Buscar

Contabilidade de Custos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE DE CUSTOS
Ciências Contábeis
Adriana Fragoso
CONTEXTUALIZAÇÃO
A contabilidade de custos surgiu com o objetivo primeiro de controlar o patrimônio. Sua evolução acompanhou o desenvolvimento da economia e conseqüentemente os anseios dos usuários da informação.
No atual contexto, onde a competitividade acirrada exige novos modelos de negócios, a contabilidade de custos deve suprir as organizações de informações que garantam sua perenidade neste mercado. Seu vinculo com a estratégia é essencial para que as organizações logrem êxito, dado que, de uma maneira bastante simples, os preços neste contexto dependem do mercado, uma maneira de maximizar as margens de lucros é reduzindo os custos. Observa-se que o lucro é máximo quando o custo é mínimo.
O aluno nesta disciplina deverá conhecer e aplicar os conceitos de custeamento dos estoques, rateio dos custos indiretos e apuração do resultado.
24/07
EMENTA
Contextualização da Contabilidade de Custos. Terminologia e propósitos de custos. Classificação e fluxo dos custos. Apuração do resultado. Alocação de custos. Departamentalização. Custeio baseado em atividades.
OBJETIVO GERAL
Contribuir no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao profissional de contabilidade e áreas correlatas que possibilitem registrar, apurar e divulgar informações de custos relacionadas à gestão das organizações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as principais diferenças entre a contabilidade de custos e a contabilidade financeira. 
Compreender o papel das informações de custos no âmbito da gestão empresarial. 
Conhecer e assimilar a terminologia básica em custos bem como suas categorizações. 
Classificar os custos quanto à forma de alocação e volume de atividades. 
Identificar, registrar e apurar os custos operacionais das empresas comerciais, industriais e de serviços. 
Conhecer as metodologias de alocação de custos bem como aplicá-las no contexto de apuração de resultados e controle gerencial.
Utilizar a metodologia do custeio baseado em atividades para apuração dos custos dos bens e serviços de uma organização.
CONTEÚDOS
1. Contextualização da Contabilidade de Custos 1.1 Da contabilidade de custos a contabilidade financeira 1.2 Estrutura organizacional e a contabilidade de custos 1.3 O papel das informações de custos nas decisões estratégicas 1.3.1 Elementos do controle gerencial 1.3.2 Abordagem da cadeia de valor 2. Terminologia e Propósitos de Custos 2.1 Conceitos básicos em Custos 2.1.1 Gastos: custos, despesas e investimentos 2.1.2 Desembolso e perdas 2.1.3 Gastos do produto e gastos do período 2.2 Categorização dos custos 2.2.1 Material, Mão-de-obra e Custos indiretos 2.2.2 Custo primário, de conversão e fabril 3. Classificação e Comportamento dos Custos 3.1 Quanto à forma de alocação 3.1.1 Custos diretos 3.1.2 Custos indiretos 3.2 Quanto ao volume de atividades 3.2.1 Custos variáveis 3.2.2 Custos fixos.
CONTEÚDOS
4. Fluxo dos custos: estruturação e registro contábil 4.1 Custos nas empresas comerciais, industriais e de serviços 4.2 Processo industrial 4.2.1 Representação do fluxo operacional do processo produtivo 4.2.2 Os estoques de materiais, de produtos em processamento e produtos acabados 4.2.2.1 Apuração do custo das requisições de matéria-prima 4.2.2.2 Apuração do custo dos produtos fabricados 4.2.2.3 Apuração do custo dos produtos vendidos 4.2.2.4 Apuração dos custos unitários e dos custos totais 4.3 A demonstração do resultado do exercício 5. Alocação de custos 5.1 O modelo tradicional de alocação de custos 5.1.1 Rateio dos custos indiretos e apuração do custo do produto 5.2 Apropriação de custos de um departamento de apoio 5.2.1 Método da taxa única 5.2.2 Método da taxa dupla 5.3 Departamentalização (Custeio funcional) 5.3.1 Departamentos de apoio e operacionais 5.3.2 Método de alocação direto 5.3.3 Método de alocação seqüencial 5.3.4 Método de alocação recíproca
CONTEÚDOS
6. Custeio Baseado em Atividades ABC 6.1 Emprego de atividades para distribuir e gerenciar custos 6.1.1 Direcionadores de custos 6.2 Implantação do custeio baseado em atividades: vantagens e limitações 6.3 Etapas do custeio por atividades
RECURSOS
Quadro, data-show ou retro-projetor, material do aluno e artigos sobre o conteúdo da disciplina.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bruni, Adriano Leal e  Famá, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. São Paulo: Atlas, 2008. 5ª ed.
Silvério das, Paulo Viceconti. Contabilidade de Custos. Saraiva: 2012. 10ª ed.
Martins, Eliseu.  Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2010.10ª ed.
Da contabilidade de custos a contabilidade financeira 
Revolução industrial
Cálculo e controle de estoques e custos simplificado:
Ei+C-Ef=CMV
Princípio da mensuração pelo custo dos fatores de produção
Martins, 2010
31/07
Estrutura – sistema de informações
Martins, 2010

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais