Buscar

AD1 Sociedade e Organização 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AD1
Período – 2015/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Cada questão vale dois (2) pontos;
1ª Questão:
A revolução industrial trouxe transformações radicais no mundo do trabalho, através da mecanização e divisão sequencial do trabalho, as quais simplificaram as atividades dos trabalhadores. Cite e explique as consequências destas transformações, bem como quais benefícios que o processo de industrialização trouxe para os consumidores: 
R:
1.diminuição do operariado manual, fabril, concentrado, típico do fordismo e da fase de expansão daquilo que se chamou de regulação social-democrática; 
2. Aumento expressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora, em escala mundial, aumento esse que tem suprido principalmente o espaço do trabalho precarizado subcontratado, terceirizado; 
3. Enorme expansão, particularmente nas últimas décadas do século XX, dos assalariados médios, especialmente no “setor de serviços”, que inicialmente aumentaram em ampla escala, mas que vêm sofrendo as conseqüências do desemprego; 
4. Exclusão dos trabalhadores jovens e dos trabalhadores “velhos” (acima de 45 anos) do mercado de trabalho; 
5. Expansão do patamar de trabalho infantil, em especial nas atividades agrárias e extrativas; fordismo É uma referência ao nome do profissional que mais influenciou na criação desse modo de produção, o norte-americano Henry Ford, fundador da empresa que leva seu nome. Ford é considerado o criador do chamado sistema de produção em massa, centrado no conceito de linha de montagem, no qual os produtos são transportados dentro da fábrica, através das estações de trabalho, reduzindo o tempo de movimentação dos operários na busca de ferramentas e peças, aumentando a velocidade e o ritmo de produção, de maneira padronizada e econômica. Trabalho precarizado É aquele realizado em tempo parcial, temporário, por conta própria ou sem carteira. Os próprios trabalhadores se submetem ou mesmo incorporam a cultura da flexibilidade e da rotatividade de empregos como meio de manutenção de sua empregabilidade; aceitam as diferenças salariais e a perda de direitos e benefícios sociais em relação aos trabalhadores formais, como parte das “regras do jogo” do mundo do trabalho atual. 
6. Processo de desemprego estrutural em níveis explosivos que, junto com o trabalho precarizado, atinge cerca de um bilhão de trabalhadores, algo em torno de um terço da força de trabalho mundial; 
7.Aumento dos níveis de exploração e intensificação do trabalho, em que trabalhadores de diversas partes do mundo participam dos processos de produção e de serviços, o que, é evidente, não caminha no sentido da eliminação da classe trabalhadora, mas da sua precarização e utilização de maneira ainda mais intensificada.
2ª Questão:
Explique o trabalho na sociedade do conhecimento e as consequências que ele está ocasionando na sociedade da informação.
R: Para acompanhar o processo de desenvolvimento do mundo onde os serviços e a criatividade passaram a dar o tom, o capital físico, que sempre fora a variável-chave do crescimento econômico, deu lugar ao capital humano representado pelo conjunto de capacitações que as pessoas adquirem por meio da educação; programas de treinamento e a própria experiência para desenvolver seu trabalho com competência, bem como o desenvolvimento de várias competências do ponto de vista profissional, contribuem para a aquisição dessas capacitações.
O fácil acesso e a explosão das informações, o avanço das telecomunicações e da informática leva a ciência a se ocupar em discutir o processo do conhecimento. Ao contrário da era industrial, quando as informações que chegavam bastavam para que se construíssem conceitos e visões de mundo, agora se convive com múltiplas e acessíveis informações sobre quaisquer assuntos, fontes mais diversas, mudanças e inovações de produtos e conceitos a todo o momento. As verdades são construídas a cada dia, levando o mundo real a um processo de obsolescência preocupante e desnorteante.
3ª Questão:
Nas organizações do terceiro milênio, as pessoas são os diferenciais, devido que as vantagens competitivas das organizações estarem centradas no conhecimento destas pessoas, capital intelectual das organizações. Neste sentido a cultura é elemento de coesão e facilitador da comunicação de qualquer organização para a melhor utilização do capital intelectual. Explique, então o que vem a ser sub-cultura e contra-cultura de modo geral, pois as organizações são componentes das sociedades. 
R: O conjunto de padrões de comportamento, crenças, interesses etc. próprios de um determinado grupo social, étnico ou econômico, que geralmente não é partilhado pela sociedade global em que o grupo se encontra integrado e pela cultura nela dominante, denominamos sub-cultura. Refere-se a um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. Pode se destacar devido à idade de seus integrantes ou por sua raça, etnia, classe e/ou gênero. As qualidades que determinam uma sub-cultura como distinta podem ser de ordem estética, religiosa, ocupacional, política, sexual, ou por uma combinação desses fatores.
 Cada comunidade representa uma sub-cultura, que se organiza de forma mais ou menos autônoma, em torno de algum interesse comum. Isso significa dizer que uma sub-cultura é uma cultura em que os componentes não seguem as regras da cultura dominante, vivem em uma contracultura, que é um movimento de rebelião contra a cultura hegemônica e que representa um prospecto da cultura de uma sociedade alternativa. E é pela negação da cultura dominante, que tem como base outros valores e ideologias, que surge a contracultura.
4ª Questão:
O engajamento do homem no trabalho se dá a partir do momento em que ele percebe o que busca o que quer e se o que precisa poderá ser atendido. Dentro deste contexto explique o que vem a ser o contrato psicológico do trabalho. 
R: O contrato psicológico é, essencialmente, um conjunto de expectativas, uma vez que estabelece um acordo implícito de troca: de um lado o empregado dá sua energia e seu talento; de outro lado, a empresa paga e oferece resultados para satisfação das necessidades do empregado, ou seja, o contrato psicológico lida com as expectativas da organização sobre o indivíduo e suas contribuições para satisfazê-lo de forma dinâmica, influenciando-se contínua e mutuamente. 
Dentro desse quadro, você pode perceber que a reciprocidade deve ser a chave em um contrato psicológico para que resultados aceitáveis sejam atingidos.
5ª Questão:
Manter funcionários satisfeitos diante das crises, turbulências e pressões do mundo atual é o desafio para as organizações na atualidade. Explique o conceito de satisfação no trabalho e sua importância.
R: Para Wagner III (2000), satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho.
Hoje, muitos especialistas em gestão de pessoas afirmam que, quando as pessoas fazem as atividades de que gostam, elas são mais felizes e trabalham mais motivadas, o que resulta em autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida e dos serviços e aumento da produtividade.
As pessoas sastifeitas no trabalho têm atitudes positivas, melhor desempenho e motivação

Outros materiais