Buscar

ESTUDO DIRIGIDO RENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO II – FISIOLOGIA HUMANA: 2011.01
ORIENTADORA: Hilda Ferreira.
MONITORA: Evelyn Ferreira Santos.
SISTEMA RENAL
Qual a função dos rins? E qual é sua estrutura anatômica?
Como se dá o reflexo de micção?
De que se constitui um néfron? Quais suas divisões?
Quais os principais tipos de néfrons e suas diferenças?
Descreva o trajeto do líquido tubular, das cápsulas glomerulares até o ureter.
Explique como as proteínas são excluídas do filtrado glomerular.
Que fatores influenciam a TFG?
Qual o efeito do aumento da resistência na arteríola aferente sobre a TFG?
Como se dá o processo de retroalimentação tubuloglomerular?
Descreva como ocorre a reabsorção de sal e água no túbulo contornado proximal.
Explique o mecanismo de “sistema multiplicador de contracorrente”.
Qual o mecanismo do hormônio antidiurético (ADH) nos túbulos coletores?
Qual a relação entre o diabetes insípido e o ADH?
Defina clearance plasmático renal.
Por que a taxa do clearance do PAH é igual ao fluxo plasmático total aos glomérulos?
Como se dá a reabsorção de glicose? E o que é a glicosúria?
Descreva os efeitos da aldosterona sobre os néfrons renais e explique como a sua secreção é regulada.
Qual a função do peptídeo natriurético atrial na diurese?
Como os rins se comportam diante de uma alcalose e de uma acidose?
Verdadeiro ou Falso
Em relação à estrutura anatômica do rim, a medula é composta de pirâmides renais que projetam-se no interior de cálices menores. Estes se unem para formar um cálice maior. A seguir, os cálices maiores unem-se para formar a pelve renal em forma de funil. A pelve renal coleta a urina dos cálices e a transporta para os ureteres e estes para a bexiga urinária.
A urina presente nos rins é drenada para a pelve renal através dos ureteres.
Dois esfíncteres musculares circundam a uretra. O esfíncter superior, composto por músculo liso, denomina-se esfíncter interno da uretra. O esfíncter inferior, composto por músculo esquelético voluntário, é denominado esfíncter externo da uretra. As ações desses esfíncteres são regulados no processo da micção.
A porção tubular de um néfron é constituída de: uma cápsula glomerular, um túbulo contornado proximal, um ramo descendente da alça de Henle e um tubo contornado distal.
O glomérulo, a cápsula glomerular e o túbulo contornado (proximal e distal) estão localizados no córtex renal.
O sangue arterial entra nos rins através da artéria renal, que se divide em artérias interlobares que passam entre as pirâmides, através das colunas renais.
As arteríolas eferentes liberam sangue para os glomérulos – rede capilares que produzem um filtrado sanguíneo que entra nos túbulos urinários.
Embora os poros dos capilares glomerulares sejam grandes, eles ainda são suficientemente pequenos para impedir a passagem de eritrócitos, leucócitos e plaquetas para o interior do filtrado.
Antes do filtrado penetrar na cápsula glomerular, ele deve passar através de poros capilares, da membrana basal e da camada interna (visceral) da cápsula glomerular.
O líquido que entra na cápsula glomerular é denominado ultrafiltrado porque ele é formado sob pressão – a pressão hidrostática do sangue. E, a taxa de filtração glomerular (TFG) é o volume de filtrado produzido por um rim por minuto.
A capacidade dos rins de manter uma TFG relativamente constante frente a uma pressão flutuante é denominada auto-regulação renal.
O complexo da mácula densa e das células justaglomerulares é denominado aparelho justaglomerular.
Quando o fluxo do líquido ao longo do túbulo distal aumenta em consequência de aumento da TFG, as células da mácula densa enviam um sinal parácrino para a arteríola aferente vizinha. Entra dilata-se, aumentando a resistência e diminuindo a TFG.
O filtrado glomerular é hipotônico em relação ao plasma.
No túbulo contornado proximal, o sódio é transportado ativamente, o cloreto o acompanha passivamente pela atração eletrolítica e a água acompanha o sal ao exterior do túbulo contornado proximal.
Embora o mecanismo de transporte do NaCl seja diferente no ramo ascendente ao do túbulo contornado proximal, o efeito final é o mesmo: o sal (NaCl) é expulso para o interior do líquido intersticial circundante. Contudo, diferentemente das paredes epiteliais do túbulo contornado proximal, as paredes do ramo ascendente da alça de Henle não são permeáveis à água.
Quando a concentração de ADH aumenta, os túbulos coletores tornam-se menos permeáveis à água e uma menor quantidade é reabsorvida. Por outro lado, uma redução do ADH acarreta uma maior reabsorção de água e, consequentemente, a excreção de um menor volume de urina mais diluída.
O ADH é produzido por neurônios do hipotálamo e é liberado pela hipófise posterior. A secreção do ADH é estimulada quando osmorreceptores do hipotálamo respondem a um aumento da osmolalidade sanguínea.
A secreção é a transferência de moléculas do fluido extracelular para dentro do lúmen do néfron e, depende amplamente dos sistemas de transporte de membrana.
A taxa de excreção de uma substância depende da sua taxa de filtração e se a substância é reabsorvida ou secretada quando passa através do néfron.
Após ser injetada no sangue, a inulina é filtrada pelos glomérulos, e a quantidade de inulina excretada por minuto é menor que à quantidade que foi filtrada por minuto, visto que parte foi reabsorvida.
O clearance plasmático renal de uma substância que é reabsorvida deve ser inferior à TFG. E, o clearance plasmático renal de uma substância que é filtrada e secretada é maior que a TFG.
A uréia é um produto da decomposição metabólica de metabolismo de aminoácidos, é secretada pelo fígado na corrente sanguínea e filtrada no interior das cápsulas glomerulares.
Aproximadamente 90% do Na+ e do K+ filtrados são reabsorvidos na porção inicial do néfron, antes que o filtrado atinja o túbulo contornado distal. Essa reabsorção ocorre numa taxa constante e está sujeita à regulação hormonal.
A secreção de renina das células granulosas do aparelho justaglomerular inicia o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Uma ingestão dietética inadequada de sal (NaCl) sempre é acompanhada por uma queda do volume sanguíneo. Isso se deve ao fato da diminuição da concentração plasmática (osmolalidade) inibir a secreção de ADH. Com menos ADH, menor quantidade de água é reabsorvida através dos túbulos coletores e maior quantidade é excretada na urina.
A maior parte da secreção de H+ ocorre através da parede do túbulo contornado proximal em troca da reabsorção de Na+. Essa troca é realizada por um transportador descrito como “antiport”, pois ele move o Na+ e o H+ em direções opostas.
Os néfrons filtram o bicarbonato e reabsorvem a quantidade necessária para a manutenção do equilíbrio ácido-básico. E, além de reabsorver bicarbonato, os néfrons filtram e secretam H+, que é excretado na urina tamponado por tampões de amônio e fosfato.

Outros materiais