Buscar

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA EXERCÍCIO- NUT 1 PERÍODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
 NUTRIÇÃO 2015.2 1º PERÍODO
ELAINE NUNES 600610726 
1} CITE TOSO OS ÓRGÃOS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO APARELHO GENITAL MASCULINO:
 
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
 
Testículos
Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
 
Epidídimo 
É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
 
Ductos deferentes
Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
 
Vesícula Seminal
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
 
Próstata
A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen
 
Pênis
É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
 
Uretra
Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.
 
2} DESCREVA O ESPERTATOGÊNESE:
A espermatogênese é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.
Nos testículos são encontrados milhares de tubos finos e enovelados, os tubos seminíferos, onde se localizam as espermatogônias (2n). As espermatogônias multiplicam-se através de mitoses até a adolescência, período no qual passam a se multiplicar com maior intensidade. Depois da multiplicação, ocorre a fase de crescimento, em que algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, transformando-se em espermatócitos primários (2n), também chamados de espermatócitos I. Os espermatócitos primários sofrerão meiose, dando origem a duas células haploides chamadas de espermatócitos secundários (n) ou espermatócitos II, que sofrerão outra meiose, originando quatro células haploides, chamadas de espermátides. As duas meioses que osespermatócitos sofrem representam a fase de maturação.
À próxima fase damos o nome de especiação e nela as espermátides começam a se transformar em espermatozoides. Nessa fase, as espermátides perdem praticamente todo o citoplasma e começam um processo em que desenvolverão, a partir do centríolo, um flagelo.
No início do flagelo dos espermatozoides podemos encontrar mitocôndrias que têm a função de fornecer energia, sendo que na cabeça do espermatozoidepodemos encontrar o acrossoma, originário do complexo de Golgi, que contém enzimas com a função de facilitar a penetração do gameta no óvulo.  O núcleo doespermatozoide é o local onde os cromossomos paternos ficam armazenados.
 
 
 
 
3} CITE E EXPLIQUE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUÇÃO DE ESPERMATOZOIDES:
 
As causas da infertilidade masculina podem ser classificadas em quatro categorias: pré-testicular, testicular, pós-testicular e desconhecidas.
Causa pré-testicular: é provocada por alterações externas ao sistema reprodutor masculino, que interferem no eixo hipotálamo-hipofisário. São alterações hormonais que mexem no funcionamento do testículo, como hipotireoidismo, diabetes, tumores produtores de androgênios, tumores da hipófise (adenomas e prolactinomas), doenças sistêmicas do fígado e rins e problemas congênitos como as síndromes de Kallmann (hipogonadismo hipogonadotrófico) e de Prader-Willi. Existem ainda drogas e medicamentos que também interferem na produção dos espermatozoides por inibir a produção central de gonadotrofinas,como os esteroides anabolizantes, usados por fisioculturistas e alguns atletas (Durateston, Androxon etc.).
Disfunções hormonais: 
 FSH (hormônio folículo estimulante): valores altos de FSH significam que os testículos apresentam alterações que dificultam a produção de espermatozoides. Já níveis de FSH extremamente baixos mostram que o problema está na fabricação desse hormônio, faltando estímulo adequado para que o testículo normal produza espermatozoides. Nesses casos, a reposição semanal de FSH por um longo período de tempo (até 18 meses) pode corrigir o problema.
- LH (hormônio luteinizante): promove a produção de testosterona pelos testículos. Baixos níveis levam à perda da vontade sexual e dificuldade de ereção, além de redução da produção de espermatozoides.
-Testosterona: é essencial para que haja produção de espermatozoides pelo testículo e para que o homem mantenha sua libido e ereção preservadas. Quando ele é reposto indevidamente, pode ocasionar a perda total de produção de espermatozoides pelo testículo
Causa testicular: é resultado de doenças do testículos propriamente ditas. Inclui a varicocele, substâncias tóxicas, criptorquidismo, problemas genéticos, quimioterapia, radioterapia e infecções.
Causa pós-testicular: são problemas que impedem a saída de espermatozoides na ejaculação. São as obstruções ou a ausência do canal deferente, dificuldades de ejaculação, disfunção sexual e ejaculação retrógrada.
Causas desconhecidas: representam 25% das causas de infertilidade masculina. Muitas novidades estão em estudo e poderão esclarecer diversos diagnósticos ainda sem explicação.

Outros materiais