Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estatística, técnicas e análise experimental
FACULDADE DE JUSSARA
CURSO: AGRONOMIA 
PROFESSORA: Mestra Amanda Oliveira
4° periodo
UNIDADE 4 
Regressão Linear
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Definir regressão linear.
Reconhecer a diferença entre regressão e interpolação.
Utilizar a regressão linear para ajustar uma reta a um conjunto de dados.
APRESENTAÇÃO
Estabelecer as relações entre variáveis a fim de prever uma em relação à outra é bastante comum em situações na área da estatística, como ao prever o preço da venda de uma casa em termos de variáveis, como a quantidade de quartos e banheiros. Para isso, deve-se encontrar uma relação entre as variáveis, que pode ser linear, quadrática ou polinomial, por exemplo.
Introdução
Muitas vezes é de interesse estudar-se um elemento em relação a dois ou mais atributos ou variáveis simultaneamente. Nesses casos presume-se que pelo menos duas observações são feitas sobre cada elemento da amostra. A amostra consistirá, então, de pares de valores, um valor para cada uma das variáveis, designadas, X e Y. Um indivíduo “i” qualquer apresenta o par de valores (Xi ; Yi ). Objetivo visado quando se registra pares de valores (observações) em uma amostra, é o estudo das relações entre as variáveis X e Y. Para a análise de regressão interessam principalmente os casos em que a variação de um atributo é sensivelmente dependente do outro atributo. O problema consiste em estabelecer a função matemática que melhor exprime a relação existente entre as duas variáveis. Simbolicamente a relação é expressa por uma equação de regressão e graficamente por uma curva de regressão.
Definição 
Constitui uma tentativa de estabelecer uma equação matemática linear que descreva o relacionamento entre duas variáveis (uma dependente e outra independente). A equação de regressão tem por finalidade ESTIMAR valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Ex.: Peso x Idade; Vendas x Lucro; Nota x Horas de Estudo
Conceito
Suponha que você tenha dados referentes a duas variáveis, e a partir deles você pode encontrar uma relação ou equação matemática que descreva esses dados, e com isso é possível fazer previsões a respeito de seus dados originais. Essa relação pode ser de diversos tipos, como linear, quadrática ou exponencial, por exemplo, e feita a partir dos gráficos dessas variáveis, assim, é preciso ajustar uma curva aos gráficos.
Conceito 
A Figura 1 mostra um exemplo de aproximação linear a partir da análise da dispersão de dados de peso versus altura e outro de aproximação não-linear a partir da visualização da dispersão de dados de quantidade de apresentações versus tempo.
Conceito
Conceito
A Figura 2 mostra exemplos de equações matemáticas possíveis para os modelos linear e polinomial. As variáveis são denotadas por X e Y, denominadas variáveis independentes e dependentes, respectivamente. Os an são constantes, conhecidos como coeficientes, com n ≥ 0.
Conceito
A regressão linear se utiliza de um modelo linear para ajustar dados e fazer previsões, as equações lineares: 
y = a + bx 
onde a é uma constante que representa o corte da reta no eixo y, também conhecida como intercepto, ou seja, o valor de y quando x = 0; e b é uma constante referente à inclinação da reta (FREUND, 2007). 
A partir da reta estimada, pode-se fazer previsões, ou seja, dado um valor de x, pertencente aos dados originais, é possível encontrar o valor estimado de y.
Regressão e interpolação
Observe que na Figura 1, na seção anterior, os pontos são aproximados por determinada função matemática, tornando possível encontrar uma equação que melhor se ajuste aos pontos. Embora a curva encontrada seja a melhor possível, ela não passa necessariamente por todos os pontos dados.
Já a interpolação é um método que possibilita a criação de novos dados a partir de dados discretos. Isso significa que o objetivo da interpolação é encontrar os dados “faltantes” entre os pontos dados e, portanto, podem ser criadas funções interpoladoras no conjunto de dados, a fim de conectar os pontos dados (JUSTO et al., 2020). Em relação aos tipos de interpolação, os mais comuns são a linear e polinomial. A Figura 3 mostra exemplos desses tipos de interpolação.
exemplos
Observe que a interpolação também gera uma aproximação dos pontos, mas ela passa por todos eles obrigatoriamente, gerando curvas de dados. Com ela, também podemos inferir valores de y a partir de valores de x diferentes dos pontos dados iniciais.
Assim, pode-se dizer que há duas abordagens para fazer ajustes de curvas (CHAPRA; CANALE, 2016). Na primeira, o dado exibe alto grau de erro ou “ruído”, seu objetivo é encontrar uma curva de tendência, e o método utilizado para isso é denominado regressão por mínimos quadrados. Na segunda, os dados são considerados mais precisos, assim, ajustam-se curvas que passam por todos os pontos, e o método utilizado nesse caso é chamado de interpolação.
Caracterizando o assunto 
Aprofundando o conhecimento 
Regressão linear simples
- Relação entre variáveis 
Modelo de regressão
Modelo de regressão linear simples
Método de mínimos quadrados
Para determinar estimadores para b0 e b1, normalmente emprega-se o método de mínimos quadrados, que considera a soma dos quadrados dos desvios de Y com relação ao seu valor esperado: 
Sendo que, de acordo com esse método, os estimadores de b0 e b1 são os valores que minimizam Q.
Estimadores de mínimos quadrados
Infográfico 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.png
image4.png
image5.jpeg
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina