Buscar

Consultoria interna de rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	
	Nota da Prova: 5,7        Nota de Partic.: 1,5        
	
	 1a Questão (Ref.: 201310340880)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em qual situação a empresa deve implantar uma consultoria interna de RH?
		
	
Resposta: A consultoria de interna de RH deve ser implantada quando há um diagnóstico negativo na organização, quando há uma clima organizacional desfavorável, quando os resultados esperados não são alcançados e quando os processos e qualidade de seus produtos ou serviços estejam desordenados, pois a consultoria interna visa a promoção de mudanças e é um modelo estratégico na área de gestão de pessoas. As vantagens que seja aplicada uma consultoria interna é de que o consultor é considerado um facilitador que atua sobre os indivíduos, grupos ou toda organização de acordo com as necessidades identificadas além de ter baixo custo em comparação a consultoria externa.
	
Gabarito: A área de Recursos Humanos deve estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310724201)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Sabemos que a Consultoria Interna de RH representa um modelo estratégico de atuação da área de gestão de pessoas. Com base nesse entendimento, argumente sobre as vantagens da Consultoria Interna para as organizações que almejem alcançar diferenciais competitivos:
		
	
Resposta: A consultoria interna além de ter baixo custo nela o consultor atua como um facilitador sobre os indivíduos, grupos e todas a organização de acordo com as necessidades identificadas. Além disso o consultor interno tem maior ciência das atividades, processos, gestão e cultura organizacional, ele também gera uma certa confiança ao demais colaboradores e pode realizar acompanhamento constante ao processo. Espera-se que o consultor proceda como agente de mudança e auxilie a organização a adaptar-se as constantes mudanças de mercado.
	
Gabarito: A disponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, devidamente qualificados e com a experiência que o desempenho oferece, significa ainda a oportuna redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente. A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de ideias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos. As diferentes intervenções da consultoria interna, no conjunto, estarão promovendo o permanente desenvolvimento organizacional exigido pelas contingências da atual economia de mercado. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310231587)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma consultoria de qualidade levará em conta:
		
	 
	As condições reais da empresa e do mercado
	
	As condições de saúde dos trabalhadores
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	As condições do clima do planeta
	
	As decisões do presidente da república, somente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310367315)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Livia é uma profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência atuando em multinacionais do setor. Em conversa com um amigo, Livia identifica uma oportunidade. Ela percebe que muitas organizações não estão adequadamente estruturadas em TI e, por isso, somam perdas importantes que impactam diretamente no negócio. O amigo então lhe pergunta por que ela não empresta a sua experiência à essas organizações. Ela diz que não saberia como fazer isso, pois não possui estrutura nem pretende deixar seu atual emprego para se dedicar à prestação desse tipo de serviço. O amigo então lhe diz que isso não é problema, pois ela pode participar de uma consultoria associada. Essa prática se caracteriza:
		
	
	pela seleção de um funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	 
	por ser exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Estes profissionais mantêm vínculo empregatício com as empresas de consultoria. Portanto, atuam apenas nas organizações clientes da empresa de consultoria da qual são empregados.
	
	por ser exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring,counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	pela prática de um profissional qualificado que atua de forma independente sem vínculo empregatício com a organização cliente, tampouco com empresas de consultoria. São contratados para executar um projeto específico e podem possuir estrutura própria em escritório ou home office.
	 
	por ser exercida por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos especializados de forma eventual. Não há, portanto, vínculos permanentes desses profissionais com a consultoria. Quando o projeto termina, também terminam as atuações desses profissionais (ad hoc).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310759681)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como estudado em nossa disciplina, assinale a única alternativa que responde plenamente as características da Consultoria Interna:
		
	 
	realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa.
	
	dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa; de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa, realiza diagnósticos.
	
	aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados.
	
	sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310369845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os processos de consultorias internas visam à promoção de mudanças, o que pode ocasionar um comportamento resistente em muitos empregados. Como a área de Recursos Humanos deve trabalhar para evitar esta situação?
		
	 
	Conscientizando de forma transparente os diversos níveis de colaboradores para o processo.
	
	Designando apenas consultores internos, que já possuem um vínculo com os demais colaboradores.
	
	Envolvendo no processo unicamente colaboradores que estejam profundamente motivados com a organização.
	
	Esta é uma questão muito complexa, de forma que não há como atuar preventivamente.
	
	Utilizando somente consultores externos, que serão mais respeitados pelos colaboradores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310703319)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	 
	Centralização das decisões no RH.
	
	Desburocratizaçãoe racionalização.
	
	Acompanhamento constante.
	
	Políticas de RH bem definidas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310372362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	 
	formação e qualificação dos consultores internos.
	
	planejamento de carreira operacional.
	
	qualificação dos fornecedores.
	
	formação de eletricistas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310369886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto às características do trabalho de consultoria interna, está incorreto afirmar que:
		
	 
	A função do consultor prevê unicamente o aconselhamento quanto à solução de problemas, nunca a implementação de soluções.
	
	Espera-se que o consultor proceda como um agente de mudança, auxiliando a organização a adaptar-se às constantes mudanças de mercado.
	
	O uso de consultores internos que sejam colaboradores da empresa é uma alternativa de baixo custo, se comparada à contratação de consultores externos.
	
	O consultor é considerado um verdadeiro facilitador, que atua sobre indivíduos, grupos ou toda a organização, de acordo com as necessidades identificadas.
	
	A consultoria interna auxilia na descentralização da execução de políticas de RH, focando nas diferentes áreas de forma separada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310231175)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na visão de Orlickas a área de RH, para efetivamente conquistar seu espaço junto à direção da organização proporcionando ao cliente interno produtos e serviços inéditos, identificando necessidades, aprendendo a gerir suas questões de forma global, identificando ferramentas para moldar e mudar a cultura da organização, aprendendo a expandir informações e conhecimentos, ou seja, antecipar tendências e ser pró-ativo. Esta postura ela compara, similarmente, a atuação da área de:
		
	
	Engenharia Florestal
	
	Finanças
	 
	Marketing
	
	Atendimento ao Público
	 
	Responsabilidade Social

Outros materiais