Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FP084 – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FORMAL
TRABALHO CONV. ORDINÁRIA
Trabalho
O trabalho desta disciplina consiste em desenvolver uma atividade de ensino dedicada à Educação Ambiental.
Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental – Reciclagem – Língua Inglesa
Nome/s e sobrenome/s: 	 Alana Vicenti BRFPMME5421750
 Próspero Quimpangui Maria Tomás AOFPMME4569857
 Renan Magnus dos Santos BRFPMME2617645
 Rosiane Paganotti dos Santos BRFPMME5425612
Código: FP084
Curso: A Educação Ambiental na Educação Formal
Grupo: 2023-10
Data: 20/07/2024
Índice
Introdução_________________________________________________________3
1. Justificativa_____________________________________________________4
2. Objetivo Geral __________________________________________________5
3. Objetivos Específicos_____________________________________________5
4. Metodologia____________________________________________________5
5. Recursos_______________________________________________________7
6. Avaliação______________________________________________________7
Conclusão_________________________________________________________7
Referências Bibliográficas____________________________________________8
INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental é essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos do século XXI, principalmente pela questão de que estamos vivenciando um período em que tudo se torna descartável, perde seu uso de maneira muito rápida devido aos avanços tecnológicos em todas as áreas profissionais. Porém, o meio ambiente não acompanha toda essa revolução de invenções e descartes de materiais inutilizáveis pelo homem, e no final das contas, toda a humanidade acaba pagando o preço pelo mau uso dos meios naturais, transformando em inúmeros depósitos de lixos despachados de todos os tipos, e este problema gera sérios danos ao ambiente, como a questão da poluição da atmosfera por inteiro, causando danos irreparáveis inclusive na questão climática. Apesar dos fenômenos naturais sempre acontecerem na história da humanidade, existem muitos problemas ambientais que poderiam ser evitados se o conhecimento das questões ambientais fossem melhores estudados nas instituições escolares, seja em aulas regulares, ou através de projetos extracurriculares.
Segundo Silva (2017):
(...) A educação ambiental não é apenas uma questão de transmissão de conteúdos, mas também de promover uma mudança de paradigma na relação entre sociedade e natureza. Ela engloba uma abordagem pedagógica que valoriza a interdisciplinaridade, incentivando a reflexão crítica e a ação responsável dos indivíduos e das comunidades em relação aos desafios ambientais contemporâneos. Ao integrar saberes diversos e fomentar o desenvolvimento de habilidades práticas, a educação ambiental contribui não apenas para a preservação dos recursos naturais, mas também para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis (p.59).
A partir destes conceitos, será trabalhado um projeto na disciplina de Língua Inglesa com os alunos do sexto ano do ensino fundamental da rede pública de educação sobre o tema: LIXO – SEPARAR E RECICLAR, pois é uma problemática da atualidade que perpassa por uma educação ambiental, a fim de promover o acesso ao reconhecimento de como nós, enquanto cidadãos atuantes em nossa sociedade, podemos contribuir para um mundo com sustentabilidade e ecossistema preservados, promovendo o respeito com nosso mundo para que as gerações futuras possam usufruir dos benefícios que a natureza oferece.
1. Justificativa
Com o crescimento populacional em centros urbanos, os resíduos se transformaram em um grave problema social, tornando-se um gerenciamento oneroso e complexo, devido a sua quantidade, volume e massa produzidos. Os problemas se caracterizam por escassez de área de deposição de resíduos causadas pela ocupação e valorização de áreas urbanas, altos custos sociais no gerenciamento de resíduos, problemas de saneamento público e contaminação ambiental, ou seja, a falta de espaço para descartar os resíduos (Pinto, 1999). Justifica-se porque o descarte adequado dos resíduos promove a sustentabilidade que possibilita a redução do lixo, gerada pela população, a reutilização de materiais descartados.
Nossa responsabilidade em cuidar do lixo não termina na porta de nossa casa. Vai muito além. O aquecimento global é consequência desse estilo de vida egoísta e consumista que o homem vem construindo dia a dia sem se preocupar com a sustentabilidade do planeta. Nós, professores e professoras da rede pública, temos o estrito cumprimento do dever legal de mudar essa realidade, provocando discussões nas salas de aula, promovendo a reflexão sobre suas atitudes como um corresponsável por um planeta mais saudável, uma vida mais leve, com menos desperdícios e responsabilidade social. Esse efeito dominó, com certeza, provocará resultados significativos se implantado desde cedo nas crianças e desde já nos adultos. Precisamos pensar em atitudes com urgência para melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da espécie humana no nosso planeta.
A unidade temática Vida e Evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos, suas características e necessidades, a vida como fenômeno natural e social e a compreensão dos processos evolutivos. Aborda-se o estudo relativo aos ecossistemas, as relações entre os seres vivos e os fatores abióticos; destacam-se as interações que o ser humano estabelece entre si, com os demais seres vivos e os elementos não vivos do ambiente. Estudam-se, também, os diversos ecossistemas brasileiros e a importância da preservação da biodiversidade (Prefeitura Municipal de Criciúma, 2020, p. 277).
A reciclagem é o processo de transformação e reaproveitamento de um tipo de resíduo que se transforma em outro objeto diferente ou no mesmo. Sabendo que o lixo é formado por resíduos sólidos (sobras) das atividades do homem: papéis, plásticos, metais, vidros, couro, borracha, tecidos, madeira, terra, cerâmica, restos de alimentos, entre outros, propõe-se a reutilização dos mesmos, para contribuição da diminuição da poluição no planeta.
2. Objetivo Geral
 Promover o acesso ao reconhecimento de como nós, enquanto cidadãos atuantes em nossa sociedade, podemos contribuir com um mundo com sustentabilidade e ecossistemas preservados, promovendo respeito.
3. Objetivos específicos
· Fazer com que os alunos, no componente língua inglesa dentro da temática FOODS, reconheçam o processo de separação do lixo em: PLASTIC, PAPER, METAL, GLASS, ORGANIC e as cores associadas de cada BIN;
· Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados;
· Diferenciar os tipos de lixo produzidos;
· Despertar o interesse dos alunos pela reciclagem;
· Reconhecer a importância da coleta seletiva do lixo para o meio ambiente.
· Conhecer os impactos ambientais causados por resíduos sólidos proporcionando a reflexão e estimulando a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos;
· Despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo lixo pode ser reaproveitado;
· Organizar na escola uma campanha de conscientização sobre o lixo produzido por todos e divulgar a importância da coleta seletiva desse lixo, tanto na escola como na comunidade em busca de ações concretas e da mudança efetiva de hábitos;
· Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
· Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu cotidiano;
· Criar brinquedos a partir das sucatas arrecadadas;
· Conscientizar os alunos de que qualquer ser humano é um produtor de lixo.
4. Metodologia
Durante as aulas os estudantes, em conjunto com a professora, irão primeiramente recolher diferentes embalagens de comidas para depois praticar o vocabulário de cada embalagem apresentada em língua inglesa, em seguida, irão aprender a descartar cada embalagem corretamente. Para esta atividade,recomenda-se duas aulas.
Em outra aula, sequencialmente, será exibido no datashow uma reportagem chamada “Os caminhos do lixo” que irá demonstrar aos alunos o processo que leva até o produto final, dessa forma, será observado o descarte incorreto dos lixos, os catadores que ficam nos lixões e perceber que quanto o lixo é descartado corretamente, assim fica mais fácil o reaproveitamento, mais uma aula para esta etapa.
Em outra aula, iremos assistir ao vídeo: “Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução”. E depois disso, será lido o livro: “Lixo, lixo e mais lixo” da Editora Cidadania. Após, será conversado sobre a quantidade de lixo que são produzidos todos os dias e que, nem sempre são descartados de maneira adequada, para esta atividade recomenda-se mais duas aulas.
Na aula seguinte, serão realizadas leituras diferenciadas (textos, notícias, poemas e letras de músicas) se aprofundando no assunto “reciclar.” E para realizar a “mão na massa”, serão confeccionadas latas com as cores e símbolos para identificação e descarte do lixo no lugar correto. Será explicado que para facilitar a separação dos materiais recicláveis são usados latões com cores diferentes. E também, após esta atividade serão realizados vários debates acerca do assunto. Para todas estas atividades, será necessário mais quatro aulas.
Na próxima aula, haverá a criação de cartazes explicativos expondo o tempo de decomposição de cada tipo de lixo na natureza. Nestes cartazes também poderá conter gráficos feitos com os alunos representando o tempo que a natureza leva para absorver os detritos. Para esta atividade recomenda-se duas aulas.
Na aula seguinte, será trabalhado a música: “Planeta Água” de autoria de Guilherme Arantes, juntamente com a interpretação da mesma, e depois, iremos realizar atividades como: construções de frases referentes ao lixo – inclusive em língua inglesa – e a realização de cruzadinhas com este conteúdo. Para isso, será necessário mais quatro aulas.
Para o próximo passo, será confeccionado brinquedos de sucata, inclusive materiais didáticos e objetos reciclados que podem ser fonte de sustento. Como por exemplo, vasos de flores com garrafas, pulseiras e cordões feitos com elos de latinhas, CD’S que viraram quadros, bem como a tampa de papelão de pizza que enfeitaram o fundo com filtro usado de café, plásticos de embalagens que viraram roupas, jornais também viraram roupas juntamente com embalagens de sucos, porta guardanapos e caixas para presentes, carrinhos de brinquedo, robôs de latas, porta algodão, jogos diversos, como: jogo da velha, bilboquê, jogo da memória, entre outros. Para isso, poderá ser utilizado quatro aulas e mais algo extra feito em casa para que haja tempo hábil de finalizar as confecções e também como forma de incluir a família na produção dos objetos.
5. Recursos
Datashow; notebook; quadro; giz; guache; caixas; material reciclado diversos; revistas; xerox; tesoura; cola; massa de modelar; etc. Embalagens diversas; Recycling bins (lixeiras diferentes).
6. Avaliação
A avaliação será feita através das observações e registro, será observado o desenvolvimento dos estudantes durante cada momento da atividade, incluindo participação nas atividades e discussões, interesse e criação.
CONCLUSÃO
Um projeto que inclua esta diversidade de ideias para que o estudante consiga perceber o quanto podemos reutilizar aquilo que usamos no dia a dia e depois descartamos, é essencial para que ocorra a assimilação do conteúdo que está sendo passado. Desta forma, o indivíduo conseguirá compreender um pouco mais sobre a importância dos cuidados que devemos ter para com o nosso ambiente, e que as gerações futuras também possam usufruir das riquezas naturais que existem no planeta. 
Cada passo deste projeto é fundamental para um entendimento completo do conteúdo como um todo. Segundo Dias (2004): ´´A educação ambiental é fundamental para promover a consciência ecológica e desenvolver habilidades para resolver problemas ambientais complexos, garantindo um futuro sustentável``.
Além da conscientização sobre a educação ambiental, ao realizar este trabalho, os estudantes estarão praticando o vocabulário de língua inglesa, e muito além disso, interdisciplinarizando outras disciplinas, como arte e ciências, e os professores poderão trabalhar em conjunto para promover um ensino eficaz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dias, G. F. (2004). Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia.
Pinto, T.P. (1999). Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. São Paulo, 189p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
PNUD. (1998). Educação Ambiental na Escola e na Comunidade. Brasília: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/ONU.
Prefeitura Municipal de Criciúma. Secretaria Municipal de Educação. (2020). Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma. Criciúma, SC: Secretaria Municipal de Educação. Organizadoras: Gislene dos Santos Sala e Silvana Alves Bento Marcineiro.
Prefeitura Municipal de Criciúma. Secretaria Municipal de Educação. (2020). Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Município de Criciúma: A criança como protagonista da aprendizagem (2ª ed.). Criciúma, SC: Secretaria Municipal de Educação. Organizadoras: Sandra Helena Búrigo Rosso e Silvana Alves Bento Marcineiro.
Silva, A. B. (2017). Educação Ambiental: desafios e perspectivas no século XXI. Editora Contexto.
2

Mais conteúdos dessa disciplina