Buscar

Aula 7- Contabilidade finaceira

Prévia do material em texto

Aula 7´- Contabilidade básica
Contas de resultado
Receitas e Despesas
Como você acha que a empresa sabe se está tendo lucro ou prejuízo? Como ela sabe se a atividade dela está sendo rentável?
Bem, esse processo começa pela apuração do resultado, mas para você chegar nele, inicialmente, precisa estudar os conceitos de receita e despesa.
Vamos lá? 
Note que o que muda é a conta de Ativo, de Caixa para Clientes. 
 Isso acontece porque a receita, na contabilidade, ocorre de acordo com o Regime de Competência, que será explorado em breve.
De maneira adicional, as empresas podem obter receitas que decorrem de investimentos em outras empresas, caracterizados por dividendos ou juros sobre capital próprio.  
 Lembre-se que a receita também pode ser gerada por um desconto (parcial ou total) recebido de um fornecedor ou qualquer outro credor da empresa, mas que isso é não tão comum quanto as duas situações explicadas anteriormente.  
 Nesta situação é importante ressaltar que não há ingresso imediato de recursos nem promessa de ingresso de recursos no futuro.  
Isso ocorre, muitas vezes, para fidelizar clientes novos ou antigos, gerando maior estreitamento de relações empresariais.  
Não importando qual seja a sua origem, uma receita sempre terá poder ou influência de aumentar o patrimônio da empresa, pois este é caracterizado por ganhos, sejam eles diretos ou indiretos, durante as atividades operacionais.
Como já estudamos, as receitas podem ser definidas como entradas de elementos para o Ativo, caracterizadas como dinheiro ou por direitos a receber. Essas entradas são advindas de vendas de mercadorias, produtos ou prestação de serviços. Pode-se dizer também que estas podem ser derivadas de juros a receber, depósitos bancários, títulos ou outros ganhos esporádicos.Agora veremos que a receita pode ser dividida quanto a sua Natureza, Características e Reconhecimento:
Natureza da receita:
Em relação à sua natureza, as receitas podem ser de:
Natureza operacional:As operacionais são derivadas das vendas ou prestação de serviços. Observe que a receita operacional não poderia existir se a entidade não fosse capaz de gerar ou produzir, utilizando seus recursos (e, como se verá, incorrendo em despesas), produtos ou serviços que o mercado aceitasse. Assim, antes de tudo, receita é um fluxo de produtos ou serviços durante certo período contábil. Não esqueça!
Outra natureza: Já os juros, por exemplo, são considerados receitas indiretas ou de outra natureza dentro da empresa, por não derivarem da atividade desta.
Caracteristicas da receita:
Pode-se afirmar que as três principais características das receitas são:
• Para que a receita seja produzida, precisa haver, de forma direta ou indireta, uma despesa;
• O mercado é que dá a palavra final de seu valor;
• Está relacionada à produção de bens e serviços.
Reconhecimento da receita:
Um dos princípios inerentes ao conceito de receita é o relacionado a um aumento no Ativo e ao mesmo tempo um acréscimo de patrimônio líquido.  Conforme o Regime de Competência, no que diz respeito ao reconhecimento das receitas, é preciso que o produto ou serviço já tenha sido totalmente transferido ao cliente, para que estas possam ser reconhecidas.Dessa forma, a receita é a aceitação por parte do mercado do esforço de produção da empresa.
Para que uma receita seja reconhecida são necessários alguns fatores. Veja: 
• Seu valor pode ser medido com segurança.
• Deve existir a probabilidade dos benefícios futuros fluírem para a empresa;
• Os custos incorridos e futuros podem ser medidos de modo confiável.
Além disso, devem ser observados também os seguintes aspectos com relação a mercadorias e serviços:
• Os riscos relevantes e também os benefícios devem ser transferidos a quem os comprou;
• Não existe mais controle por parte do vendedor sobre as mercadorias ou serviços.
O momento exato de reconhecimento das receitas pode, contabilmente, ocorrer de três formas
A entrega do bem ou prestação de serviço: Geralmente representa o registro da receita. Quando a mercadoria está entregue, os custos e despesas são, em sua grande maioria, conhecidos.
Antes da entrega do bem ou prestação de serviço: Geralmente representa o registro da receita. Quando a mercadoria está entregue, os custos e despesas são, em sua grande maioria, conhecidos.
Depois da entrega do bem ou prestação de serviço: Quando é impossível medir o valor dos Ativos recebidos em troca da prestação de serviço ou venda de mercadoria. Pode ser que existam muitas despesas ainda não estimadas.
Ganhos x Receitas
 Os ganhos são diferenciados das receitas, pois são itens não recorrentes.  Eles possuem o mesmo efeito no patrimônio líquido, mas podem ou não surgir da atividade normal da empresa. Inclui-se nesta categoria os que surgem de vendas e baixos de Ativos não circulantes (imobilizados, por exemplo).
Despesas 
As despesas são o sacríficio dos Ativos realizado em troca de obtenção de receitas. 
 Outro entendimento das despesas é que estas geram benefícios econômicos durante determinado período e que tem em contrapartida a saída de recursos, a redução de Ativos ou ainda uma criação de Passivos, ocasionando simultaneamente um decréscimo no patrimônio. Como vimos, as despesas podem ser consideradas o uso ou consumo de bens e serviços no processo de obtenção de receitas. 
 Desta forma, pode-se destacar com relação a estas:
• A utilização ou consumo de bens e serviços no processo de produzir bens;
• Os gastos realizados no passado ou presente com realização futura;
• O fato gerador.
Você tem muitas despesas?
As despesas são caracterizadas pelo consumo de bens ou serviços que ajudam na geração de receitas.
Seguindo a lógica, espera-se que no conjunto as despesas possam ser inferiores às receitas para que o patrimônio da empresa possa ser elevado. Os custos das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados são exemplos de despesas ligadas diretamente às receitas geradas.Contudo, algumas despesas podem não possuir ligação direta com estas receitas, mas são imprescindíveis para que estas sejam geradas.
É o caso, por exemplo:
• da contratação de seguros para os veículos ou para a estrutura predial de uma empresa;
• a contratação de mão de obra administrativa ou de vendas;
• o pagamento de aluguel, condomínio ou de contas corriqueiras, como telefone, água; e 
• as despesas ligadas às atividades de limpeza e manutenção.
Todas estas despesas ajudam a empresa a funcionar de maneira harmoniosa, concorda? Fazendo com que as receitas sejam geradas com maior frequência e efetividade. 
E o tempo? Como é considerado nesta conta?
O resultado econômico nada mais é do que a comparação do total de receitas com o total de despesas, sendo considerado um mesmo intervalo de tempo para as duas.
Este intervalo de tempo pode ser um mês, um trimestre, um ano etc.
Caso as receitas superem as despesas durante este período de tempo, o resultado do período será positivo, ou seja, pode-se dizer que foi gerado lucro no período, aumentando o seu patrimônio.
Entretanto, se o total de receitas incorridas não for suficiente para superar o total de despesas dentro de um mesmo período de tempo, temos um resultado negativo, chamado de prejuízo, que tem o poder de diminuir o patrimônio das entidades.
Algumas despesas não estão diretamente ligadas ao processo produtivo, como:
• Vendas;
• Administrativas;
• Financeiras;
• Impostos e taxas;
• Pesquisa e desenvolvimento.
Já algumas delas estão diretamente ligadas ao processo produtivo. Podem variar de acordo com o modelo de custeio, absorção, variável ou intermediários e são diretamente ligadas aos produtos.
Podem ser consideradas despesas diretamente relacionadas ao processo produtivo:
 
• Custos de matéria-prima e de mão de obra direta; 
• Desperdício natural de matéria-prima e custo da ociosidade da mão de obra; 
• Custos indiretos de fabricação.
Normalmente uma despesa é reconhecida quando bens ou serviços são consumidos para a obtenção de receitas. 
As despesasdevem ser reconhecidas no exercício em que a receita correspondente é reconhecida (confrontação das despesas com as receitas).
As perdas
A definição de despesa inclui perdas e evita o subjetivismo da segregação. 
Geralmente são apresentadas em separado, pois facilita a compreensão e decisão dos usuários. 
Veja as características básicas da perda:
• Não estão associadas às receitas.
• Não estão associadas a outros exercícios; 
• Decorrem de eventos imprevisíveis.
Observe também que o reconhecimento das perdas é semelhante ao das despesas, pois não podem ser vinculadas a receitas.Elas devem ser registradas no exercício em que se torna evidente que um Ativo proporcionará à empresa menos do que se esperava na avaliação.  As perdas podem ser exemplificadas por itens resultantes de desastres, inundações, fogo etc. Além da desincorporação de Ativos.
Você sabe o que é depreciação?
A depreciação é a perda do valor econômico dos bens do imobilizado (veículos, imóveis, móveis e utensílios, computadores). 
Esta perda ocorre devido ao desgaste pelo uso, obsolescência e ação da natureza.
A depreciação basicamente ocorre porque a empresa pode utilizar como despesa o valor gasto para comprar determinado bem, no caso de perda de valor devido ao desgaste que sofre com o tempo. 
O método mais comum utilizado é a depreciação linear, em que são aplicadas taxas anuais estabelecidas anteriormente pelo tempo estimado de vida útil do bem.
Regimes contábeis: de caixa e de competência
O processo de escrituração contábil deve seguir regras, ditames legais e, corroborando com este fato, existem diversas normatizações acerca dos regimes de escrituração.
A mais recente regulamentação é a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n°1.282 , do ano de 2010, que, em seu artigo 9°,  estabelece o uso do Princípio da Competência nos registros de transações. 
Ela torna obrigatório o registro completo das operações independentemente do recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
Não se esqueça:As receitas e despesas deverão ser consideradas sempre no momento de seu fato gerador, ou seja, independentemente de recebidas ou pagas, elas devem compor o resultado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes