Buscar

ATD-001-QUESTÃO-SOCIAL (1)

Prévia do material em texto

O histórico das condições de trabalho e sobrevivência do proletariado industrial demonstra a voracidade do capital em relação à classe trabalhadora. No início do século XX, era comum a existência de crianças operárias de até cinco anos de idade e de castigos corporais infligidos a aprendizes. Mulheres e crianças estavam sujeitas à mesma jornada e ritmo de trabalho, inclusive no período noturno, com salários bastante inferiores. O operário contava para sobreviver apenas com a venda diária de sua força de trabalho, não tendo direito a férias, descanso semanal remunerado, licença para tratamento de saúde ou qualquer espécie de seguro regulado por lei. Marilda Villela Iamamoto e Raul Carvalho. Relações sociais e serviço social no Brasil. 11ª ed. São Paulo: Cortez. 1996, p. 131-132
 Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo de no mínimo 5 linhas, acerca do seguinte tema. A questão social no início do século XX, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 
1. O desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana; 
2. Classe trabalhadora e lutas sociais: ameaça à sociedade capitalista
Capitalismo industrial tem como referência a Revolução industrial, onde a mão de obra foi trocada por tecnologias e maquinas, causando um processo totalmente exploratório, em que quem tem muito dobra, se apropriando da mais valia sobre os operários que se submetiam a cargas horárias injustas e condições de trabalhos precárias. Assim ocasionou a expansão urbana, pois os a classe ricas era capitalista e as condições para que os camponeses continuassem vivendo no campo eram insuficientes para a sua subsistência, justamente para que os primeiros conseguissem girar o processo capitalista para que o poder pudesse ficar com a classe capitalista. Com isso a classe trabalhadora se tornaram operários dos grandes centros, causando assim na expansão urbana que resultou numa divisão de classes entre a burguesia e o proletariado, por este motivo acarretaram grandes desigualdades Sociais. Revoltados este sistema administrado pelos capitalistas, levantam-se lutas e manifestações reivindicando melhores condições de vida e trabalho, forma-se então, o movimentos socialistas com a proposta de liberdades e igualdade para todos, e implementando políticas públicas, marcando a história da sociedade, revertendo no âmbito social.

Outros materiais