Buscar

Introdução 1 - Economia e Administração - 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �1�
DISCIPLINA: ECONOMIA e ADMINISTRAÇÃO 
APOSTILA 1 - 2015
PROF. AIRTON JOSÉ VEGETTE 
O QUE É ECONOMIA
Conceito
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de óikos, casa, nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: 
Economia é uma ciência social (não individualizada, sempre coletivo / amplo) que trata dos fenômenos tocantes à produção, distribuição, acumulação, e consumo de bens materiais (de riquezas) e serviços. 
A Economia repousa sobre os atos humanos, e é por excelência uma ciência social. Não é uma ciência exata em que se pode programar os resultados sem erros. Por ex. se todos ganhassem mais renda, não quer dizer que todos iriam gastar as mesmas proporções em consumo. É praticamente impossível prever com exatidão o comportamento de um indivíduo em particular. 
De maneira ampla, podemos definir Economia como:
 
“Estudos das atividades em que os homens se empregam para produzir, trocar e consumir bens e serviços escassos que satisfazem suas necessidades”.
O PROBLEMA ECONÔMICO
A razão de ser da Economia política
A natureza dos problemas econômicos reside na constatação de que os recursos que a coletividade dispõe para a satisfação das necessidades de seus membros são limitados em relação a suas necessidades. Os indivíduos necessitam de certos bens: 
Roupas, alimentos, uma casa para morar, automóvel... 
e serviços: 
educação, lazer, saúde...
que são escassos, isto é, existem em quantidades limitadas. As aspirações humanas são no entanto, relativamente ilimitadas, superando o volume de bens e serviços disponíveis para a satisfação destes desejos. 
Caracteriza-se, dessa forma, o problema fundamental da Economia política: a escassez. 
A escassez e a importância dos fatores de produção no processo econômico 
 
Se não podemos ter tudo que desejamos, ao mesmo tempo, já que os recursos ou os fatores de produção são escassos, é preciso escolher entre os bens que serão produzidos e oferecidos à coletividade.
FATORES DE PRODUÇÃO
De forma geral, os fatores de produção compreendem:
O FATOR PRODUTIVO TRABALHO é a parte da população que desenvolve as tarefas produtivas.
(população é um conjunto de seres humanos que vivem em uma área determinada).
POPULAÇÃO
População Ativa – A que intervém no processo produtivo.
Empregados
1.1.1.1 – Empregados no sentido estrito – têm um trabalho remunerado ainda que estejam afastados por doença.
1.1.1.2 – Empregados ativos marginais – fazem trabalhos periódicos.
– Desempregados- Reúnem as condições de idade e capacidade física e mental para trabalhar, mas não trabalham.
– População inativa – a que somente consome:
Aposentados;
Estudantes;
Donas de casa;
Incapacitados para trabalhar.
FATOR PRODUTIVO CAPITAL
 
Todo bem destinado à produção de outro bem se classifica como recurso de capital. Por capital entende-se, por tanto, a infra-estrutura produtiva (edifícios e instalações) as máquinas, as ferramentas etc.
 A formação de capital demanda recursos que podem ser de origem interna ou externa, isto é, procedentes de outros países. Os recursos internos compreendem a poupança, que nada mais é do que a parcela da renda que não é destinada ao consumo imediato. Os recursos externos vêm suprir uma carência de recursos internos, sob a forma de empréstimos, de investimentos estrangeiros, ajudas governamentais e outras, (envio de máquinas e equipamentos por empresas estrangeiras às unidades no Brasil, sem cobertura cambial).
RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais – o fator de produção denominado simplesmente terra – compreendem:
a base do sistema sobre o qual se assentará o capital, nesse sentido, trata-se do terreno onde será construída a planta industrial;
as riquezas do mundo animal e vegetal disponíveis em um determinado território, também conhecidas como recursos renováveis;
os recursos minerais e o solo, por sua vez, possuem como característica serem não renováveis, ou seja, não poderão ser repostos na sua forma original.
Força de trabalho
De posse dos recursos naturais e dos bens de capital, é preciso então utilizá-los de forma a obter um produto ou serviço que irá atender às necessidades dos indivíduos. 
Na visão de alguns economistas clássicos, o valor econômico dos bens e serviços reside na quantidade de trabalho despendida para sua obtenção. 
Outros economistas clássicos, no entanto, apregoavam a tese que o valor dos bens decorre do emprego do capital e do trabalho, em uma estreita colaboração entre esses dois importantes fatores de produção. 
Enquanto os bens de consumo e orientam para a satisfação direta das necessidades humanas, os bens de capital, não estão concebidos para satisfazer diretamente às necessidades humanas, mas para serem utilizados na produção de outros bens. 
 O capital empregado na produção pode dividir-se em capital fixo e capital circulante.
TIPOS DE CAPITAL
Capital físico ou real 
a.1 CAPITAL FIXO – consiste em todo tipo de instrumentos empregados na produção, como edifícios e maquinaria.
Dura vários ciclos de produção.
a.1.1 CAPITAL CIRCULANTE – consiste nos bens em processo de preparação para o consumo, basicamente matérias-primas e estoques.
a.2 CAPITAL HUMANO - educação, formação profissional e experiência, em geral, tudo que eleva a capacidade produtiva dos seres humanos.
a.3 CAPITAL FINANCEIRO – fundos disponíveis para a compra de capital físico. 
Trabalho + Capital + Recursos Naturais = Bens e Serviços
Tecnologia
Significa o estudo das técnicas. Por técnica, entende-se a maneira correta de executar qualquer tarefa. É o “saber como”, definindo formas, instrumentos, equipamentos, métodos, características físicas de materiais intermediários e outros insumos para a obtenção de um bem econômico. 
A tecnologia pode ser definida como o conhecimento humano aplicado à produção. Neste sentido, alguns autores consideram a tecnologia como uma mercadoria: tem um preço, pode ser adquirida e também se torna obsoleta.
As nações subdesenvolvidas são potencialmente compradoras de tecnologia originária de nações desenvolvidas. 
Um dos fatores de desequilíbrio no balanço de transações correntes entre as nações consiste no pagamento de royalties como resultado de concessões de tecnologia sob a forma de licença de produção. 
Uma inovação técnica quer seja através de descoberta de novas matérias primas, mudança nos métodos de produção, criação de novos produtos ou substituição de equipamentos, modifica as técnicas de produção, elevando a produtividade do trabalho.
Capacidade Empresarial
Compreende, numa síntese, a aglutinação de todos os demais fatores de produção. Será a capacidade empresarial que irá possibilitar, então, o suprimento de bens e serviços de que os indivíduos necessitam para satisfazer seus desejos e necessidades. 
Ao conjugar capital, terra, trabalho e tecnologia, o empreendedor estará reunindo os elementos que possibilitaram sob sua orientação, uma participação no processo produtivo, que será tanto mais eficaz e duradoura quanto mais eficiente forem suas ações de planejamento, organização, produção, comercialização, administração financeira, administração do fator humano e outras.

Outros materiais