Buscar

Aspectos do desenvolvimento humano - Piaget e Vygotsky

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 
JEAN PIAGET
VYGOTSKY
*
Vários fatores indissociados e em constante interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento humano, são eles:
Hereditariedade:
 A carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver.
FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO
*
Crescimento orgânico:
Refere-se ao aspecto físico.
 Maturação neurofisiológica:
É o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio:
O conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. 
*
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos (todos os aspectos se relacionam permanentemente):
*
 Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. EX: a criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
 
 Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio. 
EX: a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel.
*
Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de o indivíduo integrar suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. 
 EX: a vergonha em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo.
Aspecto Social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. 
 Ex: em um grupo de crianças no parque, é possível observar algumas que espontaneamente buscam outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.
*
 Piaget acredita que o desenvolvimento humano se faz através de estágios, que se sucedem na mesma ordem em todos os indivíduos. 
 E todas as pessoas, desde que tenham um desenvolvimento normal, passam por estas fases, na mesma ordem, embora possam variar as idades.
 Os principais períodos do desenvolvimento humano, segundo Piaget são:
Sensório-motor (0 – 2 anos); 
Pré-operatório ( 2 – 7 anos); 
Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 anos); 
Operações Formais (11 ou 12 anos em diante
*
Período sensório-motor - 0 a 2 anos
	
 Esse período diz respeito ao desenvolvimento do recém-nascido e do lactente.
	É a fase em que predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos.
	A criança nesse período aprende a andar e a tomar alimentos sólidos.
 Aprende a falar e a controlar o processo de eliminação de produtos excretórios.
*
Aprende a diferença básica entre os sexos e alcança estabilidade fisiológica. 
Forma conceitos sobre a realidade física e social, aprende as formas básicas do relacionamento emocional e adquiri as bases de um sistema de valores.
Nesse período acontece a aquisição da linguagem articulada, cujo processo se completará no período pré-operacional; o desenvolvimento emocional, através do qual o indivíduo deixa de funcionar em nível puramente biológico e passa ao processo de socialização dos seus próprios atributos fisiológicos e a aquisição do senso moral, que permite ao indivíduo a formulação de um sistema de valores.
*
Período pré-operatório - 2 a 7 anos
 Corresponde ao período pré-escolar, considerado a idade áurea da vida, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas mais complexas, como o uso da linguagem articulada. 
 De acordo com Piaget, o período pré-operacional é dividido em dois estágios: de dois a quatro anos de idade (período simbólico), em que a criança se caracteriza pelo pensamento egocêntrico, e dos quatro aos sete anos (período intuitivo), em que ela se caracteriza pelo pensamento intuitivo.
*
 A criança deste estágio: 
 É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. 
 Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). 
 Já pode agir por simulação, "como se". 
 Possui percepção global sem discriminar detalhes. 
 Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
*
Período das Operações Concretas - 8 a 11 anos 
 É a fase escolar. Nesta fase da vida, o crescimento físico é mais lento do que em fases anteriores, as diferenças resultantes do fator sexo começam a se acentuar mais nitidamente.
 Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. 
 Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair. 
*
Um aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motora. 
EX: (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).
*
Período das Operações Formais
 (12 anos em diante)
 Nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. 
 Com isso, a criança adquire "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo, portanto, autonomia)".
*
 De acordo com a tese piagetiana, ao atingir esta fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, ou seja, ele consegue alcançar o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. 
 Isso não quer dizer que ocorra uma estagnação das funções cognitivas, a partir do ápice adquirido na adolescência, esta será a forma predominante de raciocínio utilizada pelo adulto. 
 Seu desenvolvimento posterior consistirá numa ampliação de conhecimentos tanto em extensão como em profundidade, mas não na aquisição de novos modos de funcionamento mental.
*
VYGOTSKY
 Enfoque interacionista do desenvolvimento humano. 
Vygotsky (professor russo, socio-interacionista) que percebia o homem como um ser ativo, cidadão, com possibilidade de ser, conseqüência dessas relações advindas de fora (meio) para dentro (eu). 
O desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: 
Instrumental; 
Cultural; 
Histórico. 
*
1-Aspecto instrumental: respondemos aos estímulos apresentados nos ambientes, como também alteramos e usamos suas modificações como instrumento de nosso comportamento. EX:(amarrar laço no dedo: lembrar algo importante).
2 - Aspecto Cultural: envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança em crescimento enfrenta, e os tipos de instrumento, tanto mentais como físicos, de que a criança pequena dispõe para dominar aquelas tarefas, um dos instrumentos criados pela humanidade foi a linguagem, (por isso sua ênfase na linguagem e sua relação com o pensamento).
3 - Aspecto Histórico: funde-se com o cultural pois os instrumentos que o homem usa, para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento, foram criados e modificados ao longo da história social da civilização.
*
PIAGET E VYGOTSKY - Diferenças e semelhanças 
É possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. 
Há, no entanto, algumas diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. :
A) QUANTO AO PAPEL DOS FATORES
INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente histórico-social, no entanto não fala e nem despreza a maturação. 
B) QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL.
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra; Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social, os adultos são modelos para as crianças.
*
C) QUANTO AO PAPEL DA APRENDIZAGEM.
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
D) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E Á RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO.
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. 
Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
*
ALUNAS:
Eliane Aparecida de Almeida
Hendre Heveline de Oliveira
Karina Aparecida Martins
Renata Luciana Prado França
Simone Angélica de Paula
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e Ação no magistério)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes