Buscar

consultoria (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Consultoria 
*
Tipos de Consultoria
*
Consultor interno 
Vantagens:
Conhecimento informal da empresa; participação efetiva no processo inteiro; maior acesso as pessoas e aos dados e presença constante diária nos processos; 
Desvantagens 
Possibilidade de menor aceitação nos escalões hierárquicos; experiência mais limitada, muitas vezes em função do tempo de trabalho na empresa e menor liberdade de ação, em razão, da cultura, dos valores. 
*
Consultor externo 
Vantagens 
 Maior experiência e conhecimento diversificado,pode ocorrer riscos diferentes, maior acesso ao nível hierárquico da empresa, maior imparcialidade.
Desvantagens 
 Presença pré programada, com interferência na rotina empresarial, não tem poder formal para tomar determinada decisões; tende a não ter visão do conjunto, pois freqüentemente não participa da etapa de implementação 
*
Diferenças entre consultores externos e internos 
Os consultores internos freqüentemente agem mais por imposição do que por escolha.Isso torna a negociação uma proposição de alto risco. Ele tem um status e um nível de cargo conhecidos pela maioria das pessoas na organização. Isso exerce maior poder de persuasão ao consultor
Os consultores externos enfrentam essa situação, mas não com a mesma intensidade. Estando do lado de fora da organização, há um mercado potencial mais amplo para seus serviços. 
*
A diferença de intensidade nas situações vividas pelos consultores torna a posição do consultor interno mais vulnerável. Isso cria limitações, como por exemplo, pelo modo pelo qual o consultor interno faz o contrato com o seu cliente e quanto ao grau de risco que estão dispostos a assumir ao dar um feedback honesto.
A dificuldade de um “santo de casa” é, as vezes, superestimada e pode ser usada como defesa, embora haja uma certa verdade nisso. Eles podem demorar para confiar em você e reconhecer que você tem algo de especial. 
*
Se, ao longo do prazo, as limitações encontradas pelo consultor interno levam a um comportamento cauteloso, o consultor interno pode vir a ser usado apenas como mão-de-obra. Se, por outro lado, ignoram essas imitações, os consultores internos podem ser vistos como imaturos e desleais.
“Um gerente de linha pode ter rejeitado os serviços de seu departamento há anos, mas cabe a você trazê-lo de volta para ser seu cliente” 
*
Tipos de consultoria 
Consultoria artesanal: 
 Busca-se atender às necessidades dos seus clientes por meio de soluções específicas, desenvolvidas especificamente para aquele cliente ou situação. 
 O consultor vai lançar mão de metodologias específicas , para cada necessidade, onde a adequação à realidade do cliente é o foco constante.
 A contratação é demorada, pois existe um consumo de tempo para que toda a adaptação tome corpo e a implementação é focada pois atende somente a determinados problemas. 
 
 
 
*
 Vantagens: velocidade de realização dos trabalhos em razão do desenvolvimento específico; menor nível de resistência - decorrente do forte relacionamento conseguido na etapa do desenvolvimento; qualidade dos trabalhos aumentada, pois as pessoas desenvolvem o senso de propriedade e; a relação de parceria e não de dependência entre o consultor e a empresa. 
*
Consultoria por pacote:
 Serve para atender diferentes situações existentes em diversas empresas por meio de soluções de consultoria. O nível de flexibilidade é reduzido, pois o consultor se utiliza de uma metodologia quase fechada, com base em conceitos reconhecidos e práticas testadas. 
 A adequação à realidade do seu cliente é praticamente inexistente , acreditando firmemente que a empresa é que deve se adaptar ao método e não ao contrário. 
 
*
 A contratação é demorada, porque a confiança tem de ser construída para e permitir projetar o sucesso do modelo. A consultoria por pacote normalmente não prevê medidas que possam reduzir impactos o comportamento das pessoas, atendendo, especialmente, as partes técnicas.
 A negociação é difícil e complexa e o nível de resistência é alto, porque o método é transferido de maneira direta, sem consenso. 
 A implementação, em geral, é ampla, abrangendo toda a organização. 
*
 Vantagens: velocidade nas realizações dos trabalhos, pois os métodos já foram testados e a possibilidade de menor custo.
 
 Cuidados: preocupação com o processo de mudança, por meio de controles para o prazo de consolidação e incorporação ; criação de uma relação de dependência, necessitando periodicamente a volta do consultor para retrabalhos da transferência de metodologia, pois o conhecimento pode apenas permanecer nos manuais, sem estar incorporado. 
*
Consultoria especializada - é aquela que tem produtos em determinadas áreas de conhecimento, atuando em alguns pontos e somente dentro dessa área. É uma definição de foco, não é uma restrição de atuação. 
 Na contratação, o consultor relaciona com o nível hierárquico médio ou com o nível que tem aquela necessidade específica, não necessariamente com a direção. Nesse nível que se encontra a maior parte dos focos específicos de necessidades de soluções. O mesmo ocorre na etapa de desenvolvimento 
*
 Na implementação, a maior parte dos envolvidos e impactados pelos trabalhos do consultor está no nível hierárquico baixo e médio, em razão dos trabalhos rotineiros. 
 Normalmente, o tempo de negociação é demorado, pois necessita-se de algumas aprovações em outros níveis fora do processo. 
 O grau de resistência é pequeno, pois os envolvidos participam de todas as etapas. 
 
*
Vantagens: melhor qualidade dos trabalhos, porque existe conhecimento do consultor sobre o trema; maior velocidade e menor custo; visto que existem limites e prazos definidos, proporcionando esse tipo de ganho ao cliente. Treinamentos e capacitações em tempo real e na tarefa, já que as pessoas desenvolvem os novos trabalhos simultaneamente à rotina. 
 
*
Consultoria total: inclui produtos de mais de uma área do conhecimento, atuando, praticamente, em todas as áreas e processos das empresas.
 Na etapa de contratação, o consultor se relaciona com o mais alto nível hierárquico, por se tratar de temas amplos e diferentes.
 Na implementação, o contato é completo com toda a estrutura da empresa e o grau de resistência na direção é pequeno e aumenta com o desdobramento tendo em vista a ampliação de ação nas estruturas da empresa. 
*
Vantagens: abrangência e facilidade de atuação junto a estrutura do cliente (já que quase toda estrutura será trabalhada); nível de treinamento otimizado, visto que vários produtos se interligam. 
Cuidados: verificar se existe real interligação entre as metodologias e se as técnicas e as ferramentas não colidem entre si; como também a verificação da existência de especialistas; conhecimento profundo da área; 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais