Buscar

TRABALHO INDIV. PRIMEIRO SEMESTRE

Prévia do material em texto

�PAGE �
	
 
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Bacharelado em Administração
FREELANCERS ABREM ESPAÇOS NAS GRANDES EMPRESAS
NOME
1º período B N
 
Governador Valadares
Maio/2013
NOME
	 
	
FREELANCERS ABREM ESPAÇOS NAS GRANDES EMPRESAS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Geral da Administração.
Governador Valadares
Maio/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 FREELANCERS EM ÊNFASE..................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................10
1 INTRODUÇÃO
	A inspiração deste trabalho tem como referência, a prática ao trabalhar no setor de administração. Tem-se como desafio analisar os conceitos, organização, planejamento, dentro de um contexto geral. 
	O interesse em pesquisar sobre a administração surgiu a partir da própria prática vivida como assistente técnico básico da educação. Nesse tempo de experiência profissional, muitos foram os questionamentos e duvidas percebidas dentro do universo da administração escolar, principalmente no âmbito da escola pública.
	O que mais incomoda e que desencadeia uma necessidade de aprofundamento nos estudos e um olhar mais sistematizado sob a forma de uma pesquisa foi a de entender algumas normas no desenvolvimento das atividades propostas. 
	Como será que se desenvolvem corretamente as normas estabelecidas na administração. Os questionamentos dessa problemática direcionam a uma pesquisa bibliográfica para conhecermos, após a leitura de teóricos que falam do assunto, como conceitos administrativos e suas funções em geral.
2 FREELANCERS EM ÊNFASE
A organização se diferencia desde 2011 quando a empresa Gigante de Tecnologia Americana IBM em cento e setenta países começou a dividir projetos com um time paralelo formado por especialistas conectados pela internet em todo mundo. Sendo que nenhum desses funcionários tem um contrato formal e cada um executa suas tarefas específicas, trabalham remotamente em suas residências e tem doze horas a sete dias para entregar os resultados propostos.
Já na organização burocrática seria um processo de tarefas operacionais altamente rotineiras; especialização da administração; regras; regulamentos com muita formalidade; autoridade; padronização; competência técnica e meritocracia; profissionalização dos participantes; e completa previsibilidade do funcionamento.
Segundo Max Weber, esse grande Sociólogo Alemão, 1ª edição espanhola:
 
 “Preferiu conceituá-la através de suas características; uma definição sucinta de organização burocrática, porém sempre conveniente: Max Weber, em primeiro lugar, que o estudou amplamente, não considerou burocracia um tipo de sistema social, mas um tipo de poder ou de dominação. A burocracia seria um tipo de poder da mesma categoria que o patriarcalismo,o patrimonialismo,o feudalismo e o carismatismo;em seguida citou o segundo lugar que o termo burocracia tem um sentido científico dentro da Administração e da Sociologia,e um sentido popular bem diverso do primeiro. No sentido popular,burocracia significa papelada, números excessivos de tramitações, apego excessivos aos regulamentos, ineficiência”.
 																								
 	 A diferença entre o facebook e o google. O facebook é um site e serviço de rede social que é operado e de propriedade privada da Facebook. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, depois isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar perfil. Mensagens incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho ou amigos íntimos, ele foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar colegas de quarto da faculdade , Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A composição do site foi inicialmente limitada. 
 	O facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos treze anos possa se tornar usuário registrados do site. Sendo que o google se diferencia por ser um serviço da empresa  onde é possível fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo.
 	 É atualmente o serviço de busca mais usado e também o primeiro serviço lançado pelo google. A quantidade de informações na Internet  é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, AlltheWebo, Yahoo e o MSN. No entanto, o google destaca-se por algumas boas razões.
 	 Ele atualiza sua base de informações todos os dias. Existe o crawlers googlebot, um "robô" do google que busca por informações novas em todos os endereços possíveis em toda a internet. Isso é muito interessante, porque cerca de alguns minutos depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações. 
 	 Outra razão para sucesso do google e ser diferenciado do facebook é o sistema ager pank. Trata-se de um Universidade de Stanfordalgo - na , que atribui uma pontuação (um pagerank é um ritmo� desenvolvido pelos próprios fundadores do google - Larry Page e Sergey Brin). Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo. 
 	 Sendo que hoje em dia muitas empresas estão precisando de gente, trabalhador, para pouco tempo e assim estão conseguindo suprir a demanda de projetos de expansão e depois que a americana- Robert Hairf e a Inglesa- Michael Page, trouxeram o serviço para o Brasil há aproximadamente há três anos a procura só aumenta e com isso responde pela maior parte da receita global, que já equivale vinte por cento de faturamento no Brasil e hoje em dia tem duzentos profissionais sendo contratados por empresas brasileiras nesse sistema. 
 Os chamados freelancers são comuns entre os universitários e também para os que sempre querem acrescentar sua renda. O fotógrafo Hamilton Zambiancki se encaixa no perfil. “Ele optou pelos freelancers por ser um trabalho extra para aumentar a renda financeira, fazendo aquilo que gosto”. Para conseguir esses jobs, os free-lance contam com a ajuda de amigos e conhecidos. No quesito rendimento, cada um detalha seu preço. Depende muito do tamanho do serviço e também da experiência do profissional. 
 Muitas empresas buscam este tipo de serviço, pois não precisam de alguém no diaa dia da empresa, por isso, é mais cômodo contratar alguém que faça um trabalho de qualidade e em períodos curtos. Para ampliar todos esses estilos de profissionais, alguns sites foram criados para que os interessados procurassem pessoas adequadas aos seus serviços.
De forma geral, desde que haja demandas, específicas e projetos especiais não há limitações para projetos free-lance, que podem ser de fotografia, design, tradução, jornalismo, publicidade, marketing, arquitetura, moda e ilustração. São profissionais autônomos que ganham espaço em outras áreas, como tecnologia da informação e gerenciamento de projetos. O Freelancer, por exemplo, é uma plataforma nacional que reúne profissionais de diversos segmentos. Mas, muitos têm visto no Brasil um mercado com um grande potencial. Segundo Eduardo Ferraz,  consultor em gestão de pessoas, ser um freelancer é, além de uma oportunidade para ingressar no mercado, uma opção de carreira. “Pode ser, um bom e grande negócio”. O profissional pode trabalhar em casa enquanto ganha uma experiência que vai direto, por exemplo, e pode ser uma escolha de vida profissional para o currículo. O freelancer é uma modalidade de trabalho, em que não existe vínculo a uma empresa ou empregador. Segue as vantagens deste tipo de trabalho que são as seguintes: Ser o próprio patrão: esta pode ser uma grande vantagem. O freelancer escolhe o horário de trabalho que mais lhe convém e o local de trabalho, seja em casa ou num estúdio. É necessária muita disciplina para o cumprimento de prazos, mas também algum respeito por horários de descanso e carregamento de sua energias. 
Escolha de seus clientes: é uma grande vantagem poder escolher os clientes com quem vamos trabalhar, havendo sempre um grande entendimento e cooperação entre o designer e o cliente, para evitarem mal entendidos e criar uma relação harmoniosa, resultando na satisfação do cliente, e no seu retorno. Escolha de preços: geralmente os trabalhos efetuados em freelance são cobrados por hora de trabalho, o que permite chegar a valores mais justos do que o tabelamento de serviços, por exemplo, se gastarmos cinco horas na criação de um logótipo e dez horas na criação de outro, não seria de todo justo levar o mesmo preço por ambos, pois o segundo roubou-nos muito mais tempo que o primeiro, e como todos nós sabemos, tempo é dinheiro!
Outra vantagem é que podemos ser flexíveis em relação aos orçamentos, de modo a manter os clientes, podendo fazer descontos.
Liberdade criativa: a liberdade criativa é fundamental em qualquer projeto. Ao ser o seu próprio patrão, o freelancer só pode ser limitado pelo próprio cliente, não necessita de ser sujeito a opiniões de patrões e colegas que acham que “assim fica mais bonito” ou “isto dá muito trabalho”. O fato de dar muito trabalho, não deve ser limitador. (A não ser que isso resulte num orçamento exorbitante).
Agora citaremos então às desvantagens do freelancer:
Administrar as próprias contas: pagar contas, impostos, isto pode ser um pouco confuso no início. Para uma ajuda extra nestes assuntos é sempre uma boa ideia recorrer a contabilistas ou então a programas de contabilidade para manter a organização. 
Administrar os clientes: é necessário manter a lista de clientes atualizada, excluir algum que eventualmente não seja mais cliente, manter os clientes atuais e até acrescentar novos clientes.
Administrar o tempo: convém haver uma boa gestão do tempo e a fazer uma estimativa de quanto tempo irá levar um projeto, não só para efeitos de orçamento, como para a gestão de outros projetos que pode ter em mãos. Isto é muito importante, se fazemos um orçamento, projeto em vinte horas e levamos quarenta horas a concluí-lo, estamos perdendo dinheiro e não podemos deixar de lembrar essa grande desvantagem prática em relação a um profissional de carteira assinada,ele não tem décimo terceiro salário,férias remuneradas,fundo de garantia,vale refeição,plano de saúde,participação nos resultados da empresa e de previdência privada subsidiada pelo empregador.
Local de trabalho: a tendência é para os freelancers trabalharem em sua casa. Isto pode acarretar várias complicações; como o isolamento, a falta de alguém para debater idéias ou compartilhar tarefas. No entanto, há sempre a possibilidade de trabalhar num pequeno escritório ou estúdio, podendo desse modo, continuar no local de descanso. 	
As novas formas de organização do trabalho são positivas e negativas, elas apresentam lados bons, de um lado o trabalhador ganha com flexibilidade de carga e horário de trabalho, mas por outro pode perder todos os direitos como previdência, seguro desemprego, aviso prévio, dentre outros. Para a empresa é vantajoso, pois pode ser mais barato ter um trabalhador freelancer. Para o trabalhador é vantajoso, pois, pode levar os salários melhores, de um outro lado, encontramos a desvantagem, que é a perda dos direitos da carteira assinada.
3 CONCLUSÃO
 O trabalho realizado demonstrou ao longo de seu desenvolvimento, que o tema apresentado tem notável importância. Pois atingem pontos que são fundamentais, para qualquer empresa que ambiciona a liderança do mercado, onde atua uma boa organização, em algumas empresas começam a escolher os sistemas de freelancers até em sua estrutura fixa de trabalho.
 Portanto, o processo de pesquisas, de referências e estudos nas obras anteriores citadas, tornou-se possível reconhecer pontos de vista que somaram no objetivo de que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dia para os mesmos patrões, vem perdendo espaço nas empresas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOECK, Aloha. Freelancer: saiba como projetos temporários podem virar trabalho efetivo. Pense Empregos. Rio Grande do Sul, jul. 2012. Disponível em: <http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2012/07/freelancer>. Acesso em: 05 mai. 2013.
KOPSCHITZ, Isabel. As dores e delícias de ser um freelancer: saiba os setores nos quais é vantajoso trabalhar como autônomo, seus desafios e vantagens. O Globo, 17 fev. 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/emprego/as-dores>. Acesso em: 03 mai. 2013.
MENDES, Solange Sousa. As vantagens de ser freelancer. Isabe. Disponível em: <http://isabe.ionline.pt/conteudo/168-as-vantagens-ser-freelancer>. Acesso em: 05 mai. 2013.
MORAES, Geofilho Ferreira. A organização burocrática. Psicólogo Geofilho Ferreira Moraes 02 ago. 2011. Disponível em: <http://psicologogeofilho.do.comunidades.net/index.php?pagina=1769648384_11> Acesso em: 04 mai. 2013.
ROBBINS, Stephen P. A verdade sobre gerenciar pessoas. Tradução de Celso Roberto Paschoa. 1. ed. São Paulo: Pearson Financial Times – Prentice Hall, 2003.

Continue navegando