Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CIENCIA POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509664404)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Tanto a posição favorável à ideia da sociedade natural, fruto da própria natureza humana, quanto a que sustenta que a sociedade é, tão-só, a consequência de um ato de escolha, vêm tendo, através dos séculos, adeptos respeitáveis, que procuram demonstrar, com farta argumentação, o acerto de sua posição." (DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Sobre as teorias que se propõem explicar a associação humana, julgue os itens subsequentes: 1. Aristóteles defende que o homem associa-se por instinto, o que pode ser confirmado em sua afirmação de que o homem é um ¿zoo politikon¿, um animal político. 2. Os contratualistas divergem entre si sobre a natureza humana, no entanto, é verdadeiro que negam o impulso associativo natural, que teria levado à formação da sociedade e do estado. 3. Os que defendem que o homem possui uma natureza associativa, justificam sua doutrina na necessidade humana de obter bens, pois seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade. 4. Cícero e Hobbes comungam das mesmas ideias em relação à vida social. É correto o que se lê em:
		
	
	1 e 2.
	
	4, apenas.
	 
	1, apenas.
	
	1 e 3.
	 
	2, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509664411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente e do qual partem para a formação do Estado. Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de ¿propriedade¿. LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82. Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.
	
	No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.
	
	A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.
	 
	O direito de propriedade é compatível com a sociedade.
	
	A propriedade surge com a criação da sociedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509677333)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	 
	A política é uma forma de corrupção de defesa de interesses de apenas alguns grupos particulares.
	
	O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação.
	
	Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
	
	O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
	
	Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509675975)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à disciplina Ciência Política e Teoria Geral do Estado, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	c) Como o Estado é estudado unicamente sob o aspecto jurídico, a disciplina Teoria Geral do Estado não faz interdisciplinariedade com outras áreas do saber.
	
	e) Por influência norte-americana, muitos doutrinadores brasileiros passaram a identificar a disciplina Teoria Geral do Estado como Ciência Política.
	
	a) A Teoria Geral do Estado é uma disciplina que estuda o Estado, sua origem, sua organização, seu funcionamento, suas finalidades, compreendo no seu âmbito tudo o que se considere existindo no Estado e influindo sobre ele.
	
	d) No Brasil, os estudos acerca do Estado faziam parte da disciplina Direito Constitucional. A partir de 1940, ocorreu o desdobramento em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional.
	
	b) Do ponto de vista acadêmico-curricular, a Teoria Geral do Estado é uma disciplina nova, muito embora desde a antiguidade já existissem estudos dedicados à organização política da sociedade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509711399)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O discurso político não esgota, de forma alguma, todo o conceito de Política, mas não há Política sem discurso. A linguagem é o que motiva a ação, orientando-a e lhe concedendo sentido. A ação política e o discurso político estão indissociavelmente ligados, o que justifica pelo mesmo raciocínio o estudo político através do discurso. (GÓIS, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: SESES, 2015.) Sobre o discurso político, é verdadeiro o que se afirma abaixo, exceto:
		
	
	O discurso político visa à persuasão dos ouvintes, levando-os a convencer-se de algo por meio da argumentação habilidosa, onde a linguagem se coloca à serviço da coletividade.
	
	Na democracia, o uso da palavra, especialmente no âmbito político, substitui o uso da força.
	
	O discurso político tanto se vale da razão (logos) como da emoção (phatos).
	 
	O discurso político serve aos interesses absolutistas principalmente quando a vontade de um homem deve prevalecer sobre a vontade da coletividade, como se constata no espírito grego.
	
	Educar o cidadão para o uso persuasivo da palavra na polis grega, se tornou uma necessidade como advento da democracia.

Outros materiais

Outros materiais