Buscar

Revisao analise textual aula 6 à 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 6
A crônica aborda uma história real, vivida no cotidiano. É usada a linguagem informal, familiar. O conto também pode ser baseado em fatos reais e com uma linguagem menos formal. Como ex podemos citar uma novela q aborda temas reais (fatos reais) e com uma linguagem menos formal, uma linguem mais popular para o entendimento de toda uma população.
A tipologia é o tipo de texto apresentado. Exs.: Narrativo, descritivo, argumentativo...
O Gênero textual são diferentes textos que circulam na sociedade. Exs.: Conto, crônica, romance, carta comercial/ pessoal, propaganda...
Gênero textual contém tipologia.
E também foi destacada algumas "regras básicas" para construir um texto argumentativo. Dentre elas, a clareza dos fatos relatados. E estar fora do texto (impessoalidade).
A paráfrase é dizer com suas palavras o que leu ou ouviu sem mudar o sentido do original.
Aula 7
Parágrafos são as estruturas formadas por unidades autossuficientes de um discurso que compõem um texto, apresentando basicamente uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica.
Parágrafos longos são utilizados para manter uma continuidade do raciocínio. 
EX: Obras científicas ou acadêmicas - Para dar uma explicação mais complexa
Parágrafos curtos são adequados para pequenos textos, e, geralmente, são escritos por quem tem pouca prática na escrita ou pensando-se nos leitores que possuem pouca prática de leitura.
EX: notiícas em jornais e revistas - Para facil entendimento de seu público alvo.
O tópico frasal - Modo mais facíl de construir um parágrafo, pois já de início expõe a ideia que se quer passar, a qual é comprovada e reforçada pelos períodos subsequentes.
Tipos de tópicos mais comuns 
Declaração inicial - O autor expressa sua opinião por meio de uma frase afirmativa ou negativa. Podemos encontrar em textos argumentativos.
Definição - Define-se algo quando se delimita o seu significado dentro de um campo semântico. Podemos entrar em textos dissertativos ou informativos.
Divisão - O parágrafo pode se iniciar dividindo o assunto, indicando como será tratado em seu desenvolvimento. Podemos encontrar em diversos tipos de textos.
Interrogação - Quando o autor tenta despertar a curiosidade de seu leitor em determinado tema, mediante a partir de uma pergunta. Podemos encontrar em textos argumentativos.
Alusão/Citação - Refere-se a um fato histórico, palavras de outra pessoa, usa um exemplo, uma lenda ou, até mesmo, uma piada, com o objetivo de prender a atenção do leitor. Podemos encontrar em diversos tipos de textos.
 
Explanação da declaração inicial - Esclarecimento da afirmação ou negação que fez em determinado tópico.EX: A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Somos bombardeados todo o tempo por relatos de agressões, via televisão, rádio e jornais. Parece até que o objetivo é tornar normal a barbaridade, repetindo os feitos dos bandidos vezes sem conta, até a exaustão.
Enumeração de detalhes - Tem um desenvolvimento muito específico, apresenta detalhes sobre o tópico em questão. EX: A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Sendo assim, os jornais só falam de sangue e tragédia. A televisão, por sua vez, prioriza as mazelas como forma de manter a audiência. Até a internet, embora seja um meio jovem, não se diferencia dos seus antecessores, pois é ela também meio de prática de crimes de pedofilia, por exemplo.
Comparação - A analogia é uma comparação entre semelhantes, já o contraste é a aproximação de termos acentuando suas diferenças. EX:A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Nos primórdios, as marcações nas rochas feitas pelos povos primitivos indicavam caminhos, perigos, símbolos de sentido restrito etc. Atualmente, a mídia ultrapassou esses limites físicos e permite uma pluralidade de significados que, sem controle ou censura, podem ferir a sociedade.
Causa e consequência - apresenta uma relação de causas, ou conswequencia, ou causas e consequencia juntas. EX: A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. Tal uso resulta em uma série de distorções, como a apresentação de cenas chocantes em horários inadequados na televisão, por exemplo. Isso gera nos telespectadores uma espécie de senso comum que aceita a violência como algo natural.
Estrutura da parafrase - Definir objetivo/ fazer uma leitura meticulosa/ não distorcer a mensagem/ unir ideia afins/ substituir palavras rebuscadas/ reler o seu texto final.
Resumo -é uma apresentação concisa dos elementos mais importantes de um texto sem perder a sua essência. Significa reduzi-lo ao que é essencial, mas sem perder de vista três elementos:
*Cada uma das partes essenciais do texto;
*A progressão em que elas acontecem;
*A correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.
Aula 8
Racíocinio Argumentativo - Texto com uma organização específica, que tenta convencer e apresentar argumentos, para que defendam uma idéia.
Texto Argumentativo - defende uma idéia,opnião ou ponto de vista, para que a pessoa q venha a ler ou ouvir compreenda a mensagem transmitida. Este tipo de texto é composto por 3 partes:
Tese - É a idéia defendida, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.
Argumento - São facilmente localizados em um texto. Ao identificarmos a tese, perguntamos “por quê?”. A resposta dessa pergunta revelará os argumentos.
Estratégias Argumentativas - São todos os recursos utilizados para envolver, impressionar, gerar credibilidade, convencer mais facilmente ao leitor/ouvinte.
Argumentação Formal - Na obra Comunicação em Prosa Moderna o autor Othon Garcia sugere o plano padrão:
• Proposição (tese): afirmativa suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento.
• Análise da proposição ou tese: definição do sentido da proposição ou de alguns de seus termos, a fim de evitar mal-entendidos.
• Formulação de argumentos: fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, etc.
• Conclusão.
Raciocínio Induzido - após pesquisar diversos casos distintos, pode-se genralizar, afirmando que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo.
Raciocínio Argumentativo Indutivo - Para persuadir o leitor ou ouvinte sobre um argumento que defendemos, podemos utilizar o recurso da indução, o qual consiste em utilizar informações concretas (exemplos, dados estatísticos ou científicos, citações etc.) e transformá-las em uma regra geral que se adapte ao tema de nosso argumento.
Raciocínio Dedutivo - é a visão geral ou particular de determinado assunto.
Raciocíno Argumentativo Dedutivo - Em argumentos construídos com base na dedução ocorre o processo inverso do verificado na indução, ou seja, neste caso, parte-se de uma ideia geral, universal (premissa) para uma ideia específica (conclusão). 
Raciocínio argumentativo X Texto Argumentativo
A diferença mais importante entre um argumento e um raciocínio é que em um argumento pretendemos persuadir alguém de que a conclusão é verdadeira.
Já em um raciocínio queremos apenas saber se uma determinada conclusão pode ser justificada ou não por um determinado conjunto de afirmações.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta. 
Autoridade - A conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser de um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. 
Causa e Consequêcia - Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos).
Exemplificação ou Ilustração - A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício).
Provas Concretas - Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. 
A contra-argumentação nada maisé que uma nova argumentação em que se procura desmontar um raciocínio anteriormente apresentado. 
Rodapé
A palavra “argumento” tem uma origem curiosa: vem do latim argumentum, que tem o tema argu que inicialmente possuía o sentido de “fazer brilhar”, “iluminar”, apresentado, assim, a mesma raiz de “argênteo”, “argúcia”, “arguto”.
Aula 9 
Sentidos metafórico e metonímico
Recursos para atribuir efeitos de sentido: metáfora e metonímia
As interpretações que acabamos de fazer no exemplo passado foram possíveis porque acionamos vários mecanismos mentais para dar conta do entendimento. Tudo isso serve para mostrar que nem sempre as mensagens estão evidentes e compreendidas somente nos elementos lexicais (nas palavras presentes no texto).
"Metáfora é um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade faz da metáfora um recurso de economia lexical, mas com um potencial expressivo muitas vezes surpreendente”.
“Metonímia consiste na transferência de um termo para o âmbito de um significado que não é o seu, processado por uma relação cuja lógica se dá, não na semelhança, mas na contiguidade das ideias”.
SENTIDO
Quando nos comunicamos, através da língua, produzimos mensagens que possam ser entendidas por quem nos ouve, certo? Se não fosse assim, a comunicação não seria efetivada, pois nossos pares não entenderiam nosso discurso. E temos de concordar que todos nós queremos ser entendidos, ou melhor, queremos que nossas mensagens tenham SENTIDO.
SENTIDOS IMPLÍCITOS
Quando temos que fazer uma interpretação do sentido, por que ele esta "escondido"
Aula 10 
Polissemia, duplo sentido e ambiguidade
Polissemia
Palavras de uma língua podem possuir mais de um sentido em diferentes contextos de uso.
Duplo Sentido
O duplo sentido é um esforço intencional de se explorar dois sentidos distintos da mesma palavra ou expressão. Em outros termos, o autor do texto intencionalmente apela para a dupla possibilidade de interpretação do leitor e usa tal possibilidade como forma de enriquecer seu texto.
Ambiguidade 
É a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, dificultando a compreensão de uma determinada passagem do texto, ou até dele como um todo. Pode ser:
Lexical - palavras ou expressões cujos sentidos possam gerar interpretação indevidsa.
Estrutural - falaha na disposição de palavras ou expressões em um período, mou uso indevido de referente.
Homonímia
Palavras que possuem “raízes” distintas, mas que são idênticas na maneira de escrever e de falar. Nesses casos, forma-se um homônimo: dois vocábulos que possuem a mesma configuração fonológica e ortográfica.

Outros materiais