nervosas tornam-se mielinizadas ao sair do olho, aumentando o diâmetro de 1,5mm (dentro da esclera) para 3mm (dentro da órbita). O segmento orbital do nervo tem 25-30mm de comprimento e a porção intracanalicular mede de 4 a 9mm. Depois de um trajeto intracraniano de 10mm, os dois nervos ópticos se unem para formar o quiasma óptico. 
Músculos extraoculares
São 6 os músculos que controlam o movimento de cada olho. 
Músculos retos
Reto medial: adução
Reto lateral: abdução
Reto inferior: depressão
Reto superior: elevação do globo ocular
Músculos oblíquos
Controlam, em primeiro lugar, os movimentos torcionais e, em uma extensão menor, os movimentos ascendentes e descendentes do globo. 
�
Inervação
RM, RS, RI e OI: III par craniano
OS: IV par
RL: VI par
*Regra: OS IV RELA VI

Outros materiais