Buscar

Aula 8- Fundamentos da economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 8-Fundamentos da economia
Aula 8: Os sistemas econômicos e o fluxo circular da renda
Sistemas Econômicos
Conceito
 Em nossa primeira aula, ao abordarmos as questões fundamentais da economia, introduzimos o  conceito de sistema econômico.  De uma maneira bem elementar, pode-se conceituar sistema econômico como sendo a forma como uma economia é administrada.Repare que, assim como a nossa casa, a economia de um país também precisa ser administrada de acordo com um conjunto de normas. Concorda?Portanto, um sistema econômico vem a ser a forma social, política e econômica pela qual está organizada a sociedade. É ele, em última análise, que determina os rumos da economia para que as três questões fundamentais (o que produzir, como e onde produzir e para quem produzir) possam ser atendidas a contento.
Elementos de um Sistema Econômico:
Caso você esteja se indagando do que ele é formado, ou seja, quais os componentes de um sistema econômico, irá perceber que a resposta é simples e que consiste:
Num estoque de fatores de produção: Ou seja, aquilo que a economia dispõe para ser utilizado no processo produtivo
Nos agentes econômicos: Que são as famílias, as empresas e o governo, atores do cenário econômico.
Num conjunto de instituições jurídicas, políticas e sociais: Cujo objetivo é disciplinar as atividades da sociedade.
Objetivos de um Sistema Econômico
Na época em que fomos tricampeões do mundo, no México, a população era de 90 milhões de brasileiros e, atualmente, somos um país com 180 milhões de habitantes. Ou seja, em apenas 40 anos um novo Brasil teve que ser produzido. Pela lógica espera-se que as sociedades, na busca incessante de atender as necessidades dos indivíduos, consigam funcionar de forma organizada e justa. Assim, todo sistema econômico deve possuir, pelo menos,  três objetivos  bem definidos:
Crescimento econômico: Para que as necessidades de uma população cada vez maior possam ser atendidas
Estabilidade econômica: Para que haja equilibrio no desempenho da atividade econômica
Equidade ou igualdade econômica: Para que um maior número de pessoas se beneficie daquelo que foi produzido.
Assim, numa definição simplista, considera-se que ocorrerá crescimento econômico quando o valor da produção total da economia aumentar e que esse aumento, em termos percentuais, seja maior do que o aumento da população. Isso é o mesmo que considerar a ocorrência de um aumento no produto per capita.
Comentário
O produto de uma economia é expresso em valores pelo simples fato de que não se pode somar bananas com automóveis mas sim, a soma dos valores de suas respectivas produções. Desta forma, conclui-se que o produto de uma economia será a soma dos valores das produções de todos os produtos produzidos em um determinado período de tempo (normalmente um ano).
Já a estabilidade econômica  está vinculada aos níveis de emprego, no sentido de se tentar manter, pelo menos, aqueles já alcançados pela economia,  e  aos níveis de preços, uma vez que qualquer processo inflacionário é algo totalmente indesejado, pois  a queda constante do poder aquisitivo torna-se um “tipo de imposto” que incide principalmente no bolso das camadas mais pobres da população.
O terceiro e último objetivo vem a ser a equidade, obtida através de  uma distribuição mais justa da renda, da redução dos bolsões de pobreza absoluta e  da inserção social gradativa  dos contingentes de excluídos.
Tipos de Sistema Econômico
Na atualidade, existe uma polaridade entre o sistema econômico socialista e o sistema econômico capitalista:
Sistema socialista: No sistema socialista, pelo fato de o estado deter a maior parte dos fatores de produção, as decisões  são tomadas por um órgão central de planejamento que, em última análise, define em nome da sociedade as respostas a essas questões.
Sistema capitalista: Já no sistema capitalista ou de livre iniciativa, as escolhas serão feitas, em geral, através das forças de mercado, isto é, pelos consumidores e produtores, tendo como referência o mecanismo de preços.
O Fluxo Circular da Renda
Uma descrição da atividade produtiva deve considerar, inicialmente, dois tipos de agentes econômicos: de um lado, há os indivíduos também denominados famílias – que são os possuidores ou proprietários dos fatores de produção – e que demandam bens e serviços que satisfaçam suas necessidades; de outro lado, existem as empresas que demandam aqueles fatores de produção e fornecem bens e serviços aos consumidores (famílias) e, por fim, o governo que absorve fatores de produção das famílias e produtos das empresas, recolhe impostos e oferece serviços públicos à população.
Esse processo de compra e venda de bens e serviços e de fatores de produção é melhor visualizado na figura a seguir – que tenta retratar o funcionamento rotineiro do sistema econômico através do chamado “fluxo circular na atividade econômica”. 
Observe que relacionando os agentes econômicos dois a dois, percebemos a ocorrência de dois fluxos: um real e outro monetário. O primeiro está associado aos fatores de produção e aos produtos e o segundo, aos pagamentos feitos na aquisição desses fatores e produtos.
Observe que na relação entre cada par de agentes econômicos ocorrerão, sempre, quatro fluxos: dois reais e os seus respectivos pagamentos, os fluxos monetários.
Considerando os agentes econômicos dois a dois, no fluxograma anterior, percebe-se a ocorrência de dois tipos de fluxos: um real e outro monetário.
Fluxo real: O primeiro está associado ao fornecimento dos fatores de produção e dos produtos
Fluxo monetário: O segundo aos respectivos pagamentos feitos pelas aquisições desses fatores e produtos.
Conclusão: Quando analisamos as relações entre as famílias e as empresas, constatamos que essas adquirem os fatores de produção daquelas e, com esses fatores de produção, geram produtos que serão fornecidos às famílias. A contrapartida a esses fluxos reais serão dois fluxos monetários referentes a seus respectivos pagamentos.
O mesmo raciocínio se aplica quando são consideradas as relações entre as empresas e o governo ou as famílias e o governo.
Nesses casos, pelos impostos pagos, as empresas e as famílias recebem em troca bens e serviços  públicos além do governo absorver fatores de produção das famílias e produtos das empresas, pagando por eles.

Outros materiais