Buscar

Exercício 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício 04 
	luno: VERÔNICA SOARES DA CRUZ IGLESIAS
	Matrícula: 201401254624
	Disciplina: CEL0359 - FUND.ED.JOV.ADUL.POP 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (G) / EX
	
	
		1.
		Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
		2.
		Dentre os itens que seguem marque aquele que completa a frase CORRETAMENTE As funções constantes no Parecer elaborado para a Educação de Jovens e Adultos são fundamentais na construção do novo paradigma para a EJA, porém ainda não foram incorporadas como diretrizes pedagógicas nos espaços de formação de professores, pois poucos são os cursos de Pedagogia e de Licenciatura que oferecem habilitação ou disciplinas de EJA. Dessa forma, o professor ainda encara a educação de adultos e jovens numa perspectiva
		
	
	
	
	
	Conceitual.
	
	 
	Compensatória.
	
	
	Equalizadora.
	
	
	Exploratória.
	
	
	Qualificadora
	
	
		3.
		Leia o texto abaixo e depois marque o item que o completa O Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e Adultos é considerado um marco na mudança de concepção e função da educação de adultos, onde passa-se de um paradigma de educação compensatória para uma concepção de educação continuada ao longo da vida. Nessa perspectiva, são reconhecidos e validados os conhecimentos que se cristalizam nos ambientes escolares, aqueles que são trazidos pelos alunos dos seus.
		
	
	
	
	
	Estudos das matérias lecionadas.
	
	
	Professores das séries anteriores.
	
	
	Parentes e amigos.
	
	
	Pré-requisitos escolares.
	
	 
	Espaços cotidianos da vida.
	
	
		4.
		A Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996 criou um Fundo destinado à adição de recursos nas escolas e na formação de professores, entretanto, destinava recursos somente para o ensino fundamental e não contemplou a educação básica como um todo, deixando de fora a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Este Fundo chamava-se:
		
	
	
	
	
	FUNDEB
	
	
	FUNDB
	
	
	FUNDF
	
	 
	FUNDEF
	
	
	FUNDE
	
	
		5.
		Marque o item que completa o texto abaixo o tornando CORRETO O Parecer elaborado pelo professor Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos. Uma delas restaura o direito à educação que foi negado à grande parcela da população brasileira e que daria acesso a um bem real, social e simbolicamente importante à plena cidadania. Esta função chama-se:
		
	
	
	
	
	Potencializadora.
	
	
	Educadora.
	
	 
	Reparadora.
	
	 
	Qualificadora.
	
	
	Equalizadora.
	
	
		6.
		Aliado ao analfabetismo que atinge 16,2 milhões de pessoas entre a população de menos de quinze anos e mais, encontram-se cerca de 33 milhões de jovens e adultos que possuem menos de quatro anos de estudo, e 65,9 milhões de jovens que não concluíram o ensino fundamental. Nos últimos anos, ocorreu um crescimento significativo do número de jovens e adultos matriculados no ensino fundamental, avançando de 3.770230 estudantes, em 2000, para 6.968.531 estudantes em 2003, o que certamente resulta de políticas adotadas com o objetivo de sanear essa distorção que deve ser intensificada buscando assegurar a articulação entre as políticas de acesso e permanência. (DOURADO, 2005,p. 16/17). Leia o texto anterior e responda colocando "V" para verdadeira e "F' para falsa, nas frases que seguem e depois marque a resposta correspondente.
(   ) O analfabetismo ainda é uma realidade a ser enfrentada no Brasil, apenas nos estados do Sudeste e Nordeste.
(   )  A superação do fracasso escolar envolve questões pedagógicas.
(   )  A evasão e a repetência contribuem substancialmente para a marginalidade social.
(   )  O analfabetismo e a distorção idade série contribuem para o processo de exclusão escolar.
(   )  O fracasso escolar é um dos limites à melhoria dos indicadores educacionais.
		
	
	
	
	 
	F,V,V,V,V.
	
	
	F,V,V,F,F
	
	
	V,V,F,F,F
	
	
	F,V,F,V,V.
	
	
	V,F,V,F,V

Outros materiais