Buscar

História da odontologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História da Odontologia no mundo
Como surgiu a Odontologia?
Para conhecer uma profissão é essencial que se saiba sobre sua origem e seu desenvolvimento até os dias atuais. Entender esse processo evolutivo é importante para nossa formação.
A odontologia era denominada "arte dentária" nos seus primórdios, nasceu na Pré-História porém seus registros mais remotos datam de 3.500 A.C. na região mesopotâmica. Assim como na medicina, as afecções de competência odontológica eram tratadas com magia e religião. Existiam orações que prometiam a cura da cárie!
MAGIA???
A profissão odontológica foi sendo construída paulatinamente, sendo exercida de início por sacerdotes e médicos e depois sendo relegada aos charlatões até que um segmento profissional se dedicasse a ela. Precisar o momento em que a odontologia nasceu é difícil, pois assim como a medicina, está intimamente ligada ao aparecimento do próprio homem com o advento de suas primeiras dores.
As primeiras documentações que sugeriam tratamento para as infecções bucais são encontradas nos papiros egípcios, porém a medicina egípcia era de forte tendência demoníaca e sobrenatural em contraposição à medicina mesopotâmica que era mais racional e científica
Pierre Fauchard-( 1670 -1791)
considerado o pai dessa ciência no mundo: Pierre Fauchard.
 nasceu na França, em 1670 e faleceu em 1761, com 91 anos de idade. É considerado criador da Odontologia científica moderna.
Sua principal obra, ‘’Al Chirurgien Dentiste’’, foi publicada em 1728 e se constitui num marco da historia da Arte Dentária.
No primeiro capítulo do primeiro volume, fala da estrutura, posição e a relação dos dentes, sua origem e seu desenvolvimento.
Descreve, em cada órgão dental, uma coroa, raiz e colo e refuta a opinião de que os dentes de leite não possuem raízes, afirmando que elas se desgastam gradualmente até o momento de serem substituídos pelos dentes permanentes.
No Brasil
História da Odontologia no Brasil. A Odontologia praticada no século XVI, a partir da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500, restringia-se quase que só as extrações dentárias. As técnicas eram rudimentares, o instrumental inadequado e não havia nenhuma forma de higiene. Anestesia, nem pensar. 
Impiedoso!
O barbeiro ou sangrador devia ser forte, impiedoso, impassível e rápido. Os médicos (físicos) e cirurgiões, diante tanta crueldade, evitavam esta tarefa, alegando os riscos para o paciente (possibilidade de morte) de hemorragias e inevitáveis infecções. Argumentavam que as mãos do profissional poderiam ficar pesadas e sem condições para intervenções delicadas. Os barbeiros e sangradores eram geralmente ignorantes e tinham um baixo conceito, aprendendo esta atividade com alguém mais experiente.
Barbeiro?
Barbeiro: s.m. - o que faz barba; (antigo) "sangrador", cirurgião pouco instruído que sangrava, deitava ventosas, sarjas, punha cáusticos e fazia operações cirúrgicas pouco importantes. -* Obs.: Nessas cirurgias pouco importantes incluíam-se extrações dentárias.
Abre!
Fácil?
Nesse período os dentes eram extraídos com as chaves de Garangeot, alavancas rudimentares, e o pelicano. Não se fazia tratamento de canais e as obturações eram de chumbo, sobre tecido cariado e polpas afetadas, com conseqüências desastrosas. A prótese era bem simples, esculpindo dentes em osso ou marfim, que eram amarrados com fios aos dentes remanescentes. Dentaduras eram esculpidas em marfim ou osso
Próteses?
Ui!!
Naquela época era comum “amarrar na cadeira” os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterilização dos instrumentos eram precariamente feitos, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina. Também fazia-se atendimento fora do consultório.
Primeira cadeira 
Primeira Cadeira de dentista:
criada por Josiah Flagg,nos Estados Unidos,
em 1790
A medicação pós extração era feita através de ervas medicinais que eram fornecidas ao paciente. Normalmente o dentista possuía em seu consultório, vários vasos com diferentes tipos de ervas para esse fim, ao qual removia algumas folhas, que eram dadas ao paciente, para utilização em forma de chá ou como colutório (bochecho). 
Plantas medicinais! 
Medo...
Chique!
Medo de dentista?
Atenção anotar próximos slides!
ANOTEM
ANOTEM 
ANOTEM
Sim, anotem.
Especialidades da Odontologia
Dentística (Cariologia e Estética)
Periodontia
Implantodontia
Ortodontia e Ortopedia
Estomatologia
Cirurgia e traumatologia
Odontopediatria-Hebiatria
Odontogeriatria
Endodontia
Prótese dentária
Radiologia Odontológica
Patologia Oral
Odontologia Legal
Odontologia Social (Saúde Coletiva)
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
Prótese Buco-Maxilo-Facial
TRABALHO P/ Próxima AULA !!
Em uma folha papel sulfite ou Almaço, descrever em detalhes o que cada especialidade odontológica realiza.
Objetivo do trabalho: Conhecer todas as áreas da Odontologia e saber orientar pacientes.
Pesquisem!! Google etc...
Objetivo do trabalho p/ professor e orientadores:
Saber o nível de aproveitamento de cada aluna
Saber nível de compromisso com o curso na entrega do trabalho
Reconhecer as alunas 
Verificar o nível da Língua Portuguesa e entendimento do que foi pedido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais