Buscar

Aula 6- Analise organizacional

Prévia do material em texto

Aula 6 - Analise organizacional
 Desenho departamental 2
Introdução
A departamentalização por processo é a departamentalização focada no processo. É também denominada agrupamento por processo ou departamentalização por fases do processo, por processamento ou ainda por equipamento.
É quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas ou de operações.
Departamentalização por processo
As atividade são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. É a departamentalização focado no processo. A organização faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo.
Mas afinal, o que é processo?
Não existe uma definição padrão para processo, porém podemos encontrar alguns pontos em comum.
Veja algumas definições de processo:
“Processo de negócio é o conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, embens e serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes”.(TADEUCRUZ)
“Processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes”. (HAMMERECHAMPY)
“Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona    valor a ele e fornece um output a um cliente específico”. (JOSÉERNESTOL.GONÇALVES)
É o conjunto de atividades destinadas a produzir produtos ou serviços desejados pelos clientes, de acordo comum a lógica pré-estabelecida e com agregação de valores.” (IBQN–InstitutoBrasileirodeQualidadeNuclear).
Podemos concluir então, que um processo é um conjunto de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.   
Analogia a um liquidificador 
Fornecedor: atendente do estabelecimento 
Entradas: leite, frutas e açúcar
Processo: o liquidificador bate os ingredientes
Saída: vitamina de frutas
Cliente: consumidor
Feedback ou retro alimentação: colocar menos açúcar, por exemplo
Características da departamentalização por processos
Foco na sequencia:
A diferenciação e o agrupamento se fazem pela sequência do processo produtivo ou operacional.
Depende do arranjos físico dos equipamentos:
É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento.
Foco na tecnologia utilizada: Esta forma de departamentalização representa a influência pura da tecnologia na estrutura organizacional da empresa.
O processo é mais importante: Processo é uma sequência de atividades estruturadas no sentido de resultar em um produto ou serviço determinado cliente, seja ele interno ou externo. É portanto, uma ordenação de ponta a ponta das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo , um fim e entradas e saídas claramente identificadas.
Enfase na ação integrada: A estrutura do processo é orientada para a ação e não é hierárquica nem vertical, tal como ocorre com a estrutura organizacional. O processo é a sequência horizontal de atividades e ações que repetem reiteradamente. Ao contrário ao que ocorre com as funções, o processo não tem dono ou responsável por sua totalidade, pois cada área participa apenas de uma parte de sua execução. A departamentalização permite a cobertura do processo em toda a sua extensão, desde seu início até o seu final, desde os insumos até os resultados finais.
• Documentar(ISO );
• Padronizar comportamento (principalmente em serviços);
• Controlar para melhorar (busca evitar o erro e permite o  aperfeiçoamento contínuo); 
• Informar a todos como funciona (serve para treinar os  novatos).
Foco no processo e não nas unidades
Dificilmente os processos são conhecidos e ressaltados dentro das empresas, pois as pessoas respondem por departamentos ou unidades de trabalho, mas ninguém é responsável pelo processo em toda a sua extensão.
Vantagens
• Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições. 
• Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto. A focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de início até o fim.
Desvantagens
• Este tipo de departamentalização não é aconselhado quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.  
• Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.
•  Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo, não sendo capaz de concluir um processo por inteiro. Com isso, torna-se difícil uma substituição de um administrador, mesmo sendo de igual função, por um outro administrador de um processo diferente.
Aplicações da departamentalização por processos
A departamentalização por processo é aplicável nas seguintes situações:
1-Tecnologia intensiva: é amplamente utilizada em empresas nas quais as instalações e tecnologias utilizadas são demasiado onerosas e complexas. É o caso de empresas de tecnologias intensivas, como siderúrgica, indústrias químicas e petroquímicas, etc.
2- Arranjo físico permanente: quando o arranjo físico das máquinas e dos equipamentos define o agrupamento de pessoas e de materiais para processar as operações.
Reengenharia de processos
A reengenharia representa o reprojeto dos processos empresariais e a sua redefinição radical. A reengenharia significa a reestruturação radical dos processos empresariais para alcançar drásticas melhorias no desempenho, na qualidade, nos custos, na velocidade e no atendimento.
A reengenharia objetiva substituir a departamentalização funcional ou por produtos pela departamentalização por processos, ou seja, a orientação verticalizada e hierarquizada pela orientação horizontal.
m outras palavras, muda de departamentos funcionais para equipes de processos.
Medindo os processos...
 
“O que não é medido não é gerenciado.”
Robert Kaplan
 
 “O que não é controlado não pode ser administrado.” 
Carlos Reis

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes