Buscar

AV2 Técnicas de Seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0531_AV2_201201835399 » TÉCNICAS DE SELEÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201835399 - ELAINE CHRISTINA MIRANDA DA SILVA ROCHA
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 22/08/2013 18:10:31
	
	 1a Questão (Cód.: 57525)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Jorge, apesar de apresentar um perfil profissional bastante interessante, não parava de falar na entrevista de emprego. Essa característica de ser prolixo estava atrapalhando o andamento e deixando a entrevistadora preocupada com o horário e o controle da situação. Ela sabia que deveria fazer algo, justamente para pôr um ponto final no assunto e iniciar outro. Ela então o interrompeu com uma pergunta: Nesse caso, você atingiu seus objetivos? Em relação à atitude dela: Ela agiu corretamente ( ). Ela agiu incorretamente ( ). Justifique:
		
	
Resposta: Ela agiu corretamente. Mas lembrando que a selecionadora não deve perder o foco da entrevista, não deixando esse caso acontecer. O selecionador deve fazer perguntas objetivas e tendo como resposta objetivas também.
	
Gabarito: O aluno deverá escolher Corretamente. Em sua justificativa deve, no mínimo, indicar que para manter o controle da situação no caso de candidatos prolixos, devemos fazer perguntas fechadas a respeito do tema que o candidato estava falando, para encerrarmos e darmos inicio a um novo tema. Sem corrermos o risco de sermos deselegantes.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 22011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que corresponde a uma pergunta que possui todas as características de uma pergunta comportamental com foco em competências.
		
	
	Conte-me: você prefere trabalhar sozinho ou em grupo?
	
	O que você acha desta nossa forma de promover os novos produtos?
	
	Se eu lhe pedisse que me vendesse um par de pernas, como você faria?
	 
	Fale-me sobre uma situação em que você teve de assumir a liderança de um grupo
	
	Diga-me o que você faria se um cliente fosse mal educado com você?
	
	
	 3a Questão (Cód.: 73599)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das técnicas mais utilizadas para investigar o comportamento dos candidatos em uma seleção é a entrevista, nem sempre empregada de forma eficaz. Em um processo seletivo no contexto atual, assinale nas alternativas a seguir, qual a razão que serve de base para a utilização da Entrevista Comportamental com foco em Competências?
		
	
	Diminuir erros de contratações
	 
	O conjunto das alternativas propostas como resposta, atende plenamente o enunciado da questão
	 
	Gerar um perfil mais assertivo diante das necessidades da Empresa
	
	Aumentar o índice de rotatividade
	
	Reduzir o índice de rotatividade (turnover)
	
	
	 4a Questão (Cód.: 44230)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as competências comportamentais avaliadas na dinâmica 'abrigo subterrâneo' estão:
		
	
	b) Atenção
	 
	a) Tomada de decisão em grupo
	
	c) Agilidade
	
	d) Organização
	
	e) Comprometimento
	
	
	 5a Questão (Cód.: 46214)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para que uma entrevista de seleção alcance os objetivos esperados, torna-se necessário uma adequada preparação do entrevistador e alguns cuidados preliminares que podem melhorar a sua eficiência e eficácia. Quanto ao processo de elaboração e condução de uma entrevista, é correto afirmar, exceto:
		
	 
	o entrevistador deve permitir que a pessoa exponha os fatos a seu modo e ajude-a a preencher as ¿omissões¿. Permita liberdade de expressão.
	 
	o entrevistador deve assimilar e clarificar todas as informações e nenhum fato ou curiosidade deve ficar sem ser verificado.
	
	o entrevistador deve empregar a entrevista como meio de observação. Fazer perguntas de longa resposta, que lhe dê oportunidade de observar e avaliar o interlocutor.
	
	o entrevistador deve conhecer bem o cargo ou posição que se pretende preencher, assim como conhecer profundamente a organização e seus pontos fortes e fracos.
	
	o entrevistador deve encorajar o entrevistado a fazer perguntas sobre a organização e o emprego e evitar emitir opiniões pessoais.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 35358)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Jorge Saad foi contratado para o cargo de selecionador do Grupo VLP, uma de suas primeiras preocupações foi analisar o roteiro de perguntas que utilizavam anteriormente nas entrevistas, pois ele prioriza a utilização da seleção por competências. Ele analisou um dos roteiros para entrevistar coordenadores de loja. Leia as perguntas a seguir e analise qual item abaixo podemos considerar como correto. I- Dê-me um exemplo de uma situação na qual você teve que usar muitos argumentos para chegar ao resultado esperado? II - Descreva uma decisão que você precisou tomar com certa urgência, mesmo não tendo todas as informações necessárias ou até mesmo sem esperar a aprovação da gerência. III- Que processos você utiliza para prevenir ou controlar atrasos em sua área de trabalho? Descreva um exemplo específico.
		
	 
	Na pergunta III, não permite a verificação das ações que realizou na vida profissional, portanto não avalia nenhuma competência
	
	Nenhuma das perguntas possui verbos de ação no passado e não contemplam como aconteceu determinada ação
	
	Na pergunta I, não há investigação do comportamento passado ou avaliação de seus prováveis resultados no futuro relacionada à competência em questão
	
	Todas as questões estimulam o entrevistado a trabalhar com hipóteses; favorecendo a subjetividade
	 
	Todas as perguntas se enquadram em seleção por competências
	
	
	 7a Questão (Cód.: 20314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com foco voltado para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta:
		
	
	e) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Recrutamento¿
	
	d) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Motivacionais¿
	 
	a) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Dinâmica de Grupo¿.
	
	c) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Casos e Simulações¿
	
	b) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿estudo de caso¿
	
	
	 8a Questão (Cód.: 29869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Documento necessário para uma avaliação preliminar de possibilidade de emprego:
		
	
	entrevista
	 
	currículo
	
	referências
	
	desligamento
	
	cartão de visita
	
	
	 9a Questão (Cód.: 29863)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tem em vista identificar características de personalidade do candidato:
		
	
	carta de referências
	 
	testes psicológicos
	
	carta de pedido de emprego
	
	artigos publicados
	
	ficha curricular
	
	
	 10a Questão (Cód.: 46215)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo MILITÃO (2000), toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetiva integrar, desinibir, ¿quebrar o gelo¿, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem pode ser considerada Dinâmica de Grupo. E a cada dia, esta técnica tem sido mais amplamente utilizada em seleção de pessoas. Durante o curso você teve a oportunidade de vivenciá-la na prática. A partir dessa experiência, apresente a sua opinião sobre a validade ou não de tal técnica nos processos seletivos. O seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narração etc.) e o seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos. O seu texto deverá ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.
		
	
Resposta: Na minha opinião a dinãmica de grupo hoje em dia é essencial dentro de uma organização, pois é através dela que o selecionador irá observar o comportamento dos candidatos dentro do trabalho em grupo. Irá obeservar suas características, como agilidade, atenção, participação, seu desempenho em ligar com outras pessoas. Jogos, simulações, e várias outras técnicas são utilizadas dentro da dinãmica de grupo para se observar suas competências também, bem como seu espírito competitivo. É através dessa tecnica que muitas empresas vem utilizandoe garantindo seu potencial como uma organização bem sucedida.
	
Gabarito: Resposta: Através da dinâmica de grupo é possível se observar o profissional em uma situação similar à que ele encontrará na empresa. Assim, é possível se prever quais serão seus comportamentos/reações diante de tais situações. Também se pode avaliar a escala de valores do profissional, o que possibilita a comparação com os valores da organização e melhor verificação de adequação entre o profissional e a cultura da empresa. Na dinâmica de grupo fica mais fácil avaliar características pessoais, tais como: iniciativa, liderança, capacidade para o trabalho em equipe, respeito às idéias do outro, capacidade para vender uma idéia dele, etc. Portanto, consideramos a dinâmica de grupo uma ferramenta fundamental em um processo de seleção, principalmente quando conta com a participação do gestor da vaga.

Outros materiais